Atualidade
Albergaria com visitas aos moinhos e oficinas de pão este fim de semana

Este fim de semana, dias 15 e 16, o Município de Albergaria promove um conjunto de atividades aos seus núcleos molinológicos, no âmbito do 9º aniversário da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha.
Na manhã de sábado, dia 15, às 10h00, ruma-se em direção à Freguesia de Ribeira de Fráguas para uma visita ao Moinho de Baixo e aos Moinhos da Quinta da Ribeira, que estarão em funcionamento. Uma hora mais tarde, o percurso leva os participantes até à sede da Donaldeia, em Telhadela, onde será dinamizada uma oficina do Ciclo do Pão.
À tarde, sobe-se até Vilarinho de São Roque, Aldeia de Portugal. Após uma visita aos Moinhos do Regatinho às 14h00, será realizada a oficina “Do Moinho à Mesa”. Uma hora mais tarde, parte-se à descoberta dos encantos da aldeia numa visita guiada e, pelas 17h00, tem lugar a atividade “Broa ao Forno”. As doses de energia têm de continuar elevadas pois, às 17h30, haverá uma caminhada guiada pelo PR1 – Trilho do Linho.
Na manhã de domingo, dia 16, o aniversário da Rota dos Moinhos entrecruza-se com o aniversário do Polo de Albergaria-a-Velha do Centro Municipal de Marcha e Corrida. Os caminhantes vão partir (percurso de 7 km) ou passar (percurso de 12 km) pelo Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, onde poderão conhecer o engenho enquanto recompõem energias num ponto de abastecimento. Para quem quiser ficar a descansar junto do moinho, haverá a confeção de Pão com Chouriço a partir das 10h00, numa dinamização da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.
A finalizar o programa de aniversário, na tarde de 16 de abril, as pessoas participantes podem visitar os Moinhos do Porto de Riba (Soutelo – Branca), o Moinho de São Marcos de Baixo (São Marcos – Albergaria-a-Velha), acabando o dia na Atafona do Sobreiro.
As comemorações do 9º aniversário da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha integram a programação geral da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.
Nestes municípios existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.
A Rota dos Moinhos de Portugal propõe-se a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com a criação da Rota, pretende-se estruturar a oferta num produto turístico inclusivo e acessível e integrado que permita aos visitantes uma experiência única.
Prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim, mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente e unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único e identitário das comunidades rurais.
Pretende-se assim potenciar este património tão singular, e diferenciado em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis e que, a médio prazo, poderá constituir-se um atrativo para dinamizar outros territórios que possam aderir à Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.
Foto: CMAV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca