Atualidade
Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”
Eva Pinhão Ferreira Silva, do Jardim de Infância de Oliveira, Diego Casanova e Íris Silva, do Centro Escolar de Gilmonde, Margarida Pinto de Azevedo Martins, da Escola Básica Gonçalo Nunes, Ingrid Carvalho Alves, da Escola Básica Gonçalo Nunes, e Inês Sofia Marques Sá, da Escola Secundária de Barcelos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2023 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”. No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Letícia Levy, da Escola Básica de Carapeços, Inês da Silva Chaves, da Escola Básica Rosa Ramalho, Lara de Carvalho Barros, da Escola Básica de Fragoso, e Vítor Laypold Aguiar, da Escola Secundária de Barcelinhos.
O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 91 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.
No final do evento, a vereadora do Pelouro da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, entregou os prémios aos vencedores (livros, um cheque-prenda e um certificado de participação) e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos professores, de que resultou não só num grande número de participantes como em excelentes performances dos alunos que se predispuseram a participar nesta iniciativa.
O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.
Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”
Declamação
Pré-escolar
Eva Pinhão Ferreira Silva, do Jardim de Infância de Oliveira, com o poema “O menino do contra“, de Luísa Ducla Soares
1º Ciclo
Diego Casanova e Íris Silva, do Centro Escolar de Gilmonde, com o poema “Abecedário engraçado“, da autoria do 1º A, do Centro Escolar de Gilmonde
2º Ciclo
Margarida Pinto de Azevedo Martins, da Escola Básica Gonçalo Nunes, com o poema “É fácil trocar as palavras“, de Fernando Pessoa
3º Ciclo
Ingrid Carvalho Alves, da Escola Básica Gonçalo Nunes, com o poema “Na hora de pôr a mesa, éramos cinco“, de José Luís Peixoto
Ensino Secundário
Inês Sofia Marques Sá, da Escola Secundária de Barcelos, com o poema “Esta velha angústia“, de Álvaro de Campos
Poema Inédito
1º Ciclo
“Direitos são nossos!“, de Letícia Levy, da Escola Básica de Carapeços
2º Ciclo
“A menina Luar“, de Inês da Silva Chaves, da Escola Básica Rosa Ramalho
3º Ciclo
“Quando partir“, de Lara de Carvalho Barros, da Escola Básica de Fragoso
Ensino Secundário
“Eu sempre falei com paredes“, de Vítor Laypold Aguiar, da Escola Secundária de Barcelinhos.
Fotos: CMB.
Atualidade
Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.
Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.
O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.
Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.
Foto: PSP.
Atualidade
Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar
No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.
Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação
No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.
Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca