Connect with us

Cultura

Viana do Castelo: Maratona Cultural angariou 5.000 euros a Favor do Povo Ucraniano

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou, hoje, ao cantor popular Augusto Canário, e ao Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, o cheque solidário, no valor de 5.000 euros, que resultou da Maratona Cultural a Favor do Povo Ucraniano. A verba angariada com o evento solidário foi emitida à ordem da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará o devido encaminhamento para a causa ucraniana.

O autarca agradeceu, em nome do Município e dos colaboradores, a Augusto Canário por ter tido esta iniciativa solidária. “Felicitámo-lo pela generosidade e pela demonstração de humanismo que, de forma imediata e com grande lucidez, lhe permitiu pensar em unir esforços para apoiar o povo ucraniano”, frisou o edil.

Luís Nobre assegurou que o artista, “com o seu envolvimento e capacidade de organização, despertou consciências para unir a comunidade em prol desta causa”. “Esta é também uma forma de fazermos pressão para que a Rússia permita que o povo da Ucrânia volte a viver em paz”, realçou o autarca.

Augusto Canário agradeceu a todas as entidades e empresas envolvidas na promoção desta maratona cultural, “mas, fundamentalmente, a todos aqueles que quiseram participar e que apareceram para atuar ou cantar e a todos aqueles que compraram bilhete e, assim, foram solidários”.

“Queremos retribuir à humanidade o que a humanidade nos dá e, neste caso, quisemos ajudar um povo que está a ser massacrado”, considerou o artista.

Já o Presidente da Junta de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, afirmou ser “um orgulho” ter como “embaixador” um artista que “está sempre disponível para causas diversas”.

O evento, organizado por Augusto Canário, Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e Câmara Municipal, aconteceu no passado sábado, na Praça da Liberdade, e apresentou um leque de artistas vindos de todo o país para apresentar música tradicional e clássica, DJ’s, folclore, cantares ao desafio, poesia, fado, entre muito mais.

Recorde-se que, em março passado, a Câmara Municipal aprovou um Fundo de Apoio Humanitário ao Povo Ucraniano no valor de 100 mil euros. De acordo com a proposta apresentada pelo autarca vianense, esta verba será utilizada para os apoios “que serão necessários a curto prazo, nomeadamente do plano de acolhimento”.

A autarquia também se mostrou disponível para receber até 100 refugiados vindos da Ucrânia, em articulação com as autoridades nacionais, tendo já recebido várias dezenas de cidadãos.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos. “Um abraço entre o religioso e o profano” na Festa das Cruzes 2024

Publicado

on

Está tudo pronto para o arranque oficial da Festa das Cruzes, que acontece já amanhã.  A cidade está engalanada, a feira popular já há dias que regista grandes enchentes, na Frente Ribeirinha, o palco aguarda grandes concertos, o lugar do costume do “Bamos às Cruzes” prepara-se para noites de grande vibração, enfim, a cidade e o concelho estão de braços abertos para receber quem vem à primeira grande romaria de Portugal.

Falar da Festa das Cruzes é falar da união perfeita entre tradição e animação, num casamento que une o religioso e o profano, numa boda que leva à mesa perdão, que leva à rua centenas de milhares de pessoas. Como diz o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “a Festa das Cruzes é a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade, um momento que exalta as tradições, a cultura e a hospitalidade dos barcelenses, conjugando tudo isso com um programa abrangente, diversificado e do agrado de todos os que participam na festividade”.

Este ano, a Festa das Cruzes volta a ser organizada pelo Município barcelense, em colaboração com a EMEC, a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Barcelos, e este ano volta a ter um programa que promete arrastar multidões ao centro desta histórica cidade.

Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia e seis sessões de fogo de artifício prometem noites memoráveis

Além da componente religiosa, esta festividade tem sempre um intenso programa de animação, de onde sobressaem os concertos musicais. E, este ano, não foge à regra: os amantes dos concertos e da música ao vivo podem acampar em Barcelos, durante quase uma semana, porque o cartaz da Festa das Cruzes volta a ter grandes nomes da música nacional. Xutos & Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia prometem quatro noites memoráveis no recinto da Frente Ribeirinha, que tem capacidade para acolher cerca de 20 mil pessoas. 

Além destes quatro grandes concertos, no palco Barcelos, instalado na Avenida da Liberdade, a prata da casa está representada pelas Bandas M&M e Belcanto. Mas o programa de animação e recreação inclui Bandas no Coreto, Programa “Aqui Portugal” da RTP, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com atividades associadas, Festival Luso-Galaico, Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.

Grande destaque também para os típicos arraiais minhotos e as respetivas sessões de fogo de artifício. São seis grandes sessões de pirotecnia que incluem: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago; Fogo das Cruzes; Fogo da Ponte e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional.

Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais

São seis dias de festa. De manhã até madrugada fora, a dificuldade está em ter tempo para ver e desfrutar de todas as atividades.

Vamos dar-lhe uma ajuda. No plano religioso, destacam-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que sai à rua no dia 3 de maio, feriado municipal, e se constituiu como a grande manifestação de culto das festividades.

Uma vez mais, a procissão vai contar com as Cruzes das 89 paróquias do concelho. Antes, haverá celebração da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, local onde estarão expostos, a partir do dia 30 de abril, os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, outro ex-líbris das Cruzes.

Feira Popular em grandes números

Instalada no recinto do Campo da Feira e no Parque da Cidade, a Feira Popular regista este ano um recorde de participações, nomeadamente no que respeita à Praça de Alimentação. Ao todo, estão instalados, na Festa das Cruzes, 463 operadores.

Feira Popular – 463 operadores

Feirantes e Stands Diversos – 300

Praça da Alimentação – 60 stands

Parque Diversões – 50 operadores

Máquinas Agrícolas e Automóveis – 30 stands

WC’s – 36

Autocarros nas Freguesias e na Zona Urbana: Festa das Cruzes com reforço de TUBA e viagens gratuitas

Mais linhas, mais autocarros e viagens gratuitas. Este ano, o Município de Barcelos alargou o plano de mobilidade para o período da Festa das Cruzes.  Além do TUBA urbano “especial Vai e Vem”, a Câmara Municipal estendeu a oferta TUBA a todo o concelho, com o serviço TUBA “freguesias especial”. Além disso, há 26 parques de estacionamento com capacidade para mais de cinco mil viaturas.

Comboios com mais oferta de lugares e paragem do comboio Celta

A CP – Comboios de Portugal também se associa à Festa das Cruzes e, no feriado do dia 1 de maio, vai alargar a oferta de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853, 830, 831 e 856. No dia 03 de maio, dia de feriado municipal, também haverá oferta alargada de lugares disponíveis no serviço Inter-regional 853 e 830. Além da maior oferta de lugares, a CP informa que, nesses feriados de 1 e 3 de maio, o comboio celta 420 e 423 terá paragem na estação de Barcelos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos assinala Semana da Família

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, de 13 a 19 de maio, o programa “Afetos em Palco”, iniciativa que se enquadra no âmbito da celebração da Semana da Família. No decorrer da programação, serão realizadas diversas ações socioeducativas e culturais sobre temas como afetos, amor, união, intergeracionalidade, interculturalidade, inclusão, saúde e estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa, dirigida a toda a comunidade, desenvolve-se nos equipamentos municipais e nas escolas e instituições do território com projetos nesta área. Acontece no contexto do trabalho de proximidade, programas e respostas sociais, apoio e valorização das famílias, que o Município tem vindo a desenvolver, no sentido de corresponder às prioridades da comunidade do concelho.

A programação deste ano da Semana da Família conta, entre outras ações, com um ciclo de encontros, atividades abertas à família, tertúlia e peddy-paper.

Recorde-se que o Município de Barcelos, no contexto das políticas familiares, tem sido distinguido nos últimos anos com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Atualmente, o Município Barcelos integra também a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.

Para mais informações e inscrição nas atividades da Semana da Família, contacte o Gabinete de Solidariedade Social, Família e Voluntariado, através do telefone 253809600, ou através do e-mail: acaosocialesaude@cm-barcelos.pt.

Programa completo

De 13 a 17 de maio – Ciclo de Encontros “Afetos em Palco”, nas escolas do concelho de Barcelos, com dinamização de sessões sobre o tema, envolvendo a comunidade educativa e a participação de entidades do território na apresentação de boas-práticas.

Dia 16 de maio – Tertúlia “Família, Afetos, Saúde Mental”, pelas 21h00, no Auditório Municipal dos Paços do Concelho, com a participação de oradores convidados para o desenvolvimento do tema: António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Célia Barbosa, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Dia 18 de maio (sábado) – Encontro no Theatro Gil Vicente, pelas 9h30, (acolhimento aos participantes). 

Peddy-Paper Afetos em Palco

O Peddy-Paper realiza-se no Centro Histórico de Barcelos. Os participantes terão a oportunidade de visitar em família, monumentos e espaços culturais, num percurso cheio de desafios e dinâmicas, na companhia da Banda Plástica de Barcelos. O acolhimento aos participantes está marcado para as 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Através de desafios criativos são promovidos laços familiares e aprofundado o conhecimento do património de Barcelos.

No final do Peddy-Paper será realizado um lanche convívio entre todas as famílias participantes.

Equipamentos Municipais abertos à família

Promover o acesso das famílias a ações e equipamentos municipais, valorizando a atividade do Município enquanto “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Centenário da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense assinalado com exposição e espetáculos

Publicado

on

A Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, de Castro Marim, vai celebrar o seu 100º aniversário no dia 4 de maio, tendo o Município de Castro Marim preparado uma exposição na Casa do Sal e um programa cultural.

O aniversário vai iniciar-se com uma receção do grupo local às bandas convidadas, a Filarmónica Artística Pombalense e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, na Casa da Música pelas 10h30, seguindo-se uma arruada pelas ruas da vila de Castro Marim, cumprimentando entidades, sócios e população.

Esta exposição, concebida pelo Município e intitulada “100 memórias – 100 anos da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense”, pretende recordar o nascimento deste importante grupo a 4 de maio de 1924 e será inaugurada pelas 15h00, contando com um acervo da própria sociedade e de particulares, que cederam registos documentais e objetos.

A Casa do Sal vai contar a história da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, retratada através de objetos antigos como bandeiras, fardas, divisas, instrumentos e recortes de imprensa.

O dia do aniversário culimará com atuações da Banda Musical Castromarinense, da Filarmónica Artística Pombalense e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, na Casa do Sal, pelas 15h30.

A exposição ficará patente durante cerca de dois meses e será enriquecida com a realização de várias atividades, encontros e ensaios in loco.

Este 100º aniversário será assinalado ao longo de todo o ano, estando já agendado um concerto a 24 de junho, Dia do Município de Castro Marim, com a participação da banda portuguesa UHF, no Revelim de Santo António.

A participação desta sociedade na vida social, cultural e recreativa de Castro Marim teve um profundo impacto na comunidade durante várias décadas, tendo ganho dinâmica com a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, que celebra este ano o seu 50º aniversário.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas