Connect with us

Atualidade

Conferência com Presidente do Banco Europeu de Investimento encerra as comemorações dos 70 anos da Faculdade de Economia do Porto

Ministro das Finanças participa no Dia da FEP

Publicado

on

No próximo dia 24 de maio, encerrar-se-ão as comemorações alusivas ao septuagésimo aniversário da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), através da realização do Dia da FEP, entre as 15h30 e as 17h30. A este, seguir-se-á uma conferência sobre o papel do Banco Europeu de Investimento (BEI) face aos desafios da União Europeia, com a Presidente do BEI, Nadia Calviño.

O programa deste dia contará com uma série de intervenções significativas, nomeadamente, discursos do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, em representação do Primeiro-Ministro, do Diretor da FEP, Óscar Afonso, do Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), Pedro Teles, e da Representante dos Colaboradores, Cristina Monteiro.

Durante esta cerimónia, a FEP irá receber a certificação “Coração Verde” da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, pela demonstração de práticas ambientais estruturadas que promovem a sustentabilidade da instituição e do meio envolvente. Este prémio será entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

O evento também será palco da exibição de um filme promocional da FEP, dirigido pelo realizador português Leonel Vieira, e pela entrega de vários prémios, tais como, o Prémio Pool de Talentos FEP 2024, o Prémio FEP Master’s Challenge 2024, o Prémio Professor Carlos Pimenta, Prémio Professor José da Silva Costa, o Prémio Carreira FEP 2024 e o Prémio de Excelência em Produção Científica.

Este último é resultado de um protocolo recentemente assinado pela FEP e pelo Grupo Super Bock, com o intuito de impulsionar a produção de artigos científicos que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

“No Dia da FEP, teremos a honra de receber a comunidade estudantil, docentes e profissionais do setor para participar neste evento especial. Pretende-se refletir sobre o passado, o presente e o futuro da economia e da educação, em Portugal e no mundo, assim como, realçar e celebrar as conquistas passadas da nossa instituição, as quais vislumbram um futuro promissor”, declara o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Ao Dia da FEP segue-se a conferência intitulada “The role of EIB in face of the EU’s challenges”, a quinta e última sessão do “Ciclo de Conferências FEP 70 anos”, com início marcado para as 18h00. A Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Nadia Calviño, fará uma análise abrangente dos desafios que a Europa enfrenta, incluindo questões sociais, de defesa e segurança, bem como o papel do BEI no financiamento de projetos para solucionar os mesmos.

De nacionalidade espanhola, Nadia é uma economista e advogada com uma carreira de renome no governo espanhol, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente de Espanha, Ministra da Economia, Comércio e Negócios, Ministra da Economia e Digitalização. Foi Presidente do Comité Monetário e Financeiro Internacional do FMI, e, na Comissão Europeia, foi Vice-Diretora Geral para a Concorrência, Vice-Diretora Geral para os Serviços Financeiros e Diretora Geral responsável pelo Orçamento da UE. Para além disso, destaca-se pelas suas contribuições nas áreas de desenvolvimento tecnológico e cooperação internacional.

Os convidados terão acesso a insights valiosos sobre diversas perspetivas, num momento de eleições e mudanças geopolíticas significativas. A moderação da conferência ficará a cargo do Diretor do jornal Público, David Pontes, que também tecerá comentários.

Mais informações sobre o Dia da FEP e inscrições aqui.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas