Atualidade
Barcelos: Reconhecimento de Interesse Público Municipal possibilita obras de ampliação no Campus do IPCA no valor de 30 milhões
Presidente da Câmara aplaude dinamismo da Instituição

A Câmara Municipal de Barcelos deliberou a aprovação de se remeter o Pedido de Reconhecimento de Interesse Público Municipal, solicitado pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, à Assembleia Municipal, decisão que vai permitir a execução de importantes obras no Campus do IPCA, entre as quais, as referentes ao projeto Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (Barcelos CRIC), que engloba a construção e requalificação de edifícios para o Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (B-CRIC), o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia VIC-IPCA – IPCA, Valorization and Innovation Center, o Auditório com 500 lugares; a Residência Académica, o Espaço Multiusos e os Arranjos Urbanísticos dos Espaços Exteriores Envolventes.
Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino, este é mais um passo da “excelente colaboração entre o Município e o Politécnico”, sublinhando que, desde a primeira hora, tem “acarinhado e incentivado o IPCA a desenvolver este projeto, porque se trata de uma iniciativa importantíssima para o desenvolvimento do concelho e da região, potenciando a formação dos jovens em diversas áreas profissionais, nomeadamente nas tecnologias do futuro”. Mário Constantino mostra-se convicto de que esta “colaboração entre as duas instituições é fundamental para o progresso sustentado do concelho e da região”.
Os equipamentos, que o Reconhecimento de Interesse Público vai permitir construir, vão ficar implantados em terrenos da Quinta do Patarro, na freguesia de Vila Frescainha S. Martinho, e terão cerca de 29 mil m2 de área de construção. Com a edificação destas construções, o IPCA prevê a criação de um espaço destinado à investigação e inovação e a construção de um espaço multiusos, com a consequente de ligação do Campus do IPCA ao centro da cidade de Barcelos, tornando este espaço, e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, bons espaços para a mobilidade dos cidadãos de Barcelos, dando, ainda, mais vida ao Campus e à cidade de Barcelos.
Com este aumento da área do Campus, poderá ser concretizada uma das grandes ambições da Câmara Municipal de Barcelos, e refira-se, também do IPCA, que é a construção de um espaço multiusos destinado às atividades económicas, sociais, desportivas e culturais de todos os munícipes do concelho de Barcelos, bem como da comunidade empresarial barcelense e de toda a comunidade académica.
Este Reconhecimento de Interesse Público Municipal abre, também, a possibilidade de o IPCA apresentar a candidatura destes projetos ao quadro regional de financiamento europeu, bem como ao PRR e ao próximo quadro 2021-2027.
Recorde-se que “o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é a instituição pública com maior número de estudantes em regime pós-laboral e a segunda com maior número de estudantes nos cursos superiores profissionais (1.800 estudantes), oferta formativa que surgiu em 2014 e que permite uma especialização profissional em um curso com a duração de 1,5 anos e 6 meses de estágio numa organização, com uma elevada empregabilidade, muito próxima dos 100%. Ao nível da investigação, o IPCA tem três unidades de I&D, com avaliação positiva pela Fundação da Ciência e Tecnologia: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF); o 2Ai (Applied Artifical Intelligence Laboratory) e o ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), este em colaboração com a Universidade de Aveiro e com a Universidade do Porto. Estas três unidades foram reconhecidas pela qualidade das atividades de I&D desenvolvidas, tendo obtido a classificação de Muito Bom, e têm o desafio de executar um plano estratégico para 4 anos, desenvolvendo investigação com impacto para a sociedade e realizada em colaboração com o tecido empresarial e social da região. No seio do sistema politécnico, o IPCA é, hoje, reconhecido pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados excelentes que tem alcançado na investigação aplicada, fruto de um caminho e de uma estratégia bem delineada no passado e eficazmente concretizada no presente. Este reconhecimento resulta de uma visão clara da missão e da visão do IPCA na comunidade, na região e no país, e do seu forte potencial no panorama internacional, bem como de uma forte aposta na valorização do conhecimento, das pessoas e das suas qualificações.”
Campus do IPCA em permanente crescimento
O Campus do IPCA foi construído em terrenos adquiridos pelo Município de Barcelos com uma área de 69.343,00 m2, que foi aumentado em 2018 com a aquisição pelo IPCA de uma parcela de terreno de 15.000,00 m2.
O Campus, em Barcelos, conta já com 11 edifícios: Escola Superior de Gestão; Serviços Centrais (C e A); Centro Investigação em Jogos Digitais; Cantina e Serviços Acão Social; Praxis 21; Escola Superior de Tecnologia; Biblioteca; Mechatronics Factory Lab e Bar do Campus.
A Escola Superior de Design ainda funciona em instalações provisórias, mas prevê-se a sua deslocalização para o centro de Barcelos, logo que sejam concluídas as obras de requalificação em curso no edifício de antiga Escola Gonçalo Pereira, cuja empreitada já se encontra a decorrer.
Foto: IPCA.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca