Connect with us

Atualidade

Barcelos: Festa das Cruzes já terminou, mas Feira Popular prolonga-se até ao fim de semana

Mais de 420 espaços no Campo da Feira

Publicado

on

Terminada a Festa das Cruzes, os barcelenses e os visitantes podem continuar a ir a Barcelos porque a animação da Feira Popular vai continuar até terminar o próximo fim de semana.

Depois das enormes multidões de pessoas, que todos os dias das festividades, afluíram a Barcelos, lotando hotelaria e restauração, agora, com mais calma, pode continuar a ir até à cidade, usufruindo da praça da alimentação e do parque de diversões que, até domingo, continuam a animar o recinto do Campo da Feira.

Na edição da Festa das Cruzes deste ano, marcaram presença, no Campo da Feira, mais de 420 comerciantes, divididos, grosso modo, por 240 espaços dedicados aos setores têxtil e calçado, e mais de 70 destinados à alimentação, panificação, doçaria e farturas. Nos produtos hortícolas e frutas, contabilizaram-se 45 comerciantes, enquanto no parque de diversões, perto de 60 carrocéis e outros equipamentos fizeram a alegria de muitos dos visitantes.

Exposições também continuam abertas ao público

Além da Feira Popular há outros bons motivos para visitar Barcelos: Neste momento, os três espaços expositivos mais emblemáticas da cidade acolhem propostas de relevante interesse cultural.

Começando pela componente histórica, o Município de Barcelos e a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz decidiram comemorar, de forma especial, este regresso às festas presenciais com a realização de uma exposição dedicada a parte do espólio do templo do Senhor da Cruz.

“Ouro e Prata na Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz” é o tema da exposição que está patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, até ao dia 29 de maio de 2022.

Juntando arte e religiosidade, a exposição itinerante “Camiños. O camiño e as artes”, na Galeria Municipal de Arte, é uma homenagem à arte no Caminho de Santiago. Conta com trabalhos de 36 artistas, desde esculturas, poesia, obras musicais, dança, fotografia, pintura, ilustração e artesanato.

O Caminho de Santiago foi, e continua a ser, um espaço propício ao desenvolvimento das artes, um verdadeiro expoente de cultura. Esta mostra pode ser visitada até 18 de junho.

Na Biblioteca Municipal, a exposição de ilustração “Raimundo Canta Barcelos”, de Joana Luísa Matos e Susana Lima, pode ser visitada até 31 de maio. A visita permite usufruir de um jogo interativo, onde um pequeno Robot vai explorar as histórias contadas pelo Raimundo, e de sessões de contos contadas por Rui Ramos, nos dias 11 e 23 de maio.

A Torre Medieval acolhe a exposição “O mundo colorido de Mina Gallos”, podendo ser visitada até 5 de junho. A mostra apresenta uma vasta coleção de peças que se diferenciam pela cor e alegria, criatividade e imaginação. As peças ostentam a etiqueta de Figurado de Barcelos certificado, conferindo-lhe uma mais-valia que garante a qualidade e autenticidade.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas