Connect with us

Atualidade

Barcelos participa na 1ª mesa transnacional junto com 8 parceiros do projeto Interreg Sudoe LIVHES

Valorização do Património Cultural Imaterial PCI em debate em Valença

Publicado

on

O Município de Barcelos vai participar na reunião da 1ª Mesa Transnacional “La cultura inmaterial como elemento de desarrollo local. El Patrimonio Cultural Inmaterial desde el río Miño transfronterizo“, no âmbito do Projeto LIVHES “Living Heritage for Sustainable Development“, em Valença, na sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho, nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro.

A mesa transnacional será um fórum de intercâmbio e reflexão que se refletirá na análise das boas-práticas identificadas pelos parceiros, para o desenvolvimento de uma metodologia comum de valorização do património imaterial e uma estratégia adaptada a cada região participante e às realidades dos diferentes territórios SUDOE, em colaboração com os principais atores territoriais que administram, divulgam e participam de diferentes manifestações culturais relacionadas a festas, danças, tradição oral ou artesanato.

O projeto LIVHES conta com 9 entidades de Espanha, França e Portugal, e foi aprovado na última convocatória do programa Interreg Sudoe, inserindo-se no eixo 5 “Ambiente e eficiência de recursos”. Tem como objetivo responder a uma necessidade europeia e a um desafio territorial partilhado pelas áreas pouco povoadas do sul da Europa, compreendendo o Património Cultural Imaterial reconhecido pela Unesco como instrumento de desenvolvimento.

São parceiros do Município de Barcelos, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (PT), o Pôle Métropolitain Pays de Béarn (FR), o Institut Occitan de Culture (FR), a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises (FR), a Diputación Provincial de Teruel (ES), a Diputación Provincial de Burgos (ES), a Fundació Institut Català de Recerca en Patrimoni Cultural (ES), e a Universidade Pública de Navarra (ES).

O Interreg Sudoe é a Iniciativa Comunitária para a Cooperação Transnacional Sudoeste em Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Cartaz do evento (Imagem: DR)

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas