Atualidade
GRAPHICSLEADER fatura 26,6 milhões euros em 2021 como parte da HINOJOSA
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/03/Graphicsleader-dr-e1648566323459.jpg)
A GRAPHICSLEADER, referência do setor do packaging em Portugal e adquirida pelo grupo espanhol HINOJOSA no início de 2020, fechou 2021 com uma faturação de 26,6 milhões de euros, 8% acima do que no período anterior. O crescimento orgânico nos principais clientes, o crescimento no setor não-alimentar e a atualização de preços de venda foram essenciais no contexto de um ano marcado por um aumento de custos sem precedentes.
O seu posicionamento no mercado português, onde é líder no negócio de embalagens em cartolina e em micro-canelado e fornece as principais marcas europeias, contribuiu para reforçar significativamente a presença dos produtos da HINOJOSA no mercado europeu. A sua forte atividade exportadora é de realçar, já que mais de 40% da sua produção se destina aos mercados internacionais.
As aquisições da GRAPHICSLEADER e a da ALLARD EMBALLAGES em 2021 foram os marcos iniciais da internacionalização da HINOJOSA, contribuindo para a vocação do grupo de se converter num ator importante no setor do packaging sustentável no sul da Europa.
HINOJOSA fatura 644 milhões de euros
O HINOJOSA PACKAGING GROUP fechou 2021 com uma faturação total de 644 milhões de euros, 49,7% acima do que no exercício anterior. O aumento da procura de bens de consumo, a preferência dos clientes por utilizarem cada vez mais embalagens sustentáveis e o constante incremento do e-commerce foram fatores essenciais neste exercício.
Num ano caraterizado pelo aumento significativo de custos em todas as indústrias e pela recuperação económica, a HINOJOSA continuou a apostar na especialização, na inovação e na sustentabilidade, alavancas essenciais para o seu crescimento.
Sustentabilidade em toda a cadeia de valor
A HINOJOSA promove o impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades em que opera através de um modelo de Economia Circular. Em 2021, conseguiu uma redução de 40% na sua pegada de carbono, através da instalação da primeira unidade de produção solar fotovoltaica para autoconsumo em Córdoba, através da implementação de um sistema de tratamento de biogás e através da instalação de uma caldeira de biomassa na sua unidade de Sarrià de Ter.
Assim, a HINOJOSA foi a primeira companhia espanhola dos setores do packaging e do papel a receber a certificação ‘Residuo Cero’ em duas das suas unidades: a HINOJOSA PAPER ALQUERÍA e a HINOJOSA PACKAGING XÀTIVA, cuja valorização de resíduos é superior a 98%.
O grupo continua a ampliar o seu programa de descarbonização e de certificação a outras unidades.
Inovação como resposta à incerteza
O HINOJOSA PACKAGING GROUP continuou a apostar na inovação durante 2021 através do desenvolvimento da Barket, uma barqueta termosselável de cartão para o mercado agrícola, produto que foi referenciado nos WorldStar Awards pelo menor impacto no meio ambiente; e o Ecogrip, uma solução de cartão canelado que é uma alternativa de relevo ao filme plástico utilizado para embalar garrafas.
Na sua missão de contribuir para a criação de melhores oportunidades laborais, o grupo inovou ao dinamizar um Ciclo de Formação Profissional Dual, especializado em Impressão Gráfica e reconhecidamente pioneiro em Espanha. Esta iniciativa tem como objetivo profissionalizar o setor do packaging através de formação específica e favorecer a inserção laboral e imediata dos 25 alunos que o curso tem atualmente.
75 anos a acrescentar valor ao que temos dentro
Em 2022, a HINOJOSA celebra 75 anos de percurso com um compromisso de excelência sustentável com cada cliente, proporcionando-lhes soluções flexíveis e ágeis na área de packaging, que acrescentem valor ao seu negócio e proporcionem a máxima satisfação com os seus produtos.
O objetivo partilhado da HINOJOSA é aumentar o bem-estar comum com soluções sustentáveis de embalagem, incentivadas por valores como a aposta na inovação contínua, a proximidade e relação de confiança com o cliente e a excelência em todas as suas atividades.
Foto: HINOJOSA.
Atualidade
Funchal: PSP faz uma detenção e duas apreensões de droga
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Apreensao-Almirante-Reis-e1738937500263.jpg)
A PSP do Funchal realizou, no dia 05 de fevereiro, uma rusga na Zona Velha, tendo detido um homem com 21 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de tráfico de estupefacientes. Foram-lhe apreendidas 24 doses de “haxixe” e 54 doses de “ecstasy”.
De igual forma, identificou um homem, com 18 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de tráfico de estupefacientes. Foram-lhe apreendidas 65 doses de “bloom”, assim como Identificou e conduziu um menor, com 15 anos, à Fundação “Aldeia da Paz” – Machico, em cumprimento de mandado judicial.
O detido foi presente a 1º interrogatório judicial ontem, ficando sujeito a Termo de Identidade e Residência.
O identificado foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência, para apresentação na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Dois detidos por burla qualificada
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Foto-II-e1738937443734.jpg)
A Divisão de Investigação Criminal do Porto, por delegação de competência, desenvolveu a investigação de inquérito criminal pela prática de diversos crimes de burla qualificada.
Na sequência dessa investigação, no passado dia 05 de fevereiro de 2025 foram detidos dois cidadãos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com 26 e 23 anos respetivamente. Estas detenções são o culminar de uma investigação que já durava há alguns meses, desde julho de 2024, e resultam do cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos por autoridade judiciária.
No decurso da investigação, a PSP apurou que os suspeitos atuavam em comunhão de esforços, de acordo com um plano previamente delineado, e que na sua essência consistia no anúncio, em plataformas digitais de compra e venda de artigos, de relógios de marca de luxo (Rolex). Os relógios anunciados eram contrafeitos, e o intuito dos suspeitos visava a troca destes por relógios de marca de luxo originais ou por viaturas automóveis.
Assim, no momento da concretização do negócio, os suspeitos, astuciosamente, faziam as vítimas crer que o artigo que lhes era apresentado era original, acabando por concretizar o negócio acordado e proceder à troca dos artigos em questão. Uma vez que os suspeitos atribuíam sempre um valor superior ao artigo contrafeito que estavam a oferecer e procuravam relógios ou automóveis de valor mais baixo do que aquele artigo, tiravam, ainda, proveito de uma determinada quantia monetária como compensação pela suposta diferença patrimonial. Posteriormente, procediam à venda dos relógios originais ou viaturas adquiridas, obtendo assim largos proventos financeiros.
Durante a investigação, recuperaram-se 3 relógios originais que haviam sido obtidos nas burlas, com valor total a rondar os 30 mil euros. Foram, também, apreendidos 7 relógios contrafeitos, em tudo bastante similares aos originais, o que levava as vítimas a acreditar na veracidade do negócio, 4 viaturas automóveis de valor comercial considerável (BMW X5, BMW 318 clássico, Mercedes SL500, Land Rover), e uma quantia monetária. Os lucros das burlas em investigação renderam aos suspeitos um valor aproximado de 100 mil euros.
Um dos suspeitos já havia sido identificado em situações similares, e ambos atuavam em todo o território nacional, com maior incidência na zona de Lisboa, contudo, a investigação em curso é relativa a factos ocorridos na zona do Porto, Lisboa, Leiria e Olhão.
Os detidos foram presentes no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva ao cidadão do sexo masculino e apresentações diárias ao cidadão do sexo feminino.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Cinco detidos por roubo
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Foto-I-e1738937381506.jpg)
No dia 5 de fevereiro, pelas 23h20, na cidade do Porto, a 1º Divisão Policial procedeu à detenção de cinco homens, sendo quatro portugueses e um brasileiro, com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos de idade, que em conjugação de esforços praticaram um crime de roubo contra dois estudantes de 20 anos.
Os factos ocorreram junto ao metro do polo universitário, tendo um dos suspeitos abordado dois estudantes com o pretexto de lhes pedir cigarros, tendo os mesmos indicado que não fumavam, seguindo ambos o seu caminho. Nesse momento, o suspeito efetuou uma rasteira a um dos estudantes e, de seguida, os restantes suspeitos rodearam-nos e enquanto alguns empunhavam navalhas e facas e os ameaçavam, os outros retiraram os pertences das vítimas, tais como telemóveis, relógios, carteiras e dinheiro.
Uma das vítimas resistiu ao roubo e foi agredido com socos por um dos suspeitos. Após o roubo, os indivíduos colocaram-se em fuga pela estação de metro do polo universitário.
A PSP, ao ter conhecimento do crime que acabara de acontecer, imediatamente acionou diversos meios e com recurso a meios tecnológicos efetuou o seguimento dos suspeitos, tendo intercetado quatro suspeitos na estação do metro do Marquês e um outro na estação do metro Faria Guimarães.
Os suspeitos foram intercetados com o produto do furto avaliado em cerca de 2500 Euros, bem como com as armas brancas utilizadas na prática do crime.
A intervenção imediata da PSP e o recurso à videovigilância foram essenciais para identificar e deter os suspeitos.
Aos detidos, após terem sido presentes à Autoridade Judiciária competente, foi-lhes aplicado a medida de coação de prisão preventiva para dois suspeitos, obrigação de permanência na habitação para outros dois suspeitos e apresentações diárias para o outro suspeito.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação