Connect with us

Atualidade

A “Rota da Amizade” junta companheirismo rotário e motard em Viana do Castelo

Publicado

on

O Rotary é uma rede global de profissionais e líderes comunitários que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas e nas suas comunidades. Ajuda a humanidade, há mais de 117 anos, através de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, sempre à procura de criar um mundo melhor. A Missão do Rotary International é servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundiais por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitário.

O Rotary Club de Viana do Castelo, (organização não governamental, integrante de Rotary International) é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto estimular e fomentar o ideal de servir.

Em maio de 2020, o Rotary Club de Viana do Castelo preparava-se para receber a grande Conferência Distrital do Rotary Distrito 1970 no Centro Cultural da cidade. 89 clubes rotários do norte e centro do país que foram sensibilizados pelo Governador José Luís Carvalhido da Ponte, ao longo de 9 meses, a participarem e para os quais estavam preparados recursos e instituições da Viana do Castelo para que fosse um grande sucesso.

Surpreendentemente, foram obrigados a transformar a festa e a comunicação num formato digital devido à pandemia.

Dois anos passados, pessoas e empresas envolvidas numa das atividades que daria cor ao programa, voltam a lembrar que “quem gosta vem… quem ama fica!”, reclamando a realização dessa atividade que fizera sonhar tanta gente.

Apesar da natureza ter obrigado a silenciar os motores, a BENELLI PORTUGAL, através da MULTIMOTO, importador ibérico, a OFICINA DA NACIONAL 203, concessionário oficial da marca em Viana do Castelo, e um grupo organizado de fãs da marca BENELLI – “Benelli TRK 800 / 502 / 502X / 251 – Portugal”, pede ao Rotary Club de Viana do Castelo que volte a organizar o passeio motard pelo Minho.

Num espírito de companheirismo que define os rotários e os motards, o Rotary Club de Viana do Castelo, promove, assim, no próximo dia 10 de junho, um passeio pelas 7 localidades rotárias minhotas: Viana do Castelo, Caminha, Valença, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Serão 161 km de solidariedade que reverterá a favor da reconstrução do Jardim de Infância Girassol, em Cacheu, na Guiné-Bissau, para o qual também a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem colaborado de forma ativa.

A concentração acontecerá a partir das 9h30, no Parque de Estacionamento do Centro Cultural de Viana do Castelo – https://goo.gl/maps/fQsYVDgSLRprk1Gw5 .

Às 10h00, o Padre Vasco Gonçalves, da Paróquia de Nª Sª de Monserrate, junta-se à “Rota da Amizade” para lhes oferecer a oportunidade de fazer a “Bênção dos Capacetes” de todos aqueles que se juntam nesta iniciativa.

A manhã levará a caravana pelas 7 localidades rotárias, onde cada clube é convidado a receber os motards e onde serão feitas paragens de 30 minutos.

Viana do Castelo a Caminha (26,8 km / 31 minutos);

Caminha a Valença (28,6 km / 31 minutos);

Valença a Monção (17,3 km / 20 minutos) – picnic.

O Rotary Club de Monção é parceiro nesta iniciativa e será o anfitrião do evento na hora de almoço.

O almoço será em regime de piquenique. No local será instalado – ao ar livre e junto ao rio – uma infraestrutura com “porco no espeto”. O pagamento será da responsabilidade de cada consumidor. O local é central e permite, para quem preferir, optar por explorar as opções gastronómicas locais.

Pelas 15h00, a caravana volta à estrada até aos Arcos de Valdevez (34,5 km / 42 minutos);

Arcos de Valdevez a Ponte da Barca (5 km / 10 minutos)

Ponte da Barca a Ponte de Lima (22,1 km / 21 minutos)

Ponte de Lima a Viana do Castelo (26,4 km / 33 minutos).

A inscrição é gratuita, em https://forms.gle/1em9xNMsqJ6R6f9c8 .

«Juntos, servimos para transformar vidas!» (Lema do Rotary Internacional 2021/22).

Imagem: RCVC.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas