Atualidade
Barcelos: Executivo Camarário reage a polémica com Centro de Vacinação levantada por jornal local
Câmara desmente notícias desse jornal

Em comunicado enviado às redações, e assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, o Executivo Camarário de Barcelos refuta as constantes notícias de um jornal local sobre o Centro de Vacinação, instalado já por este executivo em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, nomeadamente, sobre a suposta falta de condições e o valor pago pelo aluguer, em contraponto com o Centro anterior, montado pelo executivo anterior do PS, em instalações de uma escola privada do concelho, na freguesia de Barcelinhos.
Leia, na íntegra, o referido comunicado:
«Comunicado da presidência
Uma narrativa por muito que seja repetida não altera a realidade dos factos
Não se percebendo as verdadeiras intenções dos consecutivos “ataques” de determinada imprensa, no caso particular do jornal Barcelos Popular, à rápida resposta que o Executivo Municipal deu, aquando da extrema necessidade de (re)ativar um Centro de Vacinação em Barcelos (isto depois de o concelho ter ficado privado desse serviço e os nossos munícipes terem de recorrer a Esposende), a verdade é que, pela terceira vez consecutiva, o referido jornal insiste na construção de uma narrativa que não corresponde à realidade; antes a desvirtua, com a agravante de, desta vez, ter alterado a verdade.
Assim, não pode a Câmara Municipal por mim presidida, deixar de fazer este esclarecimento público, em nome da verdade, do rigor e da transparência, princípios dos quais não abdicamos.
1 – Mais uma vez se reitera que o Centro de Vacinação a funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia foi validado pelos responsáveis do ACES Cávado III, que é a única entidade que tem força legal para o fazer;
2 – De resto, se a entidade que superintende a prestação de cuidados de Saúde Pública e, neste caso concreto, o processo de vacinação não tivesse concordado e validado esse espaço, como é evidente, o mesmo nunca seria ativado ali;
3 – Ao contrário das previsões catastrofistas anunciadas em parangonas jornalísticas, verifica-se que não existe nem nunca existiu caos no trânsito nem no estacionamento, bem pelo contrário, os lugares de estacionamento referenciados pelo município chegam e sobejam para o efeito;
4 – É verdade que, em determinados dias e horas, no início do processo, houve alguns constrangimentos na administração da vacina; mas isso só aconteceu ou acontece no regime de casa aberta, no qual os serviços de saúde não têm possibilidade de controlar o volume de utentes. Mas não tem essa possibilidade ali, como também não teriam noutro qualquer espaço; veja-se o caso dos demais centros de vacinação do país;
5 – Vendo que a narrativa do caos se ficou pelas linhas imprensas veio agora, na edição desta semana, o Barcelos Popular escrever: “Vacinação – Cave do infantário mais cara do que o pavilhão do La Salle”, voltando a reiterar no título, que o Centro não tem condições;
6 – Sobre o valor mensal pago pela Câmara, informa-se que o mesmo é de 2.500 euros mês; enquanto o do La Salle era de 3.000 euros mês; pelo que não se percebe como o jornalista consegue dizer que 2.500 euros é mais do que 3.000. O jornalista baseou-se num documento solicitado à Câmara, no qual são referidos 9.000 euros, não tendo percebido que esse valor dizia respeito a apenas três meses (os inicialmente previstos pelo plano nacional de vacinação). Todavia, como a DGS prolongou esse período por mais dois meses, o anterior executivo fez aprovar duas adendas ao acordo, pelo que, comprovadamente, o valor pago foi efetivamente 3000 euros mês;
7 – Sobre o facto de o Centro não possuir condições para o trabalho que ali está a ser feito, reafirma-se, à exaustão, o que se diz no ponto 1 – “o Centro de Vacinação a funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia foi validado pelos responsáveis do ACES Cávado III, que é a única entidade que tem força legal para o fazer”;

8 – E mais se informa que a Câmara Municipal, ainda na semana passada, reuniu com responsáveis do ACES, tendo estes reafirmado não quererem sair do local onde funciona o atual Centro; bem pelo contrário, referiram que a localização é Central e que está a ser dada resposta à procura dos utentes.
9 – Finalmente, tal como foi referido pela presidência da Câmara no discurso da tomada de posse: “Aceito como natural e até saudável que haja uma linha editorial bem definida e ideologicamente assumida, vejo com simpatia quem assume com elevação e coragem as suas opiniões e convicções. Compreendo e respeito a crítica séria, objetiva e sustentada”. Posto isto, que se reitera, não pode a Câmara Municipal deixar passar em claro que a construção de narrativas torture a verdade; tanto mais que uma narrativa por muito que seja repetida não altera a realidade dos factos.
Barcelos, 04-02-2022
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos
Mário Constantino Lopes».
Fotos: CMB e GM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca