Connect with us

Atualidade

Barcelos: Programação de março no Theatro Gil Vicente

Maria Rueff, Joaquim Monchique, Mário Laginha, David Bruno, John Mendes, Miguel Gizzas, entre outros, pisam o palco do espaço vicentino já no próximo mês

Publicado

on

O mês de março leva ao Theatro Gil Vicente grandes nomes do panorama nacional. Maria Rueff e Joaquim Monchique apresentam, em Barcelos, “Lar Doce Lar”, o espetáculo que os juntou pela primeira vez em palco. Com o brilhantismo cómico a que já nos habituaram, Maria Rueff e Joaquim Monchique desdobram-se em múltiplas personagens e levam-nos numa viagem atribulada e hilariante pelos quatro cantos deste doce lar. As sessões têm lugar nos dias 11 e 12 de março, às 21h30 e às 16h00, respetivamente.

Ainda no teatro, os mais novos podem assistir à peça “O meu avô consegue voar”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, no dia 5 de março, às 16h00, e, para comemorar o Dia do Pai, no dia 19 de março, a TAFA – Teatro A Flor de Aldriz leva “A Pirata João que perdeu o coração”. Para os mais pequeninos, entre os 9 e os 36 meses, Maria de Vasconcelos dedica-lhes o espetáculo “Met-AMOR-phose”, no dia 26 de março, com dose dupla: às 10h00 e às 11h30. Através da linguagem do teatro de objetos, da música, de ambientes sonoros e do teatro-dança, a atriz e criadora, inspirada no livro “A lagartinha muito comilona”, de Eric Carle, sem recorrer à palavra, conta a história da metamorfose de uma lagarta numa borboleta.

Cinema e Música

No domínio musical, logo no início, no dia 2 de março, às 22h00, com uma carreira de mais de três décadas e estando sempre associado ao mundo do jazz, Mário Laginha apresenta-se em Barcelos num concerto a solo, inserido no Ciclo Jazz ao Largo. No dia seguinte, 3 de março, David Bruno leva ao palco do TGV “um concerto confortável e descomprometido para toda a gente dos 8 aos 80 desfrutar e sair da sala com o coração quente e um sorriso no rosto”. No sábado, 4 de março, Miguel Gizzas apresenta um cineconcerto baseado no seu trabalho literário “Lugar para dois”, finalista do prémio Leya 2018. Ainda na música, há lugar para o concerto “IPCA solidário – voltar a sonhar”, pela Tuna Feminina do IPCA, no dia 10 de março, e, no dia 17, os Gator, the Alligator voltam ao TGV com “Laminar Flow”, disco que encerra a trilogia de lançamentos iniciada em 2018 com “Life is Boring”.

“Fora de Portas”, na Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos, atuam Fugly + Summer of Hate, inseridos na programação trimestral do triciclo.

A sétima arte, trazida pelo Cineclube Zoom, dedica o mês de março a “EO”, de Jerzy Skolimowski, no dia 7; “Annie Ernaux – Os anos super – 8”, de Annie Ernaux e David Ernaux Briot, no dia 14; e “Ursos não há”, de Jafar Panahi, no dia 21 de março. As sessões são às 21h30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

Stand Up, Dança e Serviço Educativo

O barcelense John Mendes regressa ao palco do Theatro Gil Vicente, desta vez, para apresentar o espetáculo “Sofrimências”, nos dias 22 e 23 de março, às 21h30.

O TGV acolhe, ainda no mês de março, o espetáculo “Diferenças”, pelo Nico Dance Studio.

Quanto ao Serviço Educativo, as escolas podem reservar a Oficina “Dom Barom e Madame Arame” (dia 2); e as peças “Arlequim Recicla Assim”, (dia 7); “Auto da Barca do Inferno” (dia 15); “Mundo do José” (dia 21); e “No Escuro” (dia 29).

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

Imagem: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas