Connect with us

Atualidade

Barcelos: Município distingue meia centena de entidades na I Gala do Voluntariado

Publicado

on

O Município de Barcelos distinguiu 51 entidades na 1ª Gala do Voluntariado realizada no passado dia 06 de dezembro, ao final da tarde, no auditório dos Paços do Concelho. A iniciativa pretendeu reconhecer o trabalho desenvolvido por mais de meia centena de entidades parceiras, no âmbito da Ação Social e Saúde, nomeadamente as instituições do Banco Local de Voluntariado de Barcelos e as entidades dos projetos sociais. 

Depois de dar as boas-vindas aos participantes, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância do evento como “motivador para chamar mais pessoas para esta causa. O voluntariado é o sustentáculo da maior parte das associações, quer sejam culturais, desportivas, recreativas ou sociais. Ao distinguirmos estas entidades, estamos a destacar todas as pessoas que dão parte do seu tempo a causas nobres”.

Mário Constantino Lopes (Foto: CMB)

Assinalando que esta gala foi organizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado (que se assinalou no passado dia 5 de dezembro), o Presidente do Município vincou que esta iniciativa é também “uma forma de destacar os projetos de grande alcance que beneficiam a população barcelense. É importante termos presente que se não fosse essa disponibilidade de sair do egocentrismo para poder dar aos outros oportunidades que de outra forma não teriam, era impossível nós termos as associações e o movimento associativo tão forte que temos em Barcelos. Nós, na Câmara Municipal, sentimos e sabemos bem a diferença que vocês fazem no terreno, porque são os primeiros a confrontarem-se com as necessidades das pessoas e os primeiros a dar passos para encontrar respostas adequadas”.  O autarca concluiu a sua intervenção agradecendo a todos o tempo que investem ao serviço dos outros, assinalando que, dessa forma, “estão claramente a fazer o bem e a desenvolver o nosso concelho e o nosso país”.

No decorrer da 1ª Gala do Voluntariado foi ainda apresentado o Plano Estratégico do Voluntariado em Barcelos (2024-2026), um documento que se constitui como um grande desafio na valorização do voluntariado e dos voluntários no concelho. O evento contou também com momentos culturais proporcionados pelos alunos do Conservatório de Música de Barcelos (Diogo Dias, Hugo Eira e Tiago Mendes), por uma aluna da ARCA (Matilde do Vale Rego) e ainda por Beatriz Pereira da Silva.

A sessão teve a colaboração de alunos da Profitecla e apresentação graciosa de Sandra Veloso Fernandes, da Rádio Barcelos.

Recorde-se que o Município de Barcelos dispõe de diversos programas sociais que visam responder às necessidades da população em situação de grande vulnerabilidade e promover a solidariedade entre os cidadãos. De entre esses programas, destacam-se os direcionados para a saúde, habitação, igualdade, migração e inclusão.

Entidades distinguidas na 1ª Gala do Voluntariado de Barcelos

Casa de Saúde S. João de Deus

Casa de Saúde de S. José

Associação Nacional A.V.C.

Barcelos Sénior

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Barcelos

Amar 21

APACI

Fundação AMA Autismo

APAC

Fibro – Associação Barcelense de Fibromialgia e Doenças Crónicas

SOPRO

Casa do Menino Deus

Grupo de Ação Social Cristã

Sobram Sonhos – Associação AVAR

Junta de Freguesia de Arcozelo

IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

GTV – Grupo Temático do Voluntariado (representante na Rede Social na área do voluntariado)

Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim

Casa do Povo de Alvito

Centro Social e Paroquial de Fragoso

Centro Zulmira Pereira Simões

Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria

Centro Social de Remelhe

Centro Paroquial de Arcozelo

Centro Social e Paroquial de Tregosa

Centro Paroquial de Barcelinhos

Centro Social de Chorente

Associação de Pais e EE da EB1/JI de Perelhal

Associação Perelhal Solidário

Associação Galo Novo

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Barcelos

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Macieira de Rates

Associação Humanitária Rio Côvo St. ª Eugénia

Associação de Voluntários do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos

Clínica Médica Isabel Carvalho

Clínica de Fervença

Bmedical – Clínica Médica e Dentária

Clínica Dentária Smile Up

Angel Smile

A Tua Clínica

Clínica João Pimenta

Centro de Saúde Oral Bom Sucesso

Clínica Médica Dentária Sr.ª da Abadia

Clínica Médica Dentária Filipe Ferreira

Clínica Dentária Dr. Walter Júnior

Oculista Santos

Óptica 2

Salão Ideal Cabeleireiros

Rosa Araújo Cabeleireiros

Fotos: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas