Connect with us

Atualidade

Barcelos: Município promove várias atividades na Semana do Ambiente

Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 28 de maio e 7 de junho. É uma semana dedicada, em exclusivo, à Natureza, visando, essencialmente, dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio.

As iniciativas iniciam no dia 28 de maio, a partir das 14h30, com a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas.

No dia 1 de junho, às 10h00, decorre, no Estádio Cidade de Barcelos, o workshop de “Upcycling”, que consiste no reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente.

No dia 2, entre as 9h30 e as 16h30, a Avenida da Liberdade receberá, em simultâneo, diversas iniciativas, caso da Mostra de Produtos Biológicos, com o intuito de divulgar os produtores e comerciantes locais e incentivar o consumo destes produtos; enquanto que, das 10h30 às 13h00 e das 14h30 às 16h00, também decorrem dois workshops: “Introdução à Alimentação Plant-Based” e “A importância dos Polinizadores”.

No dia 3, à 14h30, a Frente Ribeirinha recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos, cujo objetivo é a elaboração de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.

No dia 5, às 8h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – Trilho das lagoas de Enxate”, que consiste numa corrida/caminhada para dar a conhecer o Penedo do Ladrão pelas lagoas de Enxate, num percurso com uma variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, percorrendo o território de Vilar do Monte, Feitos e Vila Cova.

No dia 6 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar. Da parte da tarde, acontece uma visita às instalações do Aterro Sanitário da RESULIMA, em Paradela – Barcelos. O objetivo destas visitas é sensibilizar os munícipes para as questões ambientais e a eficiência da utilização da água, dando a conhecer as várias fases de tratamento, desde a sua captação até ao abastecimento em alta; e sensibilizar para a importância da separação dos resíduos, mostrando as operações de gestão dos resíduos domésticos, o aterro sanitário, o ecocentro e a estação de triagem.                                

A semana termina com “O Planeta Limpo de Filipe Pinto”, no dia 7 de junho, às 14h30, no Theatro Gil Vicente, um espetáculo musical dedicado aos alunos das escolas do concelho com o cantor Filipe Pinto. O objetivo é incutir nos mais jovens, e de forma lúdica, comportamentos mais responsáveis do ponto de vista da proteção ambiental.

Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica e para os workshops, a inscrição é gratuita, mas deverá ser efetuada através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt, indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.

De 1 a 30 de junho, pode ainda visitar a exposição de fotografia “Património Natural de Barcelos”, no Posto de Turismo, e a exibição vídeo “Património Ambiental de Barcelos”, com divulgação online no site do Município de Barcelos.

Imagem: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas