Connect with us

Atualidade

Odivelas e Pontinha: PSP faz sete detidos por furtos de componentes de automóveis

Outras ocorrências na área de ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, nos dias 30 de março e 01 de abril, procedeu à detenção de seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 47 anos de idade, por serem suspeitos da prática de crime de furto de catalisadores e baterias.

No dia 30 de março, junto à Estação do Metropolitano de Odivelas, foi visualizado o suspeito junto a uma viatura, da qual retirou a bateria que colocou na viatura que conduzia e onde se encontrava uma mulher.

Por haver suspeitas que a bateria automóvel colocada na mala da viatura dos suspeitos poderia ser furtada, os Polícias, depois de devidamente identificados da qualidade de Agentes de Autoridade, deram ordem de paragem à viatura onde se faziam transportar os suspeitos, tendo o condutor ignorado essa ordem por completo e encetado fuga com uma clara intenção de se furtar à abordagem policial, acabando por embater noutra viatura que se encontrava estacionada no referido parque. Intercetada a viatura e os suspeitos foi possível encontrar na sua posse, mais concretamente na mala do veículo três baterias de automóveis e várias ferramentas, utilizadas habitualmente por mecânicos, as quais serviram de apoio para a concretização do furto. No interior do parque de estacionamento foram detetadas três viaturas sem bateria.

Os suspeitos foram detidos, constituídos arguidos, sujeitos a Termo de Identidade e Residência e notificados para apresentação a interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte/Loures, para efeitos de aplicação de medidas de coação.

No dia 1 de abril, pelas 11h00, na zona da Pontinha, os Polícias intercetaram dois suspeitos no momento exato em que procediam ao corte do catalisador, tendo sido apreendidas aos suspeitos as ferramentas utilizadas para a pratica deste tipo de ilícitos, nomeadamente uma rebarbadora elétrica.

Ambos os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Loures, ficando a aguardar julgamento sob Termo de Identidade e Residência.

No mesmo dia, os polícias, junto à Estação do Metropolitano de Odivelas, visualizaram uma viatura com os suspeitos no seu interior, em marcha lenta, percorrendo todo o parque de estacionamento, ficando imobilizada em segunda fila. Do interior do veículo saiu um suspeito que se colocou junto a um dos veículos ali parqueados, posicionando-se por debaixo do veículo, enquanto os restantes tomaram uma atitude vigilante, postura que foi considerada suspeita pelos Polícias.

A aproximação dos Polícias alertou os indivíduos, sendo que o que se encontrava debaixo do veículo, o abandonou de imediato, sendo visível que era possuidor de uma serra elétrica (serra rebarbadora), sendo audível um som metálico em todo semelhante ao corte de material metálico com uma serra elétrica, o qual se juntou aos outros dois indivíduos e, após se introduzirem na viatura iniciaram de imediato a sua marcha no intuito de abandonar o parque de estacionamento.

Na posse dos suspeitos foi localizado e apreendido, uma rebarbadora a bateria com disco acoplado e vários outros discos. Os objetos apreendidos foram encontrados ocultos no interior do forro dos bancos da viatura.

Os suspeitos foram detidos, constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência e notificados para apresentação a interrogatório Judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte/Loures, para efeitos de aplicação de medidas de coação.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 05 de abril, procedeu à detenção de um homem, com 54 anos de idade, condutor de viatura de transporte de passageiros (táxi), por ser suspeito da prática do crime de especulação.

A detenção por especulação resulta da cobrança de serviços de transporte de aluguer, em que os motoristas alteram o valor monetário do transporte, recebendo mais do que o estipulado (no caso em concreto, para uma corrida de 17 euros cobrou 29 euros (12 euros a mais sobre o preço real). O suspeito é reincidente e durante a detenção ameaçou os Polícias.

O detido, em flagrante delito, foi constituído arguido, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para comparecer em Tribunal.

A viatura táxi foi, cautelarmente, apreendida, aguardando-se apreciação de entidade judicial.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas