Connect with us

Atualidade

Barcelos: Diogo Valadas Ponte apresenta candidatura à Concelhia local do Partido Socialista

Deputada Anabela Real é candidata às Mulheres Socialistas de Barcelos – ID

Publicado

on

Hoje, pelas 18h30, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no auditório Eng. António Tavares, Edifício J, realizar-se a sessão de apresentação das candidaturas de Diogo Valadas Ponte à Presidência da Concelhia do Partido Socialista de Barcelos e de Anabela Real à Coordenação das Mulheres Socialistas de Barcelos – ID.

Diogo Valadas Ponte é Diretor Geral da Associação Nacional AVC. Membro do Conselho Nacional de Saúde, Vice-Presidente do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora de Saúde e Deputado do Health Parliament Portugal. É, também, fundador e coordenador da Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O candidato apresenta-se aos militantes com a moção “Dar Sentido ao Partido”, procurando fomentar a relação intergeracional, assumindo que” o Partido Socialista de Barcelos precisa de mudar de vida e pode fazê-lo sem abdicar da sua história nem dos princípios e valores”.

Eixos estratégicos

Entre os planos do candidato está a criação de secções concelhias e grupos de trabalho de diferentes áreas, capazes de produzir orientação e pensamento político, associadas a áreas sectoriais.

O candidato irá realizar Jornadas políticas anuais que reproduzam os resultados desse trabalho. Outro eixo forte centra-se no tema da sindicância à militância, percebendo as motivações dos militantes do Partido Socialista de Barcelos.    

Anabela Real exerce, atualmente, a função de Deputada na Assembleia da República. É Vereadora na Câmara de Barcelos desde 2017 e apresenta-se às Mulheres Socialistas de Barcelos com o lema “Por Ti, Por Nós, Por Todas”, com o forte objetivo de “melhorar a vida das mulheres com os instrumentos legais que tiver em mãos para o fazer”.

Imagem: DR.

Eixos estratégicos

Entre os eixos estratégicos mais importantes da sua candidatura está o desenvolvimento de ações e estratégias comuns no Concelho de Barcelos para formar e empoderar mulheres, para o próximo ciclo político autárquico local.

Acompanhar o Plano Municipal para a Igualdade é outras das suas intenções.

A candidata pretende, ainda, conceber e realizar ações de educação e formação para a cidadania junto de diversos públicos do Concelho, em especial na comunidade escolar e sociedade civil, sobre as temáticas da igualdade de género.  Outro dos objetivos é a criação de grupos de trabalho temáticos que estudem, analisem e reflitam sobre as matérias que contribuam para a efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Imagens: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas