Atualidade
Loures: PSP faz três detidos por furto de cobre
Mais ocorrências na área de ação do Comando Metropolitano de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, nos dias 11 e 12 março, procedeu à detenção de uma mulher e dois homens, com 21, 33 e 49 anos de idade, respetivamente, por serem suspeitos da prática do crime de furto de materiais não preciosos – cobre.
Na primeira situação, a PSP teve notícia de que, nas traseiras de um edifício industrial, se encontrava um casal a retirar artigos. Chegados ao local, os Polícias verificaram os dois suspeitos a puxar cabos de grandes dimensões em direção às linhas férreas. Dada a proximidade com aquele local, os suspeitos, através da força física, puxavam vários fios de cobre, fazendo-os transpor a linha, colocando em perigo a circulação ferroviária, uma vez que todas as linhas ficavam obstruídas.
Ao perceberem a presença policial, encetaram fuga apeada, tendo, no entanto, sido localizados, tendo na sua posse 1 serra de cortar ferro; 1 alicate; 2 navalhas; 1 chave inglesa; e 1 chave universal.
Os cabos, num total de 150kg, foram recuperados e entregues ao proprietário, que desejou procedimento criminal, sendo os dois suspeitos detidos, após formalização de denúncia.
Ambos foram libertados e notificados para comparecer no Tribunal da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Na segunda situação, já no dia 12 de março, no mesmo local, foi avistado um homem que, ao ser surpreendido pela Polícia, informou que teria retirado cobre do interior do edifício.
Na sua posse tinha um x-ato e um alicate de corte, os quais terá utilizado na prática do ilícito.
Questionado sobre produto do furto, informou que, após visualizar os Polícias, escondeu o cabo de cobre junto de um buraco por onde passou o material furtado.
Efetuadas diligências, foi possível à PSP recuperar um cabo de cobre com 20 kg.
O suspeito recolheu às celas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a primeiro interrogatório.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
A 3ª Divisão Policial, no dia 11 de março, pelas 02h30, na união de freguesia de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem pela prática de crime de posse de arma proibida.
No âmbito do patrulhamento de visibilidade preventiva, os polícias visualizaram o suspeito, na via pública, com um objeto na sua bolsa que aparentava ser uma arma branca, motivo pelo qual foi abordado, confirmando-se ser uma faca de cozinha cujo objetivo do seu porte era a autodefesa, motivo pelo qual lhe foi dada voz de detenção. Como resultado desta ação, foi apreendida a respetiva arma.
Durante as diligências da detenção, foi apurado que sobre o suspeito pendia um mandado de detenção ordenado por autoridade judiciária, para comparência em ato processual, tendo sido dado cumprimento ao mesmo.
O detido recolheu às salas de detenção do Comando a fim de ser presente à diligência processual do mandado, tendo ainda sido notificado para comparecer nos serviços do Tribunal de Lisboa pelo crime de posse de arma proibida.
A Divisão Policial de Loures, no dia 11 de março, procedeu à detenção de um homem, de 28 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de condução de veículo com matrículas falsas.
No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária na Rua de Fetais, em Camarate, ao proceder-se à fiscalização de um veículo ligeiro, de passageiros, verificou-se que a matrícula, nacional não correspondia ao veículo, uma vez que pertencia a outro veículo, de marca diferente.
Após diligências, foi possível apurar que a viatura fiscalizada encontra-se registada em nome de uma empresa alemã, com uma matrícula também de origem alemã.
Assim, foram o veículo e chapas de matrícula apreendidas, e o suspeito detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Foto: DR (meramente ilustrativa).
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca