Connect with us

Atualidade

Barcelos: Câmara esclarece que “está a fazer todos os esforços para rentabilizar os Fundos Comunitários”

Em Comunicado da Presidência

Publicado

on

Em comunicado enviado às redações, a Presidência do Município de Barcelos responde a críticas recentes do PS local sobre possíveis perdas de Fundos Comunitários.

Segue, na íntegra, o referido Comunicado:

«Embora compreendendo o dever de escrutínio público que a oposição deve fazer da gestão autárquica que tomou posse no final do ano de 2021, não pode a presidência da Câmara Municipal de Barcelos deixar passar em claro as omissões e inverdades que a atual liderança do PS enunciou em declarações à Comunicação Social.

Assim, para que os barcelenses tenham oportunidade de saber a verdade, esclarece-se o seguinte:

1 – Ao contrário do que diz a liderança do PS, o atual Executivo camarário está a fazer tudo o que pode para evitar perdas dos fundos comunitários. Como é sabido, o quadro comunitário que está em vigor tinha o horizonte 2014-2020. Infelizmente, quando a atual Câmara tomou posse, das principais obras candidatadas a fundos comunitários (Casa Conde Vilas Boas, Ciclovia Urbana, Passadiços do Rio Cávado, Troço Urbano da Ecovia do Cávado, Requalificação Pedonal da Ponte Medieval e Ruas em Barcelinhos), nenhuma delas tinha concurso público concluído. Repetindo: quando o novo Executivo tomou posse, nenhuma dessas obras tinha sequer concurso público de adjudicação concluído. Daí que, não fosse a Comissão Europeia ter deliberado o prolongamento da vigência desse quadro comunitário até ao final do corrente ano, hoje não haveria qualquer obra passível de ser financiada. Portanto, o PS em vez de apontar o dedo aos outros, deveria estar a assacar a si próprio essas responsabilidades.

2 – Perante a situação que encontrou, o novo Executivo municipal considerou prioritário concluir os procedimentos concursais em andamento e arrancar com as respetivas empreitadas o mais rapidamente possível. Paralelamente, encetou conversações com a CCDR-N no sentido de reprogramar algumas dessas candidaturas, justamente no sentido de evitar que se perdessem fundos comunitários. Após conseguir essa permissão, retirou a empreitada de recuperação da Casa Condes Vilas Boas do conjunto das candidaturas a financiar pelos fundos comunitários, afetando o valor desse financiamento a novos projetos, entre os quais o de modernização administrativa e segurança dos sistemas informáticos municipais.

3 – Perante esta realidade – factual e indesmentível – o que a Câmara Municipal está a fazer é correr atrás do prejuízo herdado, pelo que falar de desresponsabilização política só faz sentido se a atual liderança do Partido Socialista estiver a referir-se à gestão camarária de 12 anos do seu próprio partido. 

3 – Finalmente, e também no sentido de repor a verdade, ao contrário do que foi afirmado pela liderança do PS, sempre que uma obra necessita de prolongamento de prazo, esse assunto é levado e votado em Reunião de Câmara, com a devida fundamentação, aliás, obrigatória por lei, pelo que, também aqui, não se entende a crítica formulada.»

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas