Connect with us

Atualidade

Alto Minho Trex regressa à região entre 10 e 17 de fevereiro

Publicado

on

A iniciativa está de volta ao Alto Minho, após a pandemia da COVID-19, um período de seca extrema, seguido de precipitação também extrema, numa semana totalmente dedicada aos fogos florestais em que se realiza também o “Alto Minho FIRECAMP 2023”

“O Alto Minho TREX 2023” é um evento de intercâmbio promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela conceituada organização ‘The Nature Conservancy’, com o apoio dos municípios do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, contando este ano com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços dos Estados Unidos da América.

Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de vários países, estarão reunidos durante sete dias em regime de internato, onde abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS – Incident Command System/ IMT – Incident Management Team), pirometeorologia e gestão do fumo e seus impactos.

Contando com a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, o “Alto Minho TREX 2023”, inicia-se a 10 de fevereiro e decorre até ao próximo dia 17. Nos diversos dias, até ao dia 17 de fevereiro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho e, a 16 de fevereiro, será promovido um workshop dedicado à temática do “Direito no Uso do Fogo”.

Hoje, dia 9 de fevereiro, e amanhã, dia 10, decorre, também, o Alto Minho FIRECAMP 2023, um evento bienal promovido pela CIM Alto Minho e considerado o maior evento nacional dedicado ao estudo dos fogos florestais no contexto dos riscos e das alterações climáticas e que constitui um espaço de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de vários países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas. Esta iniciativa decorre nas instalações da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez.

Esta será uma semana totalmente dedicada ao que melhor se faz ao nível regional, nacional e internacional em matéria de investigação, prevenção e combate aos incêndios, tendo como tónica o uso do fogo e as alterações climáticas.

Ambas as iniciativas, o Alto Minho TREX 2023 e o Alto Minho Firecamp 2023, enquadram-se no projeto ‘Protec|Georisk: Alto Minho 2020’, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

Imagem: CIM-AM.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas