Atualidade
Barcelos: Theatro Gil Vicente repleto de espetáculos no pós-férias
Jazz ao Largo marca a programação de setembro

Theatro Gil Vicente, de Barcelos, com uma agenda pensada para abranger os mais diversificados públicos. Ao todo, são 16 as propostas para o mês que encerra a época de verão. Da música à dança, do cinema ao teatro, razões não faltam para um mês na companhia da cultura e das artes.
A programação inicia no dia 1 de setembro, com o espetáculo de música teatral “Ornitópera”, pela Companhia de Música Teatral que traz ao TGV duas sessões de teatro para bebés: às 10h00 e às 11h30.
O programa “Em Família” regressa nos dias 8 e 22 de setembro: a 8, a peça “Hansel e Gretel”, pela Red Cloud Teatro de Marionetas e, a 22, a peça “eRrAdO”, pela Plataforma285. As sessões acontecem às 16h00.
Já o teatro para o público em geral – a peça “Um certo 25 de Abril”, pela Vamos a Isso, está agendada para o dia 20 de setembro.
Jazz ao Largo nas noites amenas de setembro
Setembro é o mês da música Jazz em Barcelos. A iniciativa, que já vai para a 9ª edição, vai decorrer desde o dia 12 até ao dia 15.
O evento tem uma programação diversificada, pontuada por vários workshops e concertos para todas as idades. O arranque do Festival, a 12 de setembro, às 22h00, no Largo Dr. Martins Lima, é feito por três excelentes instrumentistas – Jim Barr, Omar Gudjonsson e Matt Brown.
No dia seguinte (13), às 22h00, o palco é de Jim Black, que acompanhado pelos seus The Schrimps, vão dar um espetáculo que se prevê explosivo.
No dia seguinte, 14 de setembro, às 17h00, o Claustro dos Paços do Concelho recebe o magnífico duo de Jim White e Marisa Anderson. E no mesmo dia, mas à noite, no Largo Dr. Martins Lima, Maria João e Mário Laginha regressam a Barcelos para um concerto único, intimista, e com o bom gosto a que a dupla nos habituou nas últimas décadas. Domingo, um dos mais veteranos nomes da música experimental e exploratória, Pierre Bastien, construtor de maquinarias musicais e trompetista, apresenta um curioso e imperdível vídeo/concerto no Theatro Gil Vicente.
A terminar o festival, no dia 15 de setembro, às 18h00, teremos a apresentação do Ensemble JAL, constituído por músicos locais e com a direção da Associação Porta-Jazz.
Cinema, Dança e Fado
Com a chegada de setembro, regressam as sessões de cinema. Desta feita, ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 3, às 21h30, com a película “Agosto”, de Jorge Silva Melo; no dia 10, é a vez de “Best of Curtas”; no dia 17, “Ainda não acabamos – como se fosse uma carta”, de Jorge Silva Melo e, no dia 24, “Diálogos depois do fim”, de Tiago Guedes.
Musicalmente, o mês de setembro traz ao espaço cénico a fadista Aldina Duarte, pelo Radar dos Sons, no dia 28, às 22h00. A sessão tem um custo de 8€.
Também a dança está de volta ao TGV com espetáculos nos dias 27 e 29 de setembro: a 27, às 21h30, “Outros Lugares”, pelo Coletivo CAMAFEU, e a 29, às 16h00, a Flash Li Dance apresenta o espetáculo “Unreal 2.0”.
… E a programação continua em outubro
“À Primeira Vista”, peça de teatro, monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, que conta com a participação da atriz Margarida Vila-Nova, é um dos grandes destaques da programação de outubro, na sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente. A peça sobe ao palco no dia 5 de outubro, às 21h30.
A programação teatral de outubro continua no dia 11, às 21h30, quando a CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça “As Pessoas das latas de conserva”. No dia 19, às 21h30, é a vez da apresentação da peça “O Assalto” pela Via3 – Companhia de Teatro. No último dia do mês, a APACI apresenta “As mais belas coisas do Mundo”, pelas 21h30.
Teatro crianças e oficina infantil
Na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 13, pelas 16h00, sobe ao palco a peça “Romeu & Julieta” pelo Teatro Praga; no dia 16, às 16h00 e às 18h00, é a vez da peça “O Livro da Selva” pela Art’ é Vida e, no dia 27, às 16h00, a peça “A Noite dos Vilões: O Musical”, pelo ADN Palco.
Entretanto, no dia 27, há ainda lugar para uma oficina infantil (6 aos 36 meses) “Yoga em Família”, dirigida pelo Hino dos Anjos.
Mais Cinema
A Associação Zoom – Cineclube continua a levar cinema de qualidade ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 1 de outubro, o filme “La Ciénaga – O Pântano”, de Lucrécia Martel; no dia 22, pode ver o filme “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.
Fora de Portas
Fora de Portas, o Plátano Koberto recebe, no dia 10, o concerto “Green milk from the planet Orange” e o Paço dos Condes de Barcelos acolhe, a 18 de outubro, o concerto “Manito Massala”. Ambos os espetáculos acontecem às 22h00 e estão inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
Imagem: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares