Atualidade
Barcelos: Bombeiros de Viatodos celebram 40 anos

Decorreu, ontem (domingo), o ponto alto das comemorações do 40º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos. A convite da direção, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esteve presente na cerimónia e enalteceu o trabalho da corporação, realçando a importância dos soldados da paz na defesa dos bens e da vida dos cidadãos.
Antes, no sábado, na sessão de apresentação de cumprimentos nos Paços do Concelho, a Vereadora Mariana Carvalho também já tinha sublinhado o apoio que a Câmara presta às corporações do concelho.
Relativamente à cerimónia que decorreu em Viatodos, houve os habituais momentos simbólicos, com formatura geral e hastear de bandeiras, tendo-se seguido a entrega de condecorações, e um momento musical pela Academia de Música de Viatodos.
A sessão solene contou também com a bênção de duas novas viaturas e do novo Museu Transparente, onde se pode ver o primeiro carro de bombeiros desta corporação.
Durante a sua intervenção, Mário Constantino Lopes fez questão de destacar duas pessoas muito importantes na vida dos bombeiros locais: Amadeu Lemos, fundador e impulsionador do desenvolvimento da Associação Humanitária; e José Lemos, atual presidente que muito se tem dedicado à causa dos Bombeiros.
O Presidente da Câmara aludiu à grande extensão do território, sendo o maior do país em termos de freguesias e o maior do distrito de Braga, em área, fatores que exigem muito dos três corpos de bombeiros do concelho: Viatodos, Barcelos e Barcelinhos.
“O esforço financeiro que o Município tem feito para ajudar os Bombeiros, não é mais do que ter a noção da responsabilidade de preservar as pessoas e bens e a preocupação da prevenção”, realçou, acrescentando que “as três corporações de bombeiros do concelho estão muito bem equipadas, com muitos voluntários a darem corpo à máxima dos Bombeiros: dar vida por vida”.
Por seu lado, José Lemos, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, fez um balanço do seu mandato (encontra-se de saída) e destacou como principal missão a estabilização das contas da corporação. “Sou um dos fundadores da corporação e já estou há muitos anos nos órgãos sociais. Procurei, nos últimos anos, estabilizar as contas da associação e isso foi conseguido. Saio de consciência tranquila, porque todos os elementos da direção deram o seu melhor”. A terminar, o Presidente dos Bombeiros de Viatodos expressou um desejo: “A prenda que eu mais gostava de deixar à corporação neste 40.º aniversário é que viesse uma direção nova, com uma equipa que tivesse o mesmo carinho que eu tive e tenho por esta corporação. Com trabalho e empenho faz-se muita coisa. É preciso é que haja quem queira trabalhar”, salientou José Lemos.
Durante a sessão, usaram também da palavra Fernando Vilaça, Presidente da Assembleia Geral dos B.V. Viatodos, José Manuel Pereira, Comandante dos B.V. Viatodos, Ana Damasceno, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, e Luís Elias, representante da Liga dos Bombeiros de Portugal.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca