Connect with us

Atualidade

Barcelos: Iniciativa “Prendas para Todos”, da INTENSIFY WORLD, entrega prendas solidárias

Terminou a iniciativa de Natal, com a entrega de 326 prendas em Barcelos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde

Publicado

on

Desde 2020, que a associação INTENSIFY WORLD, de Barcelos, promove a iniciativa “Prendas Para Todos”. Esta iniciativa, de cariz educativo e social, realiza-se todos os anos, durante os meses de novembro e dezembro.

A associação INTENSIFY WORLD entra em contacto com várias instituições com respostas sociais relacionadas com crianças e jovens em risco e solicita a estas que escrevam a sua carta ao Pai Natal. As instituições recolhem as cartas dos utentes e fazem-nas chegar à INTENSIFY WORLD.

Posteriormente, as cartas são organizadas e cada pedido é identificado com um código, nome e presente desejado de forma que não seja possível identificar a pessoa em questão. Após esta organização, é publicada uma lista com todas as crianças e jovens que estão disponíveis para apadrinhamento. Através das redes sociais, de contactos com outras instituições e particulares, a INTENSIFY WORLD tenta angariar padrinhos para todas estas crianças. Depois, são recolhidos todos os presentes e distribuídos por todas as crianças antes da noite de Natal.

Esta iniciativa, que já dura há três anos e conseguiu mudar o Natal de 135 crianças em 2020, 155 em 2021 e, este ano, 326. Este ano, houve algumas novidades face aos anos anteriores. A colaboração do MAXIMO GYM, que se responsabilizou por uma lista que funcionou no próprio ginásio, onde as pessoas poderiam consultar e apadrinhar no próprio local. Esta colaboração e método permitiram aumentar, muito significativamente, o número de padrinhos e madrinhas que participaram na iniciativa. O ginásio BODY&MIND colaborou como ponto de entrega de prendas. Este ano, houve, também, a novidade de se alargar o projeto à Póvoa de Varzim e Vila do Conde, envolvendo, também, instituições dessa área geográfica.

Sendo, assim as instituições beneficiadas envolvidas foram:

• APACI

• APAC

• Casa do Menino Deus

• GASC – Grupo de Ação Social Cristã

• Amar 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21

• Centro Social Abel Varzim

• Centro Escolar de Arcozelo

• CPCJ de Barcelos

• CPCJ de Vila do Conde

• MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual

• Projeto EduK’ARTE-e8G

“O projeto está a tomar o rumo que pretendíamos! Recordo-me de termos idealizado este desfecho em 2020… O objetivo seria envolver, cada vez mais, entidades como ‘angariadoras de padrinhos’ ou como ‘sinalizadoras de crianças’. Conseguimos novas entidades nas duas categorias e atingimos um número excelente, 326! Para muitos, estas foram as únicas prendas que receberam no Natal! Obrigado a todos os padrinhos, madrinhas e instituições que contribuíram e se esforçaram de forma a garantir a entrega das prendas a tempo. Para o ano, contamos com todos vocês e mais que se queiram juntar”, refere Luís Dias, Presidente da associação INTENSIFY WORLD.

Este projeto contou, também, com o apoio de: Junta de Freguesia de Macieira de Rates, União de Freguesias de Chorente, Goios, Courel, Pedra Furada e Gueral, Município de Barcelos, Rádio Barcelos e Rádio Cávado.

Foto: IW.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas