Atualidade
“Contu Mil Sonhos” celebra 5 anos de apoio a dezenas de crianças em situação de pobreza infantil
Projeto é atual detentor do prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto”

O projeto “Contu Mil Sonhos” comemora 5 anos de luta pela diminuição da pobreza infantil no bairro de Contumil, na cidade do Porto. Já são mais de 50 vidas transformadas, com o apoio de voluntários, hoje já 30, na sua maioria estudantes. A iniciativa social organiza ações mensais e um campo de férias anual, com o objetivo de acompanhar e fomentar a inclusão social de jovens provenientes de famílias carenciadas.
“Contu Mil Sonhos” foi distinguido, em 2021, pela Universidade do Porto com o 1º lugar do prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto”. O projeto recebeu um valor pecuniário de 1000 euros, patrocinados pela Fundação Amadeu Dias (FAD), que será utilizado no campo de férias deste ano.
O mote para o “sonho” foi dado em 2017 por Oswaldo Jesus, missionário da Verbum Dei, que se encontrava a viver em Contumil. No auxílio à comunidade do bairro, Oswaldo constatou que as crianças de Contumil tinham poucas oportunidades de convívio e lazer. Juntamente com 9 estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que tinha conhecido numa atividade da Missão País, o missionário pensou num campo de férias para os mais novos. O principal objetivo era dar-lhes ferramentas para crescerem, quer a nível de experiências, quer a nível emocional e espiritual. O verão de 2017 marcou os primeiros sorrisos do projeto.
“Queremos mudar o paradigma de que uma criança está condenada pelo sítio onde nasceu ou viveu”, afirma Nuno Dias, membro da direção de “Contu Mil Sonhos” e estudante da Universidade do Porto. “Trabalhamos há meia década para dar o melhor a todas as crianças. Mal elas sabem que, com os seus sorrisos, são elas que nos dão o melhor do mundo”.
Nos últimos 5 anos, o “Contu Mil Sonhos” cresceu e viu as suas crianças crescer consigo. Tendo começado com 9 voluntários, Nuno Dias considera que “ter 30 pessoas empenhadas neste projeto é um enorme orgulho”. O voluntário e diretor de “Contu Mil Sonhos” exalta, ainda, que é ao nível comportamental que se nota uma maior diferença nas crianças que têm participado nas atividades: “reparamos que, à medida que os acompanhamos, o seu comportamento evolui imenso. Vemo-los a transformarem-se em pessoas mais maduras, responsáveis e emocionalmente inteligentes”.
Os campos de férias são o principal pilar do projeto, promovendo várias atividades de crescimento pessoal e experiências irrepetíveis para estas crianças. Destacam-se os desportos aquáticos, como a canoagem; visitas a instituições locais, tais como quartéis de bombeiros e grupos culturais regionais; e a realização de peddy papers. Prevê-se que a edição deste ano aconteça no final de julho, em Ponte de Lima.
Além da iniciativa de verão, os voluntários dinamizam atividades mensais no “Conventinho de Contumil”, a sede do projeto. Através de jogos lúdicos, os animadores procuram chegar a todas as vulnerabilidades das crianças, tendo um cuidado personalizado e individualizado.
Nos períodos de quarentena da pandemia atravessada, os voluntários distribuíram, porta a porta, kits de material escolar às crianças do projeto. A inclusão social é sempre a meta de “Contu Mil Sonhos”.
Movidos pelos casos de sucesso no acompanhamento de crianças desfavorecidas e caracterizados por uma proatividade incessante, conquistar mais 5 anos de atividade solidária é a ambição dos realizadores de sonhos de Contumil.
Sobre o “Contu Mil Sonhos”
O “Contu Mil Sonhos” é um projeto sem fins lucrativos, de cariz totalmente voluntário, pertencente à associação Gesto e Palavra. Localiza-se na cidade do Porto e presta apoio a crianças e adolescentes desfavorecidos do bairro de Contumil, através de iniciativas mensais e de um campo de férias anual. Conta atualmente com o apoio de 30 jovens voluntários. O projeto foi distinguido em 2021 com o prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto”. Mais em https://www.facebook.com/contumilsonhos .

Sobre a Gesto e Palavra
A Associação Gesto e Palavra apoia “o crescimento integral do indivíduo, para que viva em plenitude a sua dignidade enquanto pessoa”. Desde 2016 que a associação desenvolve projetos de ação social na comunidade, com o objetivo de combater a exclusão social. Mais em http://www.gestoepalavra.pt/index.html e https://www.facebook.com/gestoepalavra .
Fotos: GP.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca