Connect with us

Atualidade

Barcelos: Theatro Gil Vicente repleto de espetáculos no pós-férias

Jazz ao Largo marca a programação de setembro

Publicado

on

Theatro Gil Vicente, de Barcelos, com uma agenda pensada para abranger os mais diversificados públicos. Ao todo, são 16 as propostas para o mês que encerra a época de verão. Da música à dança, do cinema ao teatro, razões não faltam para um mês na companhia da cultura e das artes.

A programação inicia no dia 1 de setembro, com o espetáculo de música teatral “Ornitópera”, pela Companhia de Música Teatral que traz ao TGV duas sessões de teatro para bebés: às 10h00 e às 11h30.

O programa “Em Família” regressa nos dias 8 e 22 de setembro: a 8, a peça “Hansel e Gretel”, pela Red Cloud Teatro de Marionetas e, a 22, a peça “eRrAdO”, pela Plataforma285. As sessões acontecem às 16h00.

Já o teatro para o público em geral – a peça “Um certo 25 de Abril”, pela Vamos a Isso, está agendada para o dia 20 de setembro.

Jazz ao Largo nas noites amenas de setembro

Setembro é o mês da música Jazz em Barcelos.  A iniciativa, que já vai para a 9ª edição, vai decorrer desde o dia 12 até ao dia 15.

O evento tem uma programação diversificada, pontuada por vários workshops e concertos para todas as idades. O arranque do Festival, a 12 de setembro, às 22h00, no Largo Dr. Martins Lima, é feito por três excelentes instrumentistas – Jim Barr, Omar Gudjonsson e Matt Brown.

No dia seguinte (13), às 22h00, o palco é de Jim Black, que acompanhado pelos seus The Schrimps, vão dar um espetáculo que se prevê explosivo.

No dia seguinte, 14 de setembro, às 17h00, o Claustro dos Paços do Concelho recebe o magnífico duo de Jim White e Marisa Anderson. E no mesmo dia, mas à noite, no Largo Dr. Martins Lima, Maria João e Mário Laginha regressam a Barcelos para um concerto único, intimista, e com o bom gosto a que a dupla nos habituou nas últimas décadas. Domingo, um dos mais veteranos nomes da música experimental e exploratória, Pierre Bastien, construtor de maquinarias musicais e trompetista, apresenta um curioso e imperdível vídeo/concerto no Theatro Gil Vicente.

A terminar o festival, no dia 15 de setembro, às 18h00, teremos a apresentação do Ensemble JAL, constituído por músicos locais e com a direção da Associação Porta-Jazz.

Cinema, Dança e Fado

Com a chegada de setembro, regressam as sessões de cinema. Desta feita, ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 3, às 21h30, com a película “Agosto”, de Jorge Silva Melo; no dia 10, é a vez de “Best of Curtas”; no dia 17, “Ainda não acabamos – como se fosse uma carta”, de Jorge Silva Melo e, no dia 24, “Diálogos depois do fim”, de Tiago Guedes.

Musicalmente, o mês de setembro traz ao espaço cénico a fadista Aldina Duarte, pelo Radar dos Sons, no dia 28, às 22h00. A sessão tem um custo de 8€.

Também a dança está de volta ao TGV com espetáculos nos dias 27 e 29 de setembro: a 27, às 21h30, “Outros Lugares”, pelo Coletivo CAMAFEU, e a 29, às 16h00, a Flash Li Dance apresenta o espetáculo “Unreal 2.0”.

… E a programação continua em outubro

“À Primeira Vista”, peça de teatro, monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, que conta com a participação da atriz Margarida Vila-Nova, é um dos grandes destaques da programação de outubro, na sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente. A peça sobe ao palco no dia 5 de outubro, às 21h30.

A programação teatral de outubro continua no dia 11, às 21h30, quando a CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça “As Pessoas das latas de conserva”. No dia 19, às 21h30, é a vez da apresentação da peça “O Assalto” pela Via3 – Companhia de Teatro. No último dia do mês, a APACI apresenta “As mais belas coisas do Mundo”, pelas 21h30.

Teatro crianças e oficina infantil

Na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 13, pelas 16h00, sobe ao palco a peça “Romeu & Julieta” pelo Teatro Praga; no dia 16, às 16h00 e às 18h00, é a vez da peça “O Livro da Selva” pela Art’ é Vida e, no dia 27, às 16h00, a peça “A Noite dos Vilões: O Musical”, pelo ADN Palco.

Entretanto, no dia 27, há ainda lugar para uma oficina infantil (6 aos 36 meses) “Yoga em Família”, dirigida pelo Hino dos Anjos.

Mais Cinema

A Associação Zoom – Cineclube continua a levar cinema de qualidade ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 1 de outubro, o filme “La Ciénaga – O Pântano”, de Lucrécia Martel; no dia 22, pode ver o filme “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.

Fora de Portas

Fora de Portas, o Plátano Koberto recebe, no dia 10, o concerto “Green milk from the planet Orange” e o Paço dos Condes de Barcelos acolhe, a 18 de outubro, o concerto “Manito Massala”. Ambos os espetáculos acontecem às 22h00 e estão inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.      

Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

Imagem: CMB.

Atualidade

Barcelos regressa à Idade Média durante quatro dias

Barcelos Cidade Medieval

Publicado

on

Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”. 

À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.

A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.

Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.

No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.

No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.

Programa (Imagem: CMB)

Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação

Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.

O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.

Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:

– Via3

– Teatro Popular de Carapeços

– Forjães em Cena

– Amigos do Pato,

– D’Improviso

– APACI

– Banda de Oliveira

– Albergue Cidade de Barcelos

– Ás do Saber.

A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios

Publicado

on

A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.

Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.

Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.

Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente

Publicado

on

O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo  “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.

O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?

O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.

Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.

O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas