Connect with us

Atualidade

Centro de Física da Universidade do Minho coordena rede europeia que aposta na formação de doutorandos

Consórcio de oito países e 2.6 milhões de euros vai criar dispositivos e sensores autónomos para infraestruturas, tráfego, agricultura, saúde e clima

Publicado

on

O Centro de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho vai coordenar um projeto europeu para criar uma rede de formação de doutorandos que desenvolverão novos materiais para sensores autónomos, com aplicações na chamada Internet das Coisas (IoT).

O projeto chama-se “MAterials for Smarter AUTonomous sensOrs” (MASAUTO) e é uma Rede Doutoral das Ações Marie Skłodowska-Curie do Programa Horizonte Europa, com um financiamento de 2.6 milhões de euros, que vai permitir nomeadamente formar dez doutorandos internacionais.

A iniciativa arranca em março de 2025 e tem quatro anos de duração, envolvendo cinco instituições de ensino e investigação e três empresas de oito países (Espanha, Holanda, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido, Républica Checa e Suíça).

“Este consórcio pretende desenvolver sensores óticos, células solares indoor, supercondensadores e dispositivos neuromórficos, baseados em materiais ferroelétricos”, revela o investigador José Pedro Basto da Silva. O objetivo é formar uma nova geração de cientistas em técnicas de ponta de fabricação, simulação e caracterização de materiais avançados para atender ao desafio urgente de alcançar um ecossistema sustentável na IoT, a qual consiste na conexão de dados permanente entre dispositivos físicos e digitais, sistemas e serviços, associando machine learning e inteligência artificial.

Na prática, os sensores poderão ser utilizados em aplicações que permitam monitorizar de forma autónoma infraestruturas remotas e o tráfego rodoviário em tempo real. Prometem também impactar na agricultura, na saúde e no bem-estar, assim como ajudar a mitigar as alterações climáticas.

“Precisamos que estes dispositivos sejam autónomos em termos energéticos e de comunicação, com capacidade para captar, recolher energia, armazenar e processar informação, minimizando desta forma a necessidade de intervenção humana”, avança o docente Luís Silvino Alves Marques, igualmente responsável pelo projeto.

Foto: UM.

Atualidade

Parques de Sintra recebem o verão com programação para desfrutar da natureza

De dia ou de noite, na Pena ou em Monserrate, mas sempre ao ar livre e com descontração, há muito para explorar em família

Publicado

on

O verão chegou trazendo consigo o bom tempo, as férias e a vontade de fazer atividades ao ar livre. Nos Parques de Sintra, em julho, há programas muito variados para tirar partido do melhor que esta estação tem para oferecer. Uma visita ao Parque da Pena inspirada nas palavras de Camões sobre Sintra, um original ateliê de tintas silvestres e passeios noturnos em Monserrate à luz dos pirilampos, são algumas das experiências para viver a natureza em família, de forma descontraída, divertida e educativa.

A primeira proposta, no dia 13 de julho, sábado, às 10h30, é a “Visita à Pena – O Verão no Parque”, que vai mostrar que a experiência sensorial da Serra de Sintra relatada por Camões no poema épico “Os Lusíadas” tem continuidade nos nossos dias. Tal como há 500 anos, a frescura da Serra de Sintra continua a ser reconhecida e procurada para escapar ao calor. Nesta visita, os visitantes vão descobrir os encantos do Parque da Pena no verão, a sua história e o microclima responsável pela atmosfera mágica que o caracteriza.

No mesmo cenário, mas num registo mais aventureiro, no dia 21 de julho, domingo, às 15h00, há “Caça ao Tesouro no Parque da Pena”, a forma mais divertida de conhecer a paisagem única criada no século XIX pelo Rei Artista, D. Fernando II, ao redor do Palácio da Pena. Nesta atividade, as famílias são desafiadas a passar pelos vários pontos ao longo do percurso, resolvendo enigmas e outras provas que dão acesso às pistas que conduzem ao desejado tesouro.

Continuando na Serra da Sintra, mas passando para Monserrate, no dia 20 de julho, às 10h30, na Quintinha, decorre um “Ateliê de Tintas Silvestres”. Esta atividade proporcionará aos participantes um novo olhar sobre a natureza, que, desde os primórdios da Humanidade, fornece não só os recursos necessários para viver, mas também para criar arte. Um passeio pela Quintinha de Monserrate permitirá descobrir a sua diversidade vegetal, desvendar novas formas, explorar materiais para fazer tintas e desenhar com elas.

Nesta mesma data, mas quando a noite começar a cair, às 20h10, mesmo ali ao lado, na Tapada de Monserrate, há uma nova sessão de “Sintra ao Luar”. O passeio conduzido pelo biólogo Mário Carmo revela o mundo misterioso dos animais de hábitos noturnos, permitindo admirar, com recurso a uma inofensiva armadilha luminosa, borboletas que só voam durante a noite, experimentar a deteção acústica de morcegos e aves de rapina e escutar coros de anfíbios, em silêncio.

A 26 de julho, também à noite, mais precisamente às 20h45, outra proposta irrecusável: “Vamos conhecer… Os pirilampos”, na Tapada e no Parque de Monserrate, durante um passeio ao encontro destas pequenas criaturas que povoam a nossa imaginação. Na companhia de Gonçalo Figueira, investigador na área da bioluminescência, os participantes terão a oportunidade de observar os pirilampos de perto e ficarão a conhecer factos interessantes e curiosidades sobre estes insetos que enfrentam ameaças como o excesso de luz artificial, os pesticidas ou a perda dos seus habitats.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/

Foto: PSML / Luís Duarte.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município lança concurso para requalificação da EB de Vilarinho do Bairro

Publicado

on

O Município de Anadia aprovou, esta quinta-feira, 27 de junho, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, com um preço-base de 1.386.617,04€ (acrescido de IVA) com um prazo de execução de 10 meses.

O estabelecimento de ensino carece de obras de requalificação, dada a degradação que apresenta, face à idade e utilização, por forma a continuar a garantir as adequadas condições dos diferentes ambientes escolares, nomeadamente em termos infraestruturais. O edifício apresenta também algumas deficiências a nível funcional, deixando dessa forma de cumprir a legislação atualmente em vigor, para além de não transmitir uma atmosfera de conforto e comodidade.

A intervenção conta com um financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 1 milhão 579 mil euros. O termo de aceitação do financiamento para a reabilitação da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, no passado dia 21 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno. Para além da empreitada em si, o financiamento contempla ainda os encargos com os projetos de especialidade, bem como a aquisição de mobiliário e de equipamento provisório.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Sub-22 preparadas para as batalhas do Europeu

Recebidas pela Câmara Municipal de Barcelos

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-22 Femininos, orientada por João Santos, parte, este sábado de manhã (11h25 do Porto) para a localidade italiana do Copertino, onde vai disputar a fase final do Campeonato da Europa de Sub-22 Femininos.

Portugal vai disputar a Pool II na Fase Final do Europeu de Sub-22, onde irá defrontar oponentes de peso: a Sérvia, vice-campeã europeia, a Polónia, 4ª classificada no EuroVolley 2022, no qual a Chéquia ocupou o 10º posto na classificação final.

São oito as seleções que disputam, de 1 a 6 de julho, a segunda edição do #EuroVolleyU22W, no Palazzetto Dello Sport «San Giuseppe da Copertino», na província de Lecce, na Apúlia, o «calcanhar da bota» italiana.

A Pool I é composta pela Itália, anfitriã da fase final e campeã em título, a Turquia, a Ucrânia e a Letónia.

A Pool II é constituída por Sérvia, Portugal, Polónia e Chéquia.

Seleção recebida no Município de Barcelos

A Seleção Nacional foi recebida, anteontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Barcelos por Mariana Carvalho, Vereadora da Juventude do município barcelense.

Na ocasião, Mariana Carvalho mostrou-se grata por “a Federação Portuguesa de Voleibol [FPV] ter escolhido Barcelos para fazer este estágio” e desejou “as maiores felicidades pessoais e desportivas a todas as atletas, treinadores e dirigentes“, transmitidas à capitã Alice Clemente, ao selecionador João Santos e a Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional da FPV.

Mariana Carvalho com Leonel Salgueiro, Alice Clemente e João Santos (Foto: CMB)

A propósito, João Santos reiterou os agradecimentos “pela forma como temos sido recebidos na cidade de Barcelos. Com condições ímpares e uma hospitalidade formidável, espero que a cidade funcione de talismã para o nosso Europeu da mesma forma que funcionou para a qualificação das Sub-20 em Abril passado“.

A Seleção Nacional de Sub-22 Femininos realizou, em Barcelos, o estágio de preparação para a participação na fase final do Campeonato da Europa.

Tendo em vista a participação no Campeonato da Europa da categoria, a realizar entre 1 e 6 de julho em Itália, a Seleção Nacional de Sub-22 Femininos tem efetuado treinos regulares com as seguintes atletas:

AA S. Mamede

Mariana Santos

Castêlo da Maia GC

Margarida Santos

FC Porto

Ana Monteiro

Bruna Guedes

Leixões SC

Carolina Costa

SC Braga

Maria Leonor Coelho

PV2014/Colégio Efanor

Ema Torres

SL Benfica

Alice Clemente

Joana Garcez

Margarida Guerreiro

Mariana Garcez

Marisa Pardal

Sara Fernandes

Vitória SC

Bruna Correia.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas