Atualidade
Albergaria: Jornadas do Professor debatem o bem-estar da profissão e premeiam o sucesso académico

As VII Jornadas do Professor, organizadas pelo Município de Albergaria, trouxeram a debate a temática do bem-estar e do equilíbrio emocional na profissão docente.
Numa conversa moderada pelo médico pediatra Mário Branco, e Presidente da Assembleia Municipal, o psicólogo e autor Eduardo Sá analisou a condição atual dos docentes portugueses, partilhando uma visão pouco animadora: “Os professores não são levados a sério em Portugal”, declarou.
Para o psicólogo, “a função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos”. Considera que a infelicidade e a desmotivação se prendem com as condições que lhes são dadas nas escolas, bem como pela falta de respeito e carinho que existe por parte das entidades oficiais e, até, de alguns pais e estudantes.
“Não deveria ser admissível um aluno faltar ao respeito ao professor”, frisou, relevando que não se deve confundir autoridade e autoritarismo. “O primeiro é imprescindível para transmitir confiança e conhecimento aos mais novos”.
Já a ‘coach’ e terapeuta Sandra Dias deixou uma mensagem de esperança com a partilha de várias ferramentas que contribuem para a construção do equilíbrio emocional e a prática da felicidade. Para Sandra Dias, é fundamental desenvolver a inteligência emocional para superar as situações mais complicadas do dia a dia.
“Ouvir a voz interior e tomar consciência do que estamos a sentir permite obter maior clareza sobre o que está a acontecer e tomar melhores decisões, facilita a conexão com os outros, ativa a criatividade e a intuição, reduz o stress e contribui para a criação de crenças mais expansivas. Desenvolver a capacidade de gerar emoções positivas é então o caminho para o bem-estar e a felicidade”, sublinhou.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, abriu as Jornadas da Educação, enfatizando a importância do bem-estar na profissão docente e destacando os vários investimentos realizados na Educação, desde as atividades da Agenda Municipal da Educação até às intervenções de melhoria nas instalações e serviços.
Elencou os investimentos efetuados na requalificação do parque escolar – a criação de novas oficinas na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a beneficiação da Escola Básica de Branca e a execução da nova Escola da Avenida alicerçada em novas práticas educativas que promovem a criatividade e a inovação.
Por sua vez, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, agradeceu a todos os professores por continuarem a acreditar que vale a pena estarem presentes nas Jornadas, esperando ainda que todos os participantes tenham levado consigo uma mensagem de esperança e o desafio de serem felizes e partilharem essa felicidade com os outros.
A conclusão das VII Jornadas do Professor culminou com a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022 – uma distinção que pretende valorizar o trabalho e dedicação dos alunos e alunas do 6º. 9º, 10º 11º e 12º anos do Concelho – e o tradicional almoço convívio. Os momentos culturais que decorreram ao longo da manhã foram proporcionados pelos alunos do Conservatório de Música da JOBRA.
O Cineteatro Alba Cerca foi o palco deste evento, que reuniu 200 participantes no último sábado, dia 15.
Foto: CMAV.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares