Connect with us

Atualidade

Câmara de Barcelos assina protocolo de cooperação com Unidade Local de Saúde de Braga

Criada equipa comunitária de saúde mental para Barcelos e Esposende

Publicado

on

O Município de Barcelos e a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E., assinaram, ontem, um Protocolo de Cooperação no âmbito da prestação de cuidados de saúde mental. No ato, que decorreu esta manhã no Fórum Braga, participaram o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, o Vereador dos pelouros da Saúde e Ação Social, António Ribeiro, e dois representantes da Unidade Local de Saúde de Braga – E.P.E – Entidade Pública Empresarial, Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração, e Américo dos Santos Afonso, Vogal Executivo da Instituição.

A assinatura deste Acordo de Cooperação aconteceu no mesmo dia em que se celebrou o Dia da Saúde Mental. A assinatura do documento marca o início da primeira Equipa Comunitária de Saúde Mental para Barcelos e Esposende.

O protocolo assinado insere-se num esforço contínuo de educação e sensibilização da população para a importância da saúde mental, promovendo a formação de colaboradores, o combate ao estigma e a inclusão social das pessoas com doenças mentais. Este é um passo decisivo para a construção de um futuro onde os cuidados de saúde mental estão ao alcance de todos, com respostas ágeis e de qualidade na comunidade.

As partes signatárias deste Acordo comprometem-se, entre outros aspetos, a implementar programas de educação para a saúde, combater o estigma social e promover a integração das pessoas com doença mental na comunidade e no mercado de trabalho. De forma a prevenir e resolver problemas sociais, fica também a obrigação das partes em garantir a articulação com organismos públicos e entidades privadas que promovam a integração, a saúde mental e o acompanhamento junto da população ativa com doença mental.

Ressalta também, deste Acordo de Cooperação, a criação de respostas sociais cujo foco seja o desenvolvimento de competências sociais, em Centros de Atividades e de Capacitação.

Recorde-se que Barcelos é a 1ª Capital Mundial de Saúde Mental, e agora reforça o seu papel de liderança na promoção de políticas de saúde mental, contribuindo para a replicação deste modelo de cooperação a nível nacional.

A criação destas Equipas Comunitárias de Saúde Mental visa maximizar as respostas ao nível dos cuidados de proximidade, permitindo uma melhor articulação entre os serviços de saúde e as estruturas municipais. Estas equipas, formadas por profissionais especializados, atuarão diretamente junto da comunidade, promovendo a prestação de cuidados de saúde mental através de abordagens colaborativas e interdisciplinares, potenciando sinergias entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários. Através deste protocolo, será possível melhorar a resposta aos utentes nos concelhos de Barcelos e Esposende, facilitando o acesso a serviços de saúde mental de forma mais ágil e próxima da população.

Já este ano, Barcelos tinha dado um passo pioneiro ao criar a primeira Rede Municipal de Saúde Mental de Portugal. Esta rede, articulada com os serviços de saúde e infraestruturas municipais, tem como objetivo proporcionar um acompanhamento integrado às pessoas com doenças mentais, promovendo uma abordagem mais próxima e eficaz, tanto ao nível terapêutico como ao nível da reabilitação e integração psicossocial. A rede tem vindo a funcionar como um exemplo inovador e poderá servir de modelo para a criação de redes semelhantes em todo o país.

Foto: CMB.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas