Atualidade
Barcelos: Theatro Gil Vicente até ao fim do ano com 25 espetáculos

Aproxima-se o final do ano e a programação para os últimos dois meses traz muitas novidades e um grande conjunto de espetáculos. O Theatro Gil Vicente acolhe uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos, da música ao stand-up comedy, do cinema ao teatro, razões não faltam para dois meses na companhia da cultura e das artes.
As sessões de humor regressam com o espetáculo de stand-up comedy “Diogo”, apresentado por Luís Franco-Bastos, em dois dias consecutivos – 15 e 16 de novembro, às 21h30. Luís Franco-Bastos, um dos nomes fortes da programação do Theatro Gil Vicente, vai, pela primeira vez, direcionar o espetáculo para si próprio, ao invés de falar dos outros. A sessão tem um custo de 12,50€.
Antes do humor, há lugar à música. Inserido no Ciclo Jazz ao Largo, a programação da sala de espetáculos barcelense acolhe, no dia 2 de novembro, às 22h00, o concerto de Eve Risser.
Teatro “Em Família” e “Teatro para bebés”
O teatro chega ao TGV nos dias 3, 4, 18 e 25 com as seguintes peças: no dia 3, às 21h30, “Momentos de Paródia – 2023”, pela A Mó – Associação do Vale do Neiva; no dia 4, é a vez de “Morto e Abandonado”, pelo Grupo de Teatro Amador “Os Pioneiros da Ucha”; no dia 18, a peça de teatro “Europa”, dos Artistas Unidos, e no dia 25, às 21h30, a peça “Caldo Verde”, pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho.
Ainda no que respeita a teatro, os mais novos podem assistir, no dia 12, às 16h00, à peça “A Caminhada dos Elefantes”, pela Formiga Atómica. Entretanto, no dia 26, há lugar para mais duas sessões para bebés (dos 3 meses aos 3 anos): às 10h00 e às 11h30, apresentação da peça “Do Linho à Linha”, encenada pela companhia “Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho”.
Cinema e Dança
Quanto a cinema, o Cineclube Zoom leva ao Theatro Gil Vicente três filmes: no dia 5 de novembro, a película “À Procura de Anne Frank”, de Ari Folman, inserida na comemoração do Dia Mundial do Cinema; no dia 7, “A Coisa + O Sol do Futuro”, de Nanni Moretti e, no dia 21, “The old Oak”, de Ken Loach. As sessões são às 21h30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.
Da arte da tela para a o movimento da dança, o Theatro Gil Vicente recebe a 19 de novembro, às 16h00, o espetáculo “Fragmentos”, apresentado pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo.
Serviço Educativo
Ainda no âmbito das atividades teatrais, a programação de novembro reserva os dias de 8, 14, 21 e 29 para o Serviço Educativo, com sessões das peças: no dia 8, é a vez do Plano Nacional de Leitura pelo AEAF – Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, com “Nayola”; no dia 14, a peça “Conhece os teus direitos” pelo Teatro Efémero”; no dia 21, “Corre, corre, cabacinha!” e, no dia 29, “Em Pessoa”, pela CTB – Companhia de Teatro de Braga.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, Mário Bruno apresenta, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, “Noites de Fado”, no dia 11 de novembro, às 21h30, enquanto no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Plátano Koberto recebe “Suwi +Elias”, às 22h00, do dia 10 de novembro. No dia 24 de novembro, às 22h00, é a vez dos “Crua” tocarem na Galeria Municipal de Arte.
Dezembro traz comédia
“Feliz Aniversário”, peça de teatro (comédia) da B Produções e com interpretação João Baião e Frederico Corado, é um dos grandes destaques da programação de dezembro do Theatro Gil Vicente. A peça sobe a palco no dia 1, e tem três sessões: dia 1 às 16h00 e às 21h30 e no dia 2, às 21h30.

A rubrica “Em família no TGV” reserva as tardes de domingo aos mais novos: no dia 3, às 16h00, “Natal em Todo o Lado 2”, pela Associação D’Improviso; no dia 10, “Olaré”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, e no dia 17, é a vez de “Spetáculo de Natal – uma espécie de musical”, pela Byfurcação Teatro. No dia 10, às 16h00, a tarde é dedicada aos bebés, com a peça de teatro “Atelier Barulhada”, pela Marias Catrapumbas.
E Cinema
A Associação Zoom – Cineclube continua a apresentar cinema no Theatro Gil Vicente, exibindo, no dia 5, o filme “A Romancista e o seu Filme”. No dia 12, é exibido “Lá em Cima”, e no dia 26, “O Rapaz e a Garça”, todos do cineasta Hong Sang-soo. Já depois do Natal, no dia 28, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com as “Novas Curtas Portuguesas”, pelas Curtas de Vila do Conde.
E Música
A música sobe ao palco do TGV no dia 7, através do músico Tó Trips, que traz a Barcelos um espetáculo icónico inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’. Já no dia 8, às 17h00 e 22h00, é a vez do espetáculo “Natal Urbano”, por Jimmy P com o Coro Infantil do Conservatório de Música de Barcelos. O dia 15 é dedicado ao espetáculo “Xauxau Dodô”, concerto inserido no Serviço Educativo do ciclo de concertos ‘triciclo’.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt), telefone (253 809 694) ou em gilvicente.bol.pt.
Imagem: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares