Atualidade
Castelo Branco: Conferência “Envelhecimento e Desenvolvimento Local” a 01 de fevereiro

A Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local leva a cabo a conferência “Envelhecimento e Desenvolvimento Local”, no dia 01 de fevereiro, a partir das 9h00, no Auditório da Escola Superior de Educação, em Castelo Branco, com o apoio da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Castelo Branco “AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais.
Associada às celebrações do seu 30º aniversário, a iniciativa tem como propósito o lançamento do Estudo de Avaliação Multidimensional do Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado entre fevereiro e dezembro de 2022, no âmbito do Grupo de Trabalho Envelhecimento e Desenvolvimento Local da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, cujos resultados apontam “caminhos” para gerar ou reforçar a importância da definição de estratégias de desenvolvimento local para um envelhecimento com bem-estar
Este trabalho de enorme interesse, resulta dos princípios de trabalho defendidos e promovidos pela Animar, da partilha de experiências, de práticas e de desafios que se colocam na governança, na gestão, na inovação das respostas sociais e de intervenção comunitária, bem como ao nível do planeamento autárquico e intermunicipal, cujos resultados destacam a importância de uma agenda integrada e multidimensional para o envelhecimento “ativo e saudável” no desenvolvimento local. São vários os agentes de desenvolvimento, académicos, associativos e públicos que têm procurado contribuir recomendando e desenvolvendo respostas às preocupações locais das comunidades envelhecidas, que não resultem simplesmente das sensibilidades das lideranças autárquicas ou das “interioridades” espaciais sentidas, mas sim, de uma política pública nacional promotora e recomendativa de estratégias de desenvolvimento local “apropriadas” pelos territórios.
Na Conferência marcarão presença diversas individualidades, entre elas, Leopoldo António Fernandes, Presidente do Município de Castelo Branco, António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Maria João Guardado Moreira, Professora do Instituto Politécnico e Coordenadora AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas e Funcionais, Luís Jerónimo, Diretor do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian.
No período da manhã, Raul Marques, coordenador científico do grupo de trabalho da ANIMAR Envelhecimento e Desenvolvimento Local e autor do estudo, apresentará os resultados do Estudo de Avaliação Multidimensional do Envelhecimento Ativo e Saudável, prosseguindo-se um debate com a participação de pessoas ligadas à academia.
A sessão de encerramento contará com a presença de Lucinda Almeida Carvalho, Vice-Coordenadora AGE.COMM – Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas e Funcionais, Bernardino Gata Silva, Presidente da Assembleia Geral da Animar, e a conferência será encerrada pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
O período da tarde será marcado por uma visita à Estrutura Residencial para Idosos do Centro de Dia de S. Silvestre dos Escalos de Baixo.
Estas iniciativas foram desenvolvidas no quadro do projeto Animar – Capacitar para Agir em Rede III, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego com o apoio da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Imagem: ANIMAR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca