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Barcelos apresenta Estratégia de Mobilidade Integrada do Município

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“A estratégia para a mobilidade na cidade e no concelho de Barcelos assenta em três eixos fundamentais: transportes públicos; modos de mobilidade suave e amigos do ambiente; e estacionamento público e tem como objetivo conjugar e compatibilizar estes eixos de forma a melhorar significativamente a mobilidade no território”. Esta é a síntese apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, no decorrer da sessão pública de apresentação da Estratégia de Mobilidade Integrada do Concelho de Barcelos, que se realizou no Auditório da Biblioteca Municipal e contou com o contributo de diversos especialistas na matéria.

Mário Constantino Lopes aproveitou a ocasião para afirmar que a aposta nos Transportes Públicos é uma aposta ganha, pois devido ao aumento da oferta de linhas e autocarros e à diminuição do preço dos passes implementada pelo seu Executivo, verificou-se um aumento exponencial de passageiros, dados que foram confirmados por José Portelada, Diretor de Operações da TRANSDEV, que traçou o panorama da operação TUBA Transportes. 

Com uma frota de 68 viaturas e 69 motoristas só este ano, de janeiro a julho, já foram validadas 866.000 mil viagens, sendo a previsão de 1 milhão até ao final de 2024.

Antes, já o especialista em mobilidade, Batista da Costa, CEO da Sextante Motriz, tinha referido que a estratégia de mobilidade integrada que Barcelos está a implementar poderá contribuir ainda mais para o aumento do uso do Transporte Público, e potenciará, como complemento, o uso citadino da bicicleta.

É interessante verificar, segundo dados fornecidos por este especialista, que Barcelos tem predisposição para o uso de bicicleta, no desporto e lazer, pois 57% dos barcelenses têm uma bicicleta em casa.

Barcelos passa a ter sistema de bicicletas partilhadas

E é aqui que entra o projeto Tubabike – sistema de partilha de bicicletas, que a partir de amanhã colocará à disposição 200 bicicletas em 40 pontos de partilha, oferecendo uso gratuito até ao final do mês e depois passes que vão dos 5 euros mensais aos 30 euros anuais.

Este sistema e a sua operacionalização foi apresentado por Louis Salamay, Diretor-Geral Adjunto da TRANSDEV Portugal, que considerou que “este será um momento histórico para Barcelos”, que a partir de amanhã, “vai ser referência internacional”, pois sendo uma cidade de média dimensão, terá um sistema “equiparado a Barcelona, Estrasburgo e Berlim”, um sistema que permite que “no centro da cidade, 80% da população esteja, no máximo, a 4 minutos de distância de uma estação de bicicletas”.

Estando criados as infraestruturas e os equipamentos, a Câmara de Barcelos deseja que os mesmos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível.  Para que isso aconteça, vai ser implementado um plano de informação e promoção do uso de bicicletas, tendo Luísa Carvalho, da empresa RAZÃO, enumerado todas as ações previstas realizar ao longo de um período de um ano.

Barcelos é a cidade do país com o maior número de lugares de estacionamento gratuito

No encerramento da sessão de apresentação da Estratégia de Mobilidade Integrada de Barcelos, o Presidente da Câmara fez uma síntese do novo paradigma que se pretende implementar no Município.  Abordando a questão do estacionamento público, segundo eixo estratégico da mobilidade integrada de Barcelos, Mário Constantino Lopes recordou o novo Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho, que contempla 1600 lugares: mil de curta duração e os restantes 600 de média duração, constituindo a regulação do estacionamento pago  “um contributo para uma maior rotatividade nos lugares disponíveis, favorecendo o acesso ao comércio, restauração e serviços, beneficiando não só consumidores, mas também os moradores, estes últimos que, pelas novas regras, têm períodos de estacionamento gratuito”. No entanto, o autarca fez questão de sublinhar que apesar do estacionamento pago ter sido alargado, não existe nenhuma outra cidade que, como Barcelos, tenha tanta oferta de estacionamento e parqueamento gratuito. “Barcelos é mesmo, e continuará a ser, a cidade do país com mais oferta de estacionamento público gratuito”, dando como exemplos: o Campo da Feira, o Parque da zona do Vouga, o parque da Estação de Caminho de Ferro, e o Parque da Central de Camionagem. A estes locais, acrescem os parques periféricos, entre outros, dois no Estádio Cidade de Barcelos, o Parque de Casal de Nil, em Vila Frescainha São Martinho, e as zonas de estacionamento da nova urbanização de Barcelinhos em Santo André e da zona comercial da Quinta do Benfeito. 

Ciclovias Urbanas – o terceiro eixo da estratégia de Mobilidade integrada de Barcelos

Historiando a construção das ciclovias urbanas de Barcelos, o Presidente da Câmara Municipal explicou que houve necessidade de suprimir alguns troços, porque o projeto foi lançado a concurso pelo executivo anterior sem assegurar alternativas de estacionamento em locais muito sensíveis da cidade, casos da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, Avenida João Duarte e Rua da Olivença.

“Perante esse problema, tomamos a decisão política de suprimir os troços da ciclovia naquelas duas Avenidas, e no que respeita à Rua de Olivença optou-se, em alguns pontos, por troços partilhados em que as bicicletas coabitam com os automóveis”.

Explicando que a partilha da via entre automobilistas e ciclistas não é uma invenção do autor do projeto, nem inédito no nosso país, o autarca sublinhou que os especialistas asseguram que essa medida confere mais segurança aos ciclistas, que assim são muito mais avistados pelos automobilistas e também contribui para evitar acidentes, com o abrir de portas ou arranque dos automóveis estacionados à direita.

Evidenciando a convicção de que a mobilidade suave e sustentável será o caminho do futuro, o Presidente da Câmara recorreu a experiências similares: “As mentalidades mudam; embora lentamente, mas mudam. Muitos falam da Holanda dizendo que os portugueses não têm a mesma mentalidade, mas não sabem que até ao ano de 1970 as bicicletas também não eram massivamente usadas. Há até relatos de contestação, mas como se sabe, a mentalidade mudou e hoje a bicicleta é uma das marcas associadas aos Países Baixos”.

Vincando que a opção por meios de transporte suaves e sustentáveis faz caminho em toda a Europa, Constantino Lopes afirmou que Portugal, e Barcelos não podem ficar para trás. “Quando muito se fala de alterações climáticas, descarbonização, poupança energética e qualidade de vida, não podemos ficar para trás e não vamos ficar para trás” assegurou.

Foto: CMB.

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Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia

Centenas de pessoas participaram na caminhada

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“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.

Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal

Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.

Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.

Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.

Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.

Troço Urbano da Ecovia do Cávado

Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.

O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.

Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.

Foto: CMB.

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Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

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A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.

As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.

Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.

Imagem: DR.

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Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

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O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.

A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.

As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.

A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.

Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.

Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.

No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.

“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.

Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.

No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

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