Connect with us

Atualidade

Conferência com Presidente do Banco Europeu de Investimento encerra as comemorações dos 70 anos da Faculdade de Economia do Porto

Ministro das Finanças participa no Dia da FEP

Publicado

on

No próximo dia 24 de maio, encerrar-se-ão as comemorações alusivas ao septuagésimo aniversário da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), através da realização do Dia da FEP, entre as 15h30 e as 17h30. A este, seguir-se-á uma conferência sobre o papel do Banco Europeu de Investimento (BEI) face aos desafios da União Europeia, com a Presidente do BEI, Nadia Calviño.

O programa deste dia contará com uma série de intervenções significativas, nomeadamente, discursos do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, em representação do Primeiro-Ministro, do Diretor da FEP, Óscar Afonso, do Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), Pedro Teles, e da Representante dos Colaboradores, Cristina Monteiro.

Durante esta cerimónia, a FEP irá receber a certificação “Coração Verde” da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, pela demonstração de práticas ambientais estruturadas que promovem a sustentabilidade da instituição e do meio envolvente. Este prémio será entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

O evento também será palco da exibição de um filme promocional da FEP, dirigido pelo realizador português Leonel Vieira, e pela entrega de vários prémios, tais como, o Prémio Pool de Talentos FEP 2024, o Prémio FEP Master’s Challenge 2024, o Prémio Professor Carlos Pimenta, Prémio Professor José da Silva Costa, o Prémio Carreira FEP 2024 e o Prémio de Excelência em Produção Científica.

Este último é resultado de um protocolo recentemente assinado pela FEP e pelo Grupo Super Bock, com o intuito de impulsionar a produção de artigos científicos que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

“No Dia da FEP, teremos a honra de receber a comunidade estudantil, docentes e profissionais do setor para participar neste evento especial. Pretende-se refletir sobre o passado, o presente e o futuro da economia e da educação, em Portugal e no mundo, assim como, realçar e celebrar as conquistas passadas da nossa instituição, as quais vislumbram um futuro promissor”, declara o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Ao Dia da FEP segue-se a conferência intitulada “The role of EIB in face of the EU’s challenges”, a quinta e última sessão do “Ciclo de Conferências FEP 70 anos”, com início marcado para as 18h00. A Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Nadia Calviño, fará uma análise abrangente dos desafios que a Europa enfrenta, incluindo questões sociais, de defesa e segurança, bem como o papel do BEI no financiamento de projetos para solucionar os mesmos.

De nacionalidade espanhola, Nadia é uma economista e advogada com uma carreira de renome no governo espanhol, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente de Espanha, Ministra da Economia, Comércio e Negócios, Ministra da Economia e Digitalização. Foi Presidente do Comité Monetário e Financeiro Internacional do FMI, e, na Comissão Europeia, foi Vice-Diretora Geral para a Concorrência, Vice-Diretora Geral para os Serviços Financeiros e Diretora Geral responsável pelo Orçamento da UE. Para além disso, destaca-se pelas suas contribuições nas áreas de desenvolvimento tecnológico e cooperação internacional.

Os convidados terão acesso a insights valiosos sobre diversas perspetivas, num momento de eleições e mudanças geopolíticas significativas. A moderação da conferência ficará a cargo do Diretor do jornal Público, David Pontes, que também tecerá comentários.

Mais informações sobre o Dia da FEP e inscrições aqui.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Condicionamento na Ponte de Santa Eugénia

Publicado

on

Devido à realização das obras do fecho da Circular Urbana – Nó de Santa Eugénia/Gamil, o trânsito na Ponte de Santa Eugénia vai ser feito de forma alternada, a partir de 25 de junho.

Esta situação advém do facto de ser necessário executar trabalhos de instalação de coletores de grande dimensão que vão drenar as águas pluviais para o Rio Cávado e exigem a abertura de valas de grande dimensão.

Assim, para assegurar a total segurança dos automobilistas e trabalhadores da obra, o trânsito será feito de forma alternada e regulado por semáforos.

O Município de Barcelos apela aos condutores, que tenham outras alternativas, o favor de evitarem a passagem na Ponte.

Estas obras de instalação de condutas deverão demorar cerca de dois meses.

Entendendo os incómodos que esta situação vai causar, a verdade é que, após o fecho da circular estar concluído, resultarão enormes vantagens para a fluidez do trânsito para quem entra e sai da Cidade.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Cinco detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na baixa da cidade do Porto

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no dia de ontem, realizou mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na área da baixa da cidade do Porto.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da 1ª Divisão Policial, resultou a detenção de 01 cidadão por especulação (venda de cigarros avulso); 02 por venda ilegal de conjuntos de jogos de fortuna ou azar; e 02 por tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu Haxixe, Cocaína e Liamba suficientes para cerca de 216, 28 e 14 doses individuais, respetivamente; a quantia de 441 €; 75 conjuntos de jogos de fortuna ou azar (poker); 36 cigarros; e 01 faca.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Universidade do Minho proporciona batismo de voo a 75 alunos de Engenharia Aeroespacial

Estão ligados ao curso com a melhor média nacional e, no sábado, vão testar aeronaves em Cerveira

Publicado

on

Setenta e cinco estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu batismo de voo este sábado, dia 22 de junho, no aeródromo do Alto Minho (Cerval), em Vila Nova de Cerveira. A manhã começa com workshops de mecânica, planos de voo e meteorologia. A oportunidade para rasgar as nuvens é a partir das 11h00 e, depois, das 14h00. No hangar prevê-se vários ultraleves prontos para sobrevoar as margens do rio Minho e com o apoio de diversos pilotos e engenheiros.

Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes vão dar asas ao sonho e testar a nível prático o que aprenderam na teoria, resume o diretor da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da UMinho, Gustavo Dias. Os alunos, quase todos do 1º ano daqueles cursos, poderão ainda recolher informações e questionar os profissionais do aeródromo para projetos que têm desenvolvido nas aulas.

Por exemplo, na licenciatura em Engenharia Aeroespacial – que tem a nota mínima de entrada mais alta do país (18.86 valores) –, uma das disciplinas exige construir um planador com materiais em fim de vida de empresas da região, além de se aplicar conhecimentos de mecânica, eletrónica e comunicação. Já no mestrado, o desafio é fazer um balão meteorológico para, após subir e rebentar na atmosfera dentro de semanas, ser detetado por GPS e daí analisar-se os dados obtidos de temperatura, humidade e outros indicadores.

A iniciativa no Cerval tem a parceria da recém-criada Associação de Estudantes de Engenharia Aeroespacial da UMinho e da Escola de Engenharia da UMinho. A opção pelo aeródromo de Cerveira em vez do de Braga deve-se a questões de segurança, pois está fora das principais linhas de operação aeronáutica comercial. A UMinho e o Aeroclube do Alto Minho assinaram em 2023 um protocolo para projetos neste domínio e os municípios de Cerveira e Valença estão também disponíveis para investir na construção de um hangar para a investigação da UMinho.

O aeródromo de Cerval é considerado um dos mais importantes da Península Ibérica, com cerca de sessenta aeronaves inscritas. Tem igualmente interesse histórico, pois em 1933 o pioneiro da aviação estado-unidense Charles Lindbergh ficou sem fuel no seu hidroavião Lockheed e fez uma amaragem forçada no rio Minho, em Friestas, Valença, que foi assim projetada na imprensa mundial. Em 1997, foi erigido um monumento alusivo próximo do local.

Foto: UM.

Continuar a ler

Mais lidas