Connect with us

Atualidade

Castro Marim: “Conversas Soltas num Palco Improvável”, com José Carlos Barros

Publicado

on

Na passada sexta-feira, dia 3 de junho, o Revelim de St. António recebeu José Carlos Barros para “Conversas Soltas num Palco Improvável”. Autor que conquistou o Prémio LeYa 2021 com o romance “As Pessoas Invisíveis”. A ele juntaram-se alguns amigos que o acompanham na vida e na viagem que inspirou a obra apresentada, tais como Luís Gomes, Carlos Barros e Carlos Lança.

Entre os meandros de uma história que revisita um dos momentos mais trágicos da história colonial portuguesa, ficou o mote para a reflexão sobre uma profunda incapacidade do poder em olhar para “as pessoas invisíveis”.

Sublinhada ficou, também, a feliz coincidência deste ser o dia em que a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de saudação pelo centenário do nascimento do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (que morreu em 2020 e que inspirou José Carlos Barros no seu percurso profissional, arquiteto paisagista de formação) e o mesmo em que reconheceu o Prémio LeYa em causa.

Num momento descontraído, de encontro e de partilha, trouxe-se o livro à narrativa do quotidiano, à rua e ao espaço informal, uma política que tem sido o apanágio da Biblioteca Municipal de Castro Marim. A realçar, ainda, os apontamentos musicais trazidos por colaboradores do Município de Castro Marim, um valioso estímulo para este que foi o primeiro sunset literário promovido pela autarquia, que pretende agora tornar a iniciativa regular.

José Carlos Barros nasceu em Boticas em 1963, mas é, hoje, ‘vizinho’ de Castro Marim, residente em Cacela. Foi vice-presidente na Câmara Municipal de Vila Real de St. António e, ainda, deputado na Assembleia da República (2015-2019). É autor de vários livros de poesia, tendo já conquistado por duas vezes o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, e de dois romances anteriores – “O Prazer e o Tédio” e “Um Amigo para o Inverno”.

Foto: CMCM.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas