Atualidade
Detidos por furto, falsificação e recetação de viaturas
Ações levadas a cabo pela PSP nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 03 de maio, no âmbito de um processo crime, cuja investigação teve o seu inicio no ano de 2020, procedeu à detenção de dois homens, com 28 e 42 anos de idade, no cumprimento de três buscas domiciliárias e dez buscas não domiciliárias, através de mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, nos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém.
Aquando do cumprimento das diligências, foi possível à PSP apreender: 6 viaturas; 26 chapas de matrícula; 7 chapas de identificação de viatura; 13 kits de Airbags, 10 caixas de velocidade; 1 diferencial; 1 detetor de radar; 3 chaves de viatura; 2 armas (pressão de ar); 1 cartucho calibre 12 mm; 1 lata de gás CS; 39 telemóveis; e variada documentação referente à venda de viaturas e peças, bem como, de vendas de armas de diversos calibres, tudo avaliado em cerca de 80.000 euros.
Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – M.P. de Vila Franca de Xira, para serem sujeitos a 1º Interrogatório Judicial, dos quais resultou o pagamento de uma caução, proibição de contactos com os outros arguidos no processo e de certos locais onde se façam negócios de sucatas, apresentações no Posto de Policia da área de residência 2 e 3 vezes por semana.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 6 de maio, pelas 11h30, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de um homem, de 30 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Os Polícias, aquando do patrulhamento de visibilidade preventiva e na luta contra a criminalidade violenta, bem como o consumo e tráfico de estupefacientes, na Estação do Metropolitano do Cais Sodré, avistaram o suspeito a constranger várias pessoas que por ali passavam, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva e interceção.
Após ser abordado, este demonstrou bastantes sinais de nervosismo, tendo sido questionado se teria na sua posse algum produto ilícito. Imediatamente, entregou um pedaço pequeno e outro de maiores dimensões enrolado em plástico, que transportava na sua bolsa a tiracolo, contendo 51.68 doses individuais de haxixe.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal da Comarca de Lisboa.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 07 de maio, procedeu à detenção um cidadão com 46 anos, por ter na sua posse uma arma proibida: Cardsharp. O suspeito foi abordado pela PSP depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poder existir um objeto proibido.
Aquando da abordagem policial, foi possível apreender uma arma branca dissimulada – Cardsharp. Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua e que desconhecia ser um objeto proibido.
Ao suspeito foi dada voz de detenção, constituído arguido, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de uma unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, o qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.
No mesmo dia 07 de maio, pelas 11h30, deteve um cidadão, de 38 anos por, em ato de fiscalização rodoviária, verificar que estava a conduzir uma viatura quando estava impedido de o fazer, incorrendo num crime de desobediência qualificada.
Ao ser-lhe solicitada a carta de condução, referiu estar apreendida (desde 07 de abril) e que não podia conduzir por um período de 180 dias, em razão de duas situações distintas, uma com pena acessória de 120 dias de inibição e outra com pena acessória de 60 dias de inibição.
Confirmada a situação, ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo depois libertado.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca