Connect with us

Atualidade

Campolide: Detido por violência doméstica

Mais ocorrências da área de jurisdição do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 27 de março, pelas 05h30, na freguesia de Campolide, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 51 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Esta detenção surge com o culminar de várias chamadas durante o fim de semana, que permitiram recolher informação da prática continuada de ações de violência física, psicológica e de ameaças contra a vida, do suspeito às vítimas, nomeadamente, mãe e irmão com défice cognitivo, colocando-as numa situação de particular perigo. Já na residência, os polícias verificaram que o suspeito se encontrava com uma garrafa na mão, objeto com que havia atacado, momentos antes, a vítima do sexo masculino na zona da cabeça, provocando-lhe lacerações.

Ainda com os polícias no local, o suspeito manteve um comportamento agressivo, enquanto não se coibia de ameaçar as vítimas de que as matava. 

O detido foi presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa tendo sido sujeito à medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

Face à vulnerabilidade, idade e défice cognitivo das vítimas, as mesmas estão a ser acompanhadas pelos polícias do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da 21ª Esquadra, em colaboração com funcionários especializados da Junta de Freguesia de Campolide.

“A PSP continuará a envidar permanentes esforços no sentido proteger a apoiar as vítimas de Violência Doméstica e de identificar e apresentar os suspeitos às autoridades judiciárias competentes”, afirma em nota.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 30 março, em Alverca do Ribatejo, procedeu à detenção de uma jovem, com 17 anos de idade, por ser suspeita da prática do crime de tráfico de produto estupefaciente.

Durante o patrulhamento, os Polícias foram alertados para uma transação suspeita na via pública entre um casal e uma outra pessoa, junto de um estabelecimento.

Consequência desse policiamento diligente, foi possível visualizar, de imediato, as pessoas indicadas como suspeitas, sendo possível intercetar e abordar apenas a suspeita. Após a interceção, foi possível verificar que a mesma tinha na sua posse uma embalagem em alumínio com fecho ZIP contendo no seu interior várias embalagens de produto suspeito de ser estupefaciente, nomeadamente: 115,36 doses individuais de haxixe e 0,57 doses de liamba.

A suspeita irá ser presente a 1º Interrogatório Judicial no dia de hoje, a fim de lhe ser aplicadas medidas de coação que previnam este tipo de crime.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 29 de março, apreendeu a um passageiro, de 61 anos de idade, um relógio, produto de furto de oportunidade.

A proprietária denunciou ter deixado o artigo em tabuleiro na zona de rastreio de passageiros do Aeroporto e quando voltou para o recuperar, percebeu que tinha desaparecido, contactando a PSP que, após diferentes diligências, verificou que um outro passageiro, seria o suspeito, porque o recolheu sem entregar, deslocando-se depois para a sua porta de embarque. Já na porta de embarque, quando da abordagem policial foi possível apreender um relógio, no valor de 2000 euros.

O suspeito foi constituído arguido e prestou Termo de Identidade e Residência.

O relógio foi-lhe apreendido e será entregue à sua proprietária.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 30 de março, pelas 14h30, na freguesia de Alcântara, procedeu à detenção de dois homens, com 30 e 32 anos, por imigração ilegal.

No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos transportes públicos e na luta contra a criminalidade violenta, grave e de prevenção ao tráfico de estupefacientes, os polícias, aquando do patrulhamento na Estação ferroviária de Alcântara-mar, avistaram os suspeitos na plataforma, com um comportamento suspeito assim que se perceberam da presença policial, motivo esse que levou às suas abordagens proactivas.

Foi solicitado um documento de identificação a ambos para averiguar se pendia algum ilícito criminal sob os mesmos, tendo vindo a apurar-se que se encontravam em situação ilegal no país, tendo por esse motivo sido detidos e presentes ao tribunal competente.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas