Connect with us

Atualidade

Anadia: Município promove ação ambiental

Publicado

on

O Município de Anadia vai promover uma ação ambiental, denominada “Anadia + Limpa, Anadia + Verde” que contará com o apoio de todas as Juntas e Uniões de Freguesia. Esta ação vai decorrer, na semana de 20 a 25 de março, destacando-se várias atividades, desde plantação de árvores nas escolas da rede pública e nas freguesias, terminando com uma grande ação de recolha de lixo por todo o concelho.

Ao longo de toda a semana está prevista a plantação de árvores nas 15 freguesias e em todas as escolas do 1º Ciclo, assim como na Escola EB 2,3 de Vilarinho do Bairro e na Escola Básica e Secundária de Anadia, num total de 28 árvores.

A semana termina com uma ação de recolha de lixo pelas ruas de todas as freguesias do concelho, que irá acontecer, no dia 25 de março, envolvendo a participação de voluntários de associações locais. A iniciativa tem como propósitos, contribuir para um ambiente mais limpo, alertando para a problemática do lixo, sensibilizando assim a comunidade para a necessidade de reduzir a pegada ecológica.

Esta ação ambiental, à semelhança de outras anteriores, será um eco-evento, em parceria com a ERSUC.

Imagem: CMA.

Atualidade

Barcelos: Exposições de Figurado na Torre Medieval e no Posto de Turismo

Publicado

on

A Torre Medieval e o Posto de Turismo de Barcelos recebem, de 24 de maio a 14 de julho, duas exposições de artesanato: na Torre Medieval vai estar patente “Um Figurado com Tradição por António Ramalho”; e, no Posto de Turismo, a mostra “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”.

“Um Figurado com Tradição por António Ramalho”, na Torre Medieval

António Ramalho, nascido em Barcelos em 1969, é filho de Júlia Ramalho e bisneto de Rosa Ramalho, tendo começado ainda na infância a brincar com o barro. A herança da bisavó e da mãe são marcas das suas figuras, pelo recurso a elementos e motivos que elas já utilizavam. Por outro lado, há uma vontade consciente de se afastar dessa herança, procurando desenvolver uma linha singular. É em 2004 que António Ramalho começa a dedicar-se em exclusivo à produção de Figurado, entre a ajuda na produção das peças da mãe e na conceção e execução das suas próprias peças. Vidrados em tons de verde e o recurso ao universo fantástico, povoado por criaturas bizarras, são algumas das características do seu trabalho.

Nesta exposição, António Ramalho apresenta uma produção artesanal sustentada na tradição, ostentando o certificado de “Figurado de Barcelos”, o que confere à sua obra garantia de qualidade e autenticidade.

“Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”, no Posto de Turismo

No Posto de Turismo, o artesão Porfírio Mendes pretende dar a conhecer os seus trabalhos através da exposição “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração”. Esta é a sua primeira exposição individual e, tal como o nome indica, mostra figuras que transmitem o carinho e afeição com que este artesão coloca nas suas peças. São figuras artísticas cheias de cor e movimento, que revelam a vida e as suas circunstâncias, elaboradas sob o olhar de Porfírio Mendes. O artesão utiliza a cortiça como material base, usando rolhas, lixa, cola e tintas no seu processo de fabrico.

As exposições “Um Figurado com Tradição por António Ramalho” e “Porfírio Mendes, um artesão de alma e coração” estão patentes até 14 de julho, na Torre Medieval e no Posto de Turismo. No Posto de Turismo, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00; aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 16h. Na Torre Medieval, pode visitar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Ponta Delgada: Prisão preventiva para suspeito de sete assaltos

Publicado

on

O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Ponta Delgada, deteve um homem, com 28 anos, fortemente indiciado da prática de 7 assaltos cometidos no interior de residências e veículos em diferentes zonas do concelho de Ponta Delgada.

Na sequência de vários episódios relacionados com assaltos ocorridos, em plena madrugada, no interior de habitações e veículos nas freguesias do Livramento, Fajã de Baixo e Ponta Delgada, foram desenvolvidas diversas diligências de investigação, por parte da brigada de serviço permanente da PSP que, permitiram recolher vários indícios que, apontavam para um individuo referenciado pelas autoridades quanto à prática deste tipo de criminalidade.

De acordo com as provas recolhidas pelos investigadores da PSP foi possível perceber que o arguido terá sido responsável pela prática de quatro crimes de furto qualificado, dois crimes de furto qualificado na forma tentada e ainda um crime de furto simples, no âmbito dos quais o suspeito, pelo menos em duas ocasiões, procedeu ao escalamento dos muros das residências para se apoderar de vários objetos com valor que se encontravam no interior das mesmas.

Na sequência da intensa conduta criminosa levada a cabo pelo arguido foram ainda recolhidas várias provas pelos investigadores da PSP que o indiciam não apenas na prática de um crime de furto cometido sobre um veículo estacionado, na freguesia da Fajã de Baixo, mas também quanto a um assalto numa residência pertencente a pessoas com quem o arguido era muito próximo, tendo-lhe sido apreendidos vários objetos que o implicam claramente no crime em investigação.

Perante o avolumar de crimes cometidos pelo suspeito no espaço de apenas dois meses e, face ao aumento da violência utilizada, pelo mesmo, para consumar os assaltos veio a ser detido, fora de flagrante delito, a título urgente, por ordem de autoridade policial.

Após ter sido interrogado por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Ponta Delgada, o arguido, já com antecedentes criminais relacionados com o crime sob investigação, aguardará as ulteriores fases do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores sublinha a rápida e eficaz intervenção operada pela investigação criminal da PSP em virtude de ter cessado a insegurança que o arguido vinha a causar em várias freguesias do concelho de Ponta Delgada, garantido, assim, a proteção da comunidade residente e de turistas que frequentam a capital da Região Autónoma dos Açores.

Imagem: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Operação “Maresia” resulta em 6 detidos e 104 doses de droga apreendida

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, anteontem, das 20h00 às 23h00, em Aveiro, levou a cabo a Operação “Maresia”, sendo o culminar de um processo sobre tráfico de estupefacientes, que se encontrava a decorrer na Esquadra de Investigação Criminal de Aveiro, há já alguns meses.

No decorrer da Operação, foi dado cumprimento a 5 Mandados de Detenção e a 7 Mandados de Busca Domiciliária, tendo sido detidos 6 indivíduos, de idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, tendo um deles sido intercetado em flagrante delito.

A Operação resultou na apreensão de cerca de 104 doses de estupefaciente (haxixe, heroína e cocaína), 170 Euros, 1 soqueira, 1 viatura e 7 telemóveis.

Os detidos irão ser presentes ao Juiz de Instrução Criminal do DIAP de Aveiro, oportunamente, para 1º interrogatório judicial e conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas