Connect with us

Atualidade

Castro Marim: Plano de Investimentos para 2022 continua com abastecimento de água e inicia uma nova estratégia de habitação

Published

on

Com um montante total de 22.639.120,00 euros (12.403.817,00 euros de despesas correntes e 10.235.303,00 euros de despesas de capital), o maior desde 2013, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim dão primazia à continuidade dos investimentos de abastecimento de água domiciliária, um dos maiores desígnios dos últimos 8 anos, e ao desenvolvimento de uma nova política de habitação que consiga acolher as novas famílias de Castro Marim.

Prevê-se que arranquem, já no início deste ano, as empreitadas de abastecimento de água a Pisa Barro de Baixo, Pisa Barro de Cima e Matos, bem como a Reabilitação do Reservatório de Água do Azinhal. Além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização destes projetos, paralelamente à cobertura de rede móvel e internet, representa uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo.

No interior do concelho, e enquadrados numa política de combate ao despovoamento e à desertificação, estão também investimentos como o Centro de Atividades Náuticas, na Barragem de Odeleite, empreitada já em execução, e a empreitada de Regadio das Margens da Ribeira de Odeleite.

Assume de particular relevo obras como a Ciclovia EN 125-6 – Troço Espargosa – Praia Verde, o Espaço Multifuncional da Envolvente à Casa do Sal e a execução das obras das infraestruturas do Plano de Pormenor nº 1 de Altura, cujas obras de urbanização e infraestruturas implicam também a requalificação da envolvente à Escola de Altura.

Todos estes investimentos municipais juntam-se a uma dinâmica económica crescente a que se tem assistido no território, com a concretização de grandes empreendimentos como a Verdelago, o Eco Hotel da Maravelha ou a Cannprisma (plantação e exploração de cannabis medicinal).

O novo Orçamento contempla, também, parte das contrapartidas financeiras protocoladas com o “Empreendimento Turístico da Verdelago”, no qual estão consagradas propostas de verbas para:

• Requalificação da Rua da Alagoa, em Altura;

• Construção da Rotunda Praia Verde;

• Construção do Pavilhão Multiusos de Altura;

• Beneficiação e Requalificação da zona nascente da Avenida 24 de Junho, em Altura.

No mesmo âmbito, estão verbas destinadas à conclusão das infraestruturas da Urbanização da Quinta do Cabeço – LUPAMAR e para a conclusão das infraestruturas na Urbanização das Laginhas no Monte Francisco, processos complexos que passam inclusive pela elaboração de um Plano Pormenor.

Outro investimento determinante neste orçamento está na Recolha de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana. A nova política nacional de resíduos sólidos urbanos, imposta a partir de março de 2022, obriga a que haja uma separação seletiva dos biorresíduos, o que tem que passar pela consciencialização dos grandes produtores, os restaurantes, de acordo com os termos da Lei, e pela criação de uma estrutura interna eficiente. A lei obrigará a que os grandes produtores tenham que ter uma recolha seletiva autónoma, não podendo os municípios suportar esses custos. “São novos desafios, que implicam uma nova orgânica, uma nova consciência municipal, a reorganização dos serviços e também uma formação permanente, contínua”, sublinha a vice-presidente e vereadora dos pelouros, Filomena Sintra.

Com a reposição da taxa de IMI nos 0.40% em 2021, a mesma aprovada para este ano, foi possível avançar com o financiamento a obras fulcrais no âmbito do apoio social e de saúde, como o Lar de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, em construção, e a Unidade Local de Formação de Bombeiros na aldeia do Azinhal (com financiamento aprovado). Em 2022, Castro Marim prevê também um grande reforço das medidas de ação social e educação, inevitáveis face à pandemia, como a Unidade Móvel de Saúde e o projeto CLDS “Castro Marim (COM)Vida”, do qual o Município é parceiro e que desenvolve ações desde a infância ao combate à solidão nos grupos seniores.

Um dos grandes desafios que se afigura à gestão autárquica de 2022 prende-se com as transferências de competências do Estado nas áreas das praias, da saúde, da educação, da ação social e dos espaços naturais. Esta descentralização implica a reorganização orgânica dos serviços internos da Câmara, o que se traduz também num aumento com as despesas com o pessoal na ordem dos 19%.

Inicia-se, agora, a elaboração de uma Estratégia Local de Habitação, a 6 anos, com vista a disponibilizar habitação no mercado, para habitação a custos controlados e renda apoiada nos núcleos urbanos mais consolidados, mas acima de tudo das povoações dispersas, onde já existe rede de água potável, e como forma, também, de combate à desertificação.

Em termos de conjuntura nacional, o fim do atual quadro comunitário de apoio. O Algarve é uma das regiões que menos recebe, por não ser considerada região Objetivo 1 e, em paralelo, depara-se com um Plano de Recuperação e Resiliência que não consigna verbas específicas para os municípios, não podendo os mesmos contar com isso nos novos desafios da gestão financeira.

Foto: CMCM.

Atualidade

Santa Marta de Penaguião: Requalificação do Campo da Flávia inaugurada

Em Cumieira

Published

on

A requalificação do Campo da Flávia, na freguesia da Cumieira, foi oficialmente inaugurada no passado dia 10 de novembro, marcando um momento histórico para o Município de Santa Marta de Penaguião e para a Freguesia da Cumieira.

A cerimónia, que contou com a presença de todo o Executivo Municipal, celebrou a entrega de uma obra há muito aguardada pelos habitantes da freguesia e pelos adeptos do SC da Cumieira.

O novo relvado sintético é fruto de um esforço conjunto entre o clube e o município penaguiense, que investiu 145.000 euros na melhoria da infraestrutura e que permitiu disponibilizar ao SC Cumieira melhores condições para a prática desportiva. Para a intervenção foram ainda considerados os apoios da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Vila Real e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A inauguração foi acompanhada com entusiasmo por uma moldura humana que assistiu à estreia dos Seniores do SC Cumieira no novo piso, num jogo contra o FC Fontelas.

O SC Cumieira saiu vitorioso, vencendo por 3 a 0. Pedro Pereira (que marcou 2 golos) foi o autor do primeiro golo da história do novo relvado sintético do Campo da Flávia, cabendo a Pedro Matos a autoria do outro golo dos cumieirenses.

“O Município de Santa Marta de Penaguião felicita o SC Cumieira pela conquista e deseja os maiores sucessos a toda a direção, jogadores e técnicos, que tanto engrandecem o desporto do nosso Concelho”, sublinha em nota.

Foto: CMSMP.

Continue Reading

Atualidade

Barcelos promove fim de semana gastronómico do Arroz Pica no Chão

Published

on

Vão ser três dias de pecado da Gula: provar, comer e “chorar por mais”. Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, que decorre entre os dias 15 e 17 de novembro, em 32 restaurantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e visa dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.

Esta iniciativa está inserida no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, sendo que o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão já vai para a sua décima sexta edição. Este evento integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta, no concelho de Barcelos.

Participam nesta edição os seguintes restaurantes: Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Santa Eulália), Casa Eduardo (Milhazes), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Restaurante Atina (Várzea),  Restaurante Messias (Galegos S. Martinho), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Cândido (Rio Côvo Santa Eulália), Tasquinha O Telheiro (Viatodos) e Vera Cruz (Barcelos).

Iniciativa integra visita a quintas produtoras de vinho verde

Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 16, entre as 14h00 e as 18h30, a Rota do Vinho e da Vinha. Esta ação visa a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, e inclui visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nas unidades locais: a Quinta de Argemil, na freguesia de Perelhal, e a Agribar Wines, na freguesia de Gamil.

Foto: CMB.

Continue Reading

Atualidade

Barcelos: Canil e gatil triplica capacidade para 94 celas

Obras da segunda fase já arrancaram

Published

on

Arrancaram, na semana passada, as obras da empreitada da 2ª fase da construção do Canil e do Gatil Municipal. Os trabalhos de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, em Gamil, Barcelos, terão um custo aproximado de 634 mil euros e o prazo para a conclusão da obra é de 365 dias.

Esta empreitada, inscrita no Plano Plurianual de Investimentos, no âmbito do Bem-Estar e Saúde Animal – Canil e Gatil, contempla a ampliação do edifício com a construção de mais duas naves com 54 celas para cães e 12 celas para gatos. Ao todo, o equipamento ficará dotado de 92 celas. A empreitada contempla também a construção de armazém de rações, sala de arrumos, sala polivalente e sala de congelação.

Segundo a memória descritiva do projeto, o processo de construção do equipamento desenvolve-se de forma tradicional, a que se juntam estruturas metálicas (laterais e coberturas). A estrutura base/plataforma é executada em betão armado, tijolo cerâmico, com acabamento em reboco fino e pintado.

Nos acessos e passeios, será usada terra natural/vegetal do local, com pavimento drenante e guias pré-fabricadas. Serão garantidos espaços arborizados entre as construções.

Recorde-se que a primeira fase do CROA foi inaugurada em novembro do ano passado. O CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos está localizado na rua dos Lavadouros, em Gamil, Barcelos.

Foto: CMB.

Continue Reading

Mais lidas