Connect with us

Atualidade

Junior Tour: Martim Nunes e Maria Salgado triunfam no Projunior Porto&Matosinhos

Seguem na liderança do ranking do Junior Tour

Publicado

on

Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este domingo, na Praia de Leça da Palmeira, a vitória no Projunior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do regressado circuito Junior Tour, que junta os melhores surfistas juniores portugueses na luta pelos títulos de campeões nacionais Sub-20. Nunes, de 18 anos, e Salgado, de apenas 15, carimbaram o triunfo na etapa que marcou o regresso deste circuito, após um interregno de 7 anos.

Após um sábado marcado por algum nevoeiro, que limitou o decorrer da ação, este domingo, a Praia de Leça da Palmeira proporcionou boas condições para os melhores juniores nacionais darem espetáculo, numa prova que esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022. Um dia final que ficou marcado por algumas surpresas, com destaque para as eliminações precoces dos cabeças-de-série da prova masculina e feminina, Joaquim Chaves, que tinha feito as melhores performances do dia inaugural, e Gabriela Dinis.

Do lado masculino, depois de ter vencido os dois heats disputados na véspera, Martim Nunes entrou novamente a todo o gás no segundo dia de ação em Leça da Palmeira, vencendo mais um heat na ronda 3 e também na ronda 4. Nas meias-finais man-on-man, somou 14,50 pontos para superar João Roque Pinho, juntando-se, na final, a Francisco Mittermayer, que venceu um duelo dramático frente a Rodrigo Chaves, decidido por apenas 0,50 pontos.

Suportado por cinco triunfo consecutivos, o jovem surfista da Praia Grande voltou a entrar forte e anotou uma onda de 7 pontos que o lançou na disputa. Na parte final, juntou-lhe uma nota de 6,55 pontos, para somar 13,55 pontos, contra apenas 10,15 de Mittermayer, atual 17º colocado do ranking da Liga MEO Surf. Martim conseguiu juntar, assim, um registo 100 por cento vitorioso à vitória na etapa, garantindo, igualmente, a liderança do ranking do Junior Tour.

Martim Nunes (Foto: Tó Mané/Porto&Matosinhos Wave Series)

“Foi um campeonato muito bom, com ondas boas durante os dois dias”, começou por frisar Martim Nunes. “Acho que todos estavam com vontade de surfar e todos os heats tiveram um nível alto. Senti-me bem ao longo do campeonato, fui fazendo bons heats, o que ajudou-me a ganhar ritmo e confiança. Foi um resultado muito bom para trazer motivação para o Pro Junior Europeu, que arranca já para a próxima semana em Marrocos. Nunca tinha competido neste escalão, porque já há sete anos que este circuito não ia para a água. Pelo que foi muito bom vencer uma etapa. Espero continuar neste ritmo nas próximas etapas do Junior Tour, a fazer bons heats e o resto virá por acréscimo”, atirou.

Já do lado feminino, o nevoeiro apenas permitiu realizar um heat na véspera. Disputa que, curiosamente, foi vencida por Maria Salgado, lançando a jovem surfista de Santa Cruz para uma grande performance nas ondas do Porto, ela que, tal como Martim Nunes, venceu todas as baterias em que entrou. Depois de superar a ronda 2, seguiu-se um triunfo sólido frente a Benedita Teixeira nas meias-finais woman-on-woman, com Erica Máximo a vencer a outra meia-final frente a Constância Simões.

Apesar de Erica Máximo, atual número 9 do ranking feminino da Liga MEO Surf, chegar à final num grande momento, Maria Salgado conseguiu gerir melhor a bateria e carimbar um dos triunfos mais importantes da carreira. A jovem surfista do Oeste somou 12,60 pontos, superando os 9,50 da adversária, para sair na liderança do ranking feminino do Junior Tour.

Maria Salgado (Foto: Tó Mané/Porto&Matosinhos Wave Series)

“O campeonato correu-me muito bem”, começou por afirmar Maria Salgado. “Consegui vencer todos os heats em que entrei e estou muito feliz por ter vencido o campeonato. Em relação a este circuito, espero continuar a passar heats e tentar lutar pelo título. O meu objetivo no surf passa por evoluir e tentar divertir-me ao máximo nos campeonatos. A curto prazo gostava também de poder representar a Seleção Nacional no Mundial Júnior que se aproxima”, admitiu.

Martim Nunes e Maria Salgado partem para a próxima etapa na liderança do ranking e muito bem lançados na luta pelos títulos nacionais Sub-20. Depois do Porto e Matosinhos, o Junior Tour segue viagem para as ondas de São Jacinto, em Aveiro, onde se realiza a segunda e penúltima etapa do circuito, a 2 e 3 de julho. A terceira e decisiva etapa acontecerá em novembro, em data e local ainda a definir.

Resultados Projunior Porto&Matosinhos:

Final masculina: Martim Nunes 13,55 vs. Francisco Mittermayer 10,15

Final feminina: Maria Salgado 12,60 vs. Erica Máximo 9,50

Melhor onda masculina: Joaquim Chaves, 9,50 pontos na Ronda 1

Melhor onda feminina: Maria Salgado, 8,75 pontos nas meias-finais

Melhor score masculino: Joaquim Chaves, 17 pontos na Ronda 1

Melhor score feminino: Maria Salgado, 13,75 pontos nas meias-finais

A primeira etapa do Junior TourProjunior Porto&Matosinhos esteve integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e da MEO.

Fotos: Tó Mané/Porto&Matosinhos Wave Series.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas