Connect with us

Atualidade

Anadia mostra-se na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

Inicia esta quarta-feira, dia 16 de março

Publicado

on

O Município de Anadia dá-se a conhecer, uma vez mais, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O certame abre ao público esta quarta-feira e decorre até ao próximo domingo. Termas, Desporto, Gastronomia e o Enoturismo são os principais produtos que farão parte da “montra” de Anadia na maior feira internacional sobre Turismo que se realiza em Portugal

Anadia vai estar em grande destaque na edição deste ano, como Município Convidado da BTL 2022, ocupando um espaço de maiores dimensões (108m2), numa zona mais central, concebido para ser um espaço de trabalho, dinâmico, onde os vários agentes e operadores turísticos do concelho poderão divulgar e promover os seus produtos, bem como realizar reuniões de trabalho.

Provas de vinhos, com a presença de produtores, e degustação de produtos endógenos e doçaria, são algumas das ações de promoção que o Município vai levar a efeito no decorrer da BTL. Serão, também, divulgados os principais eventos que irão ter lugar este ano no concelho, designadamente o “Festival Anadia de Paixões” que decorrerá entre 17 de junho e 3 de julho, bem como os Campeonatos da Europa de Estrada e Pista em ciclismo que terão lugar em Anadia, no próximo mês de julho. Estão também previstas sessões de autógrafos com Nuno Dias, treinador de futsal do Sporting Clube de Portugal; o cantor José Cid; o jornalista Ricardo Pateiro; e o anadiense Toni, ex-jogador e treinador do Sport Lisboa e Benfica.

O “Museu das Duas Roas” e o projeto de Arte Urbana “DEZA6 – 16 Estórias de 1 História” subordinado ao tema “Água, Espumante, Vinho e Boa Gente”, dois dos mais recentes atrativos do Município, também vão ser divulgados no decorrer do certame da Bolsa de Turismo. A animação estará presente no stand com a atuação do grupo Groove’Art e do Incantus.

Os visitantes do stand poderão, ainda, participar num passatempo e habilitar-se a um sorteio de 10 fins de semana, para duas pessoas, em regime de pequeno almoço, em unidades hoteleiras do concelho. Os vencedores terão, ainda, direito a um voucher para compras na loja da Rota da Bairrada e entradas duplas no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, e no Underground Museum, em Sangalhos.

Imagem: CMA.

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Sustentabilidade das PME em debate a 13 de maio na Universidade do Minho

Bastonária da Ordem dos Contabilistas e presidente da Escola de Economia e Gestão entre os oradores

Publicado

on

A Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão (EEG), recebe a conferência “Novos desenvolvimentos no relato de sustentabilidade e sua garantia” no próximo dia 13 de maio, das 9h30 às 12h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, e o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria. O programa prevê ainda as intervenções dos professores Charles Cho e Erica Pimentel, respetivamente da York University e da Queen’s University (ambas no Canadá), e Lídia Oliveira, da EEG. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

O evento vai evidenciar como o relatório de sustentabilidade é um instrumento fundamental para as Pequenas e Médias Empresas (PME) melhorarem a sua competitividade, o acesso ao mercado, a relação com as partes interessadas e a reputação, bem como gerirem oportunidades e riscos de desempenho junto dos investidores e financiadores. Além disso, o cumprimento dos critérios ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa) determina o grau de compromisso das PME com a multiplicidade de desafios e obrigações que lhes são colocados.

A conferência é organizada pela OCC, pela EEG-UMinho, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Adjudicada empreitada para construção de novo arruamento na cidade de Anadia

Publicado

on

O Município de Anadia adjudicou a empreitada para a construção do novo arruamento de ligação entre as Ruas do Montouro e das Sobreiras, na cidade de Anadia, à empresa “Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA”, pelo montante de 875.417,90€, com um prazo de execução de oito meses.

O projeto, com uma extensão total aproximada de 900 metros lineares, contempla os trabalhos necessários à criação de arruamentos pedonais ou para automóveis, redes de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, rede de alimentação elétrica, telecomunicações e gás, bem como áreas verdes.

O Município pretende com esta nova infraestrutura rodoviária melhorar a qualidade de vida urbana e criar fatores de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano que, eventualmente, possa daqui resultar, face à criação de várias frentes construtivas desta zona nobre da cidade.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas