Connect with us

Atualidade

Criação de Área Marinha Protegida na orla de Sintra foi apresentada em Colares

Publicado

on

A criação de Área Marinha Protegida Cascais-Sintra-Mafra foi apresentada esta quinta feira, em Colares, no decorrer da Presidência Aberta do Município de Sintra.

Os municípios de Sintra, Mafra e Cascais celebraram, em 2021, um Memorando de Entendimento, com a Fundação Oceano Azul, movidos pela vontade de aprofundar o conhecimento sobre os valores naturais marinhos, no sentido de os proteger e melhor gerir.

O projeto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho e preservar os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, recordou que “sobre a proteção da área marinha, foi em 2020 que demos início a um importante capítulo da defesa ambiental e dos recursos naturais de Sintra, com a aprovação por unanimidade em reunião de câmara da proposta de criação de uma Área Marinha Protegida”.

Em outubro de 2022, a Câmara Municipal de Sintra, Cascais e Mafra e a Fundação Oceano Azul realizaram uma expedição científica no mar contíguo a estes territórios a bordo do navio Santa Maria Manuela.

Ao longo de duas semanas, esta expedição científica recolheu informação, amostras e imagens para a caracterização da biodiversidade e habitats marinhos da zona. Com recurso a mergulho científico e a várias tecnologias como drones, sistemas de câmaras de vídeo subaquáticos iscadas foi possível aceder a zonas que, até hoje, têm sido muito pouco estudadas.

A Expedição Oceano Azul Cascais, Mafra e Sintra terminou com mais de 600 milhas percorridas. Os 12 dias de expedição científica, durante os quais se realizaram 270 mergulhos, dos quais 154 científicos, permitiram realizar amostragens ao longo de 60 km de costa. Foram identificadas algumas centenas de espécies de organismos marinhos, entre as quais várias com grande importância ecológica, comercial ou para a conservação e também uma grande diversidade de habitats, alguns dos quais classificados como tendo interesse para a conservação a nível internacional.

Os resultados obtidos durante a expedição foram de grande valor para a consolidação da proposta de criação da Área Marinha Protegida e representam também uma primeira etapa neste processo.

Recorde-se que, em 2023, no decorrer do mês de julho, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de um Memorando de Entendimento para a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) que envolve os municípios de Sintra, Cascais e Mafra.

Com a celebração deste memorando resultará um investimento de dois milhões de euros, sendo que um milhão de euros será assegurado pelo Fundo Ambiental, 400 mil euros pelo Município de Sintra, 400 mil euros pelo Município de Cascais e 200 mil pelo Município de Mafra.

As Áreas Marinhas Protegidas são espaços marinhos integralmente delimitados em águas oceânicas, geridas através de meios legais, com o propósito de reforçar a conservação da natureza e da biodiversidade marinha, assim como dos serviços dos ecossistemas e dos valores culturais associados. Desta forma, as áreas marinhas protegidas constituem uma importante ferramenta de conservação e gestão marinha, com o objetivo de mitigar a perda de biodiversidade e dos serviços de ecossistema associados.

Foto: CMS.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Botas de Mulher

    Dezembro 16, 2023 at 12:58 pm

    O nosso país tem uma vasta àrea marinha que devemos preservar e valorizar, rica em fauna e flora.
    Uns dos tesouros naturais do país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas