Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “Beethoven no Feminino”
Com direção de Teresa Riveiro Böhm

O protagonismo das mulheres na música de tradição clássica foi diminuto durante séculos. Sabe-se que tal nunca se deveu a falta de talento ou aptidão, antes a condicionamentos de ordem social, moral e política.
A este respeito, o século XX trouxe mudanças extraordinárias, em muitas áreas. Curiosamente, a música clássica é hoje exemplo interessante, em matéria de representatividade de género. Assim acontece neste programa.
Num diálogo com a Sétima Sinfonia de Beethoven, a Orquestra Metropolitana de Lisboa leva a palco a maestrina Teresa Riveiro Böhm para interpretar uma recriação da célebre melodia do segundo andamento daquela sinfonia, com assinatura da compositora sueca Britta Byström. A flautista Janete Santos junta-se em palco para tocar um Concerto que Anne Victorino d’Almeida compôs também na década passada.
Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “Beethoven no Feminino”, dirigida pela maestrina Teresa Riveiro Böhm, acompanhada pela flautista Janete Santos.
Apresentarão A Walk to Beethoven, de Britta Byström; Concerto para Flauta e Cordas, de Anne Victorino d’Almeida; e Sinfonia N.º 7, de Ludwig van Beethoven.
O concerto decorrerá dia 17 de março, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA. Adquira os bilhetes aqui.
Imagem: OML.
Atualidade
Distrito de Lisboa: Fiscalização de licenças de uso e porte de arma resulta em apreensões

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures e com a colaboração do Núcleo de Armas e Explosivos, executou nos dias 13, 14 e 17 de fevereiro, nas zonas de Odivelas, Portela de Sacavém e Camarate, um conjunto de operações de fiscalização de proprietários de armas de fogo que visaram a deteção e apreensão de armas que se encontravam em situação irregular.
No âmbito destas operações, foram fiscalizados oito proprietários de armas de fogo, resultando na elaboração de oito autos de notícia por contraordenação e a apreensão de 3 espingardas semiautomáticas de calibre 12; 5 espingardas de canos sobrepostos de calibre 12; 1 carabina de 9mm; 2 espingardas de canos justapostos de calibre 12; e 1 pistola de calibre .22, afeta a tiro desportivo.
Foto: PSP.
Atualidade
Detido em Faro por Tráfico de produtos

O Comando Distrital da PSP de Faro informa que, durante a tarde de anteontem, através da sua Esquadra de Investigação Criminal de Faro, procedeu à detenção de um suspeito de 58 anos de idade, por tráfico de produtos estupefacientes.
Cientes da perturbação social provocada pela prática do crime de tráfico de produtos estupefacientes nas áreas em que ocorrem, esse Comando e as suas diversas subunidades têm empreendido um esforço permanente no seu combate, quer no âmbito da sua investigação, quer no desenvolvimento de intervenções policiais preventivas nas zonas em que existem informações sobre a sua potencial ocorrência.
Durante a tarde de anteontem, e em resultado de mais uma intervenção policial preventiva, desenvolvida pela Esquadra de Investigação Criminal de Faro nesta mesma cidade, foi detetado um suspeito com movimentações típicas da prática deste crime, tendo sido prontamente abordado pelos polícias intervenientes.
Na sequência desta abordagem verificou-se que se encontrava da posse de cerca de 136 doses individuais de heroína, que assumiu de pronto que se destinarem a ser vendidas a consumidores destes produtos que o procurassem para esse efeito, motivo pelo qual foi detido.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação