Connect with us

Atualidade

Barcelos: Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e Papas de Sarrabulho

Sabores com tradição

Publicado

on

O melhor da cozinha barcelense vai estar nas mesas dos restaurantes do concelho, de 8 a 17 de março, no âmbito da Semana Gastronómica do Galo, que compreende o Fim de Semana do Galo e o Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos, pratos identitários da gastronomia local, que levam à mesa e dão a saborear e a conhecer estas iguarias tradicionais.

O primeiro prato a ser servido, de 8 a 10 de março, nos 40 restaurantes aderentes a esta iniciativa do Município, é o Galo, apresentado à mesa na sua forma gastronómica mais tradicional, “à Moda de Barcelos”, ou seja, recheado, assado e acompanhado com batatas e arroz. Mas também pode usufruir do arroz pica no chão, do galo estufado, ou do galo à Primavera acompanhado com o tradicional arroz de merendeiro.

Já no segundo fim de semana, de 17 a 19 de março, os Rojões e as Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos estão em destaque nos 40 restaurantes participantes.

Esta iniciativa, além de dar a provar os sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando gastronomia, cultura e tradições. Assim, paralelamente às Semanas Gastronómicas, a Câmara Municipal desenvolve um programa de animação que inicia no dia 9, às 10h30, com uma Arruada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Côvo Santa Eugénia, no Centro Histórico de Barcelos. Às 14h00, é a vez da “Rota Criativa do Vinho e da Vinha”, com visita ao Vinho TAU!, em Fonte Coberta. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

No dia 15 de março, às 19h00, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, é a vez de Conversas Vínicas. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

No dia 16 de março, a manhã inicia com uma Arruada pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, no Centro Histórico de Barcelos.

O programa de animação da Semana Gastronómica encerra no dia 17 de março, com o programa Caminhar para conhecer Barcelos “PR4 BCL – Trilho da Poças”, que irá percorrer as freguesias de Creixomil e Mariz, mas também uma pequena parte da U.F de Tamel Sta. Leocádia e Vilar do Monte. A inscrição é obrigatória e limitada para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Restaurantes aderentes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’Armanda (Silva); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Sêmea (Arcozelo); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Faty Ferros (Arcozelo); Fina Mesa (Grimancelos); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Messias (Galegos S. Martinho); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Pérola (Barcelos); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberninha O Chico (Perelhal); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberna Lopes (Gilmonde); Tasca da Ponte (Barcelinhos); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Tropical (Várzea); e Vera Cruz (Barcelos).

Imagem: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas