Atualidade
Casanova em Lisboa: Encenação de Carla Bolito a partir de livro de António Mega Ferreira cruza “várias linguagens de palco”

Casanova em Lisboa é uma adaptação teatral do romance epistolar Cartas de Casanova Lisboa 1757, de António Mega Ferreira. Passados dois anos após o terremoto de 1755, Casanova visita Lisboa. Atraído pelas descrições da catástrofe que colocou a capital portuguesa nas bocas do mundo, e por uma missão diplomática secreta, Casanova descobre uma capital ainda em ruínas e cujos habitantes parecem acomodados às adversidades causadas pelo terremoto.
Surpreendido pela demora das obras de reconstrução e pelo contraste das tendas faustosas da corte montadas em Belém, perto da Real Barraca de D. José I na Ajuda, Casanova escreve várias cartas a amigos, amantes e familiares. Nessas cartas, descreve o cenário terrífico que os residentes de Lisboa enfrentam, assim como as idiossincrasias de um povo e de uma burguesia em ascensão. E, inevitavelmente, descreve, também, as suas façanhas políticas que o levam a conhecer Sebastião de Carvalho (futuro Marquês de Pombal) e as suas aventuras amorosas, onde até chega a tocar violino no Convento de Odivelas.
O espetáculo assenta no cruzamento de várias linguagens de palco: a música de câmara do século XVIII, interpretada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção musical de Marcos Magalhães, com a soprano Ana Quintans, e momentos coreográficos sob a direção de Kimberley Ribeiro. «Rien ne pourra faire que je me sois amusé» é a máxima de Casanova e certamente o mote deste espetáculo.

Com texto, encenação e adaptação do texto por Carla Bolito, a partir de Cartas de Casanova Lisboa 1757, de António Mega Ferreira, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, acompanhada a cravo e sob direção musical de Marcos Magalhães, com Ana Quintans, André Gomes, Marcello Urgeghe, Ângelo Castro, Íris Canamero, Matilde Santos, Vanessa Varela e Vasco Paixão; coreografias de Kimberley Ribeiro; desenho de luz de Manuel Abrantes; figurinos de Ricardo Preto; fotografia de Alípio Padilha; e produção executiva de Bernardo Vilhena – Estado Zero, o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém recebe a 17 (21h00), 18 (19h00) e 19 de março (16h00) este espetáculo, com bilhetes à venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/casanova-em-lisboa-67694 .
Imagem: OML.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca