Atualidade
Albergaria: Jornadas do Professor debatem o bem-estar da profissão e premeiam o sucesso académico

As VII Jornadas do Professor, organizadas pelo Município de Albergaria, trouxeram a debate a temática do bem-estar e do equilíbrio emocional na profissão docente.
Numa conversa moderada pelo médico pediatra Mário Branco, e Presidente da Assembleia Municipal, o psicólogo e autor Eduardo Sá analisou a condição atual dos docentes portugueses, partilhando uma visão pouco animadora: “Os professores não são levados a sério em Portugal”, declarou.
Para o psicólogo, “a função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos”. Considera que a infelicidade e a desmotivação se prendem com as condições que lhes são dadas nas escolas, bem como pela falta de respeito e carinho que existe por parte das entidades oficiais e, até, de alguns pais e estudantes.
“Não deveria ser admissível um aluno faltar ao respeito ao professor”, frisou, relevando que não se deve confundir autoridade e autoritarismo. “O primeiro é imprescindível para transmitir confiança e conhecimento aos mais novos”.
Já a ‘coach’ e terapeuta Sandra Dias deixou uma mensagem de esperança com a partilha de várias ferramentas que contribuem para a construção do equilíbrio emocional e a prática da felicidade. Para Sandra Dias, é fundamental desenvolver a inteligência emocional para superar as situações mais complicadas do dia a dia.
“Ouvir a voz interior e tomar consciência do que estamos a sentir permite obter maior clareza sobre o que está a acontecer e tomar melhores decisões, facilita a conexão com os outros, ativa a criatividade e a intuição, reduz o stress e contribui para a criação de crenças mais expansivas. Desenvolver a capacidade de gerar emoções positivas é então o caminho para o bem-estar e a felicidade”, sublinhou.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, abriu as Jornadas da Educação, enfatizando a importância do bem-estar na profissão docente e destacando os vários investimentos realizados na Educação, desde as atividades da Agenda Municipal da Educação até às intervenções de melhoria nas instalações e serviços.
Elencou os investimentos efetuados na requalificação do parque escolar – a criação de novas oficinas na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a beneficiação da Escola Básica de Branca e a execução da nova Escola da Avenida alicerçada em novas práticas educativas que promovem a criatividade e a inovação.
Por sua vez, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, agradeceu a todos os professores por continuarem a acreditar que vale a pena estarem presentes nas Jornadas, esperando ainda que todos os participantes tenham levado consigo uma mensagem de esperança e o desafio de serem felizes e partilharem essa felicidade com os outros.
A conclusão das VII Jornadas do Professor culminou com a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022 – uma distinção que pretende valorizar o trabalho e dedicação dos alunos e alunas do 6º. 9º, 10º 11º e 12º anos do Concelho – e o tradicional almoço convívio. Os momentos culturais que decorreram ao longo da manhã foram proporcionados pelos alunos do Conservatório de Música da JOBRA.
O Cineteatro Alba Cerca foi o palco deste evento, que reuniu 200 participantes no último sábado, dia 15.
Foto: CMAV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca