Atualidade
Cascais: Detido por tráfico de estupefaciente
Mais ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 06 de abril, pelas 09h15, em São Domingos de Rana – Cascais, procedeu à detenção de um homem, de 53 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A referida detenção, resultou do cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliário para a residência do suspeito, agora detido, tendo sido encontrado, numa das divisões, 100 Doses individuais de Liamba; 17 Pés de Liamba; 77 Vasos; 36 Sementes de Liamba; 27 Embalagens de fertilizante líquido; 3 Sacos de substrato; 5 Pulverizadores; 1 Kit medidor de Ph; 8 Medidas de Ph; 2 Medidores de humidade; 5 Temporizadores de tomada; 7 Lâmpadas de halogéneo; 8 Projetor de led preto; 2 Projetores de led branco; 4 Projetores de halogéneo; 2 Armações lâmpada fluorescente dupla; 3 Balanças digitais; 2 Ventiladores; 3 Filtros; 2 Transformadores de corrente; 2 Purificadores de água; 1 Desumidificador; 2 Refrigeradores de ar portátil; e 2 Rolos de fita.
De referir, ainda, que foi apreendida a quantia monetária de aproximadamente 100 euros, bem como, uma pistola de alarme transformada para o calibre 6,35mm, a qual se encontrava sobre um banco ao lado da cama do detido, pronta a disparar com uma munição introduzida na câmara e outras cinco no carregador, tendo ainda sido localizadas e apreendidas 18 outras munições do mesmo calibre.
O detido foi presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, sendo-lhe aplicada da medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A Divisão Policial de Loures, no dia 05 de abril, em São João da Talha, procedeu à detenção de um homem, de 65 anos de idade, sob a qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de um ano e quatro meses de pena de prisão efetiva pela prática de um crime de abuso de confiança contra a Segurança Social, praticado entre 2007 e 2012.
Após o cumprimento das formalidades legais, o detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional do Lisboa para cumprimento da pena determinada.
“Com este tipo de detenções, a PSP garante o cumprimento da Justiça e das medidas judiciais conexas, acreditando que desincentiva a fuga de criminosos, bem como previne o cometimento de crimes por força do seu insucesso em face da eficácia policial, transmitindo-se de igual forma à Comunidade que a PSP desenvolve com afinco as missões que lhe estão confiadas, em especial a captura de criminosos”, sublinha.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 04 de abril, pelas 18h32, na Venteira, procedeu à detenção de um jovem, com 21 anos de idade, por existir sob o mesmo um mandado de detenção.
O suspeito, após ter faltado injustificadamente a diligências processuais na inquirição como arguido de um roubo com arma branca, no Metropolitano de Lisboa, resultando em esfaqueamento da vitima, foi emitido mandado de detenção pela Autoridade Judicial.
O suspeito foi avistado num arruamento junto à Estação Ferroviária da Amadora e, ao aperceber-se da chegada dos Polícias, demonstrou um comportamento suspeito, o que levou à sua abordagem.
O detido recolheu às celas de detenção deste Comando Metropolitano de Lisboa, a fim de se assegurar a sua presença em 1º interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 06 de abril, procedeu à detenção de dois homens, com 39 e 44 anos de idade, por serem suspeitos da prática dos crimes de falta de habilitação legal para conduzir e desobediência.
Em ato de operações de fiscalização de rotina, foi verificado que um dos detidos não era possuidor de habilitação legal para conduzir e outro foi detido por desobediência, por condução de veículo apreendido há menos de 90 dias.
Aos condutores foi dada voz de detenção, foram constituídos arguidos e prestaram termo de identidade e residência, sendo depois notificados para comparecer em Tribunal.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação