Connect with us

Atualidade

Anadia: Município apoia associações culturais

Apoio no valor de 44 mil euros

Publicado

on

O Município de Anadia deliberou atribuir um apoio financeiro, no valor total de 44 mil euros, às associações culturais que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural (PAMDC) e que se encontravam devidamente instruídas. As verbas foram aprovadas, na última reunião de executivo, no passado dia 10 de março, e têm como intuito apoiar a sua atividade regular.

O apoio serve como incentivo à continuidade da atividade das associações e ao próprio desenvolvimento cultural, complementando, também, dessa forma, o investimento que vem sendo realizado pelo Município neste importante setor da sociedade.

A Câmara Municipal teve, também, em consideração que a atividade cultural constitui um fator de estímulo e desenvolvimento da criatividade individual e coletiva e, nesse sentido, exerce um papel estratégico no desenvolvimento social. Por outro lado, reconhece as limitações decorrentes da suspensão da atividade das associações culturais, com a inerente diminuição das receitas perante a impossibilidade de promoção de eventos que poderiam contribuir para melhorar a sua tesouraria.

Nesta fase, foram contempladas 18 associações, a saber: ADABEM – Núcleo Cultural, Associação Cultural e Recreativa Cerca-São Pedro, Associação “O Coral da Bairrada”, Associação Recreativa e Cultural de Tamengos, Associação Recuperar a Aldeia de Torres, Associação Coral Stella Maris – Music & Arts, Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, Casa do Povo de Avelãs de Caminho – Sons de Avelãs, Casa do Povo de Vilarinho do Bairro – Rancho Folclórico e Grupo de Bombos “Bate Forte”, Centro Cultural e Recreativo de Samel, Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena – Dança Jazz, Centro Sócio Cultural de Horta, Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, Grupo Artístico e Cultural “Os Rouxinóis”, Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro – GFC, Associação, Grupo Folclórico de Óis do Bairro “Os Olhitos da Bairrada”, Grupo Folclórico da Pedralva – Região Bairradina e Orquestra Desigual da Bairrada ODB – Associação. Os apoios a conceder serão formalizados mediante a celebração de Contratos Programa de Desenvolvimento Cultural. ~

De salientar ainda que as associações, para além do apoio à atividade regular, podem ainda apresentar candidaturas para a realização de ações pontuais que careçam de outro reforço financeiro.

Foto: CMA.

Atualidade

Sintra: PetSintra – Feira de Adoção e Bem-Estar Animal está de volta

Publicado

on

O Parque Salgueiro Maia, em Massamá, recebe a PetSintra – Feira de Adoção e Bem-Estar Animal, nos dias 18 e 19 de maio, das 10h00 às 18h00.

A iniciativa de entrada livre e organizada pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, pretende promover a adoção responsável e as boas práticas para com os animais de estimação.

O evento contará com um espaço dedicado à adoção dos animais atualmente acolhidos no Sítio dos Animais de Sintra e nas diversas associações de bem-estar animal do concelho.

Durante dois dias a animação estará garantida com a realização de diversas atividades como ateliês, pinturas faciais, jogos, animação de rua, demonstrações realizadas por cães de trabalho (cães detetores, cães utilizados em terapias assistidas e cães guias), entre outras.

No evento é permitida a entrada de cães com trela que terão ao seu dispor um parque canino, banhos e tosquias, sessões de reiki e fisioterapia para cães.

O Município de Sintra tem vindo a desenvolver políticas de promoção do bem-estar animal, em especial, no que respeita aos animais acolhidos no Sítio dos Animais de Sintra, o Centro de Recolha Oficial de Animais do concelho.

A entrada no evento é gratuita, mas os visitantes são convidados a doar um bem para os animais, como alimentação, trelas ou mantas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Jacobeus querem unir associações em defesa do Caminho de Santiago

Publicado

on

A Associação Espaço Jacobeus (AEJ) defende o “estreitamento das relações com todas as entidades” comprometidas com o Caminho de Santiago, “especialmente com as restantes associações”, trabalhando em conjunto para potenciar a peregrinação a Compostela.

O presidente reeleito da AEJ, António Devesa, afirmou, na cerimónia de tomada de posse, no sábado, dia 11 de maio, que a associação “é uma instituição que existe com um único propósito: estar disponível e trabalhar para dentro do Caminho, no Caminho e para o Caminho, e para os peregrinos”. E, como tal, “só pode ser local para quem queira” respeitar este princípio.

O dirigente, que se “orgulha” da reeleição e reconhece a “responsabilidade” do cargo, destacou que a AEJ, “a maior associação jacobeia portuguesa, tem tido possibilidade de crescer de forma sustentável”, dando como exemplo o facto da sessão de tomada de posse decorrer na sua sede social, propriedade de “todos os sócios”.

“Mas este crescimento deve ser, primeiro, sinal de responsabilidade: ao nível de organização, comunicação e discussão de ideias entre todos, e na gestão das expectativas dos peregrinos, que veem na AEJ a entidade que deve defender, intransigentemente, o superior interesse do peregrino e do Caminho Português de Santiago”, alertou António Devesa.

Por outro lado, desejou que “a AEJ possa, continuamente, fomentar o culto e a peregrinação jacobeia, estreitando relações com a Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago e com todas as entidades relacionadas com o Caminho, especialmente as restantes associações, trabalhando em conjunto para potenciar a devoção a Santiago, o culto, a formação jacobeia, e a respetiva peregrinação”.

A direção da AEJ ficou assim composta, depois das eleições intercalares para o tempo restante do biénio 2023-2024, realizadas a 4 de maio: António Devesa (presidente), Nuno Rodrigues, Leonel Pereira e Albino Marques (vice-presidentes); Manuel Fernandes (tesoureiro), Carina Frazão e Paulo Silva (secretários), Arlindo Parra, Francisco Grilo e Avelino Ribeiro (suplentes).

A AEJ conta com 800 associados, tem sede em Braga e quase 30 delegações em Portugal e no estrangeiro. Fundada há 20 anos, os seus objetivos consistem em fomentar o culto e a peregrinação a Santiago de Compostela, preparar e informar peregrinos, e promover os diversos itinerários do Caminho Português de Santiago.

É uma organização católica que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística”. Em 2006 foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

Foto: AEJ.

Continuar a ler

Atualidade

Câmara de Barcelos distinguida em três categorias no Prémio Autarquia do Ano

Ação Social, Educação e Novos Caminhos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida com três menções honrosas nas áreas da Educação, Ação Social e Planeamento Urbanístico, na 5ª edição dos Prémios “Autarquias do Ano”. A atribuição dos prémios decorreu, ontem, num evento que teve lugar no Palácio Conde D’Óbidos by Casa do Marquês, em Lisboa. 

O Município de Barcelos viu ser-lhe reconhecidos méritos no trabalho que tem desenvolvido na área da Educação, na subcategoria – incentivos ao Sucesso Escolar; na área do Apoio Social, na subcategoria – Combate à Exclusão Social; e na área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria – Planeamento Urbanístico. 

Na área da Educação, o Município de Barcelos apresentou a concurso o conjunto de programas e iniciativas que colocam a Educação como eixo central da ação política da Câmara Municipal. Essas ações desenvolvem-se em articulação com os agentes educativos do território concelhio, nomeadamente, no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), cujo objetivo visa o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto, focando-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens.

Na área da Ação Social, a Câmara de Barcelos foi distinguida na subcategoria Combate à Exclusão Social, cuja estratégia de intervenção se desenvolve em vários eixos e abarca áreas como saúde, educação, habitação, voluntariado e inclusão. Neste aspeto, entre outros projetos, realça-se o Programa de apoio ao pagamento mensal da renda de casa, transporte gratuito a pessoas portadoras de doenças graves e com vulnerabilidade socioeconómica, para realização de tratamento e/ou consultas; refeições escolares para alunos de agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável. Além destes programas, a candidatura do Município incluiu o “Programa Abem” que possibilita o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir; o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social protocolado com diversas instituições do concelho; o Projeto “BarcELOS D’Abrigo”; e o serviço do CLAIM que dá resposta especializada e de proximidade ao processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes do concelho de Barcelos.

A terceira distinção dos Prémios Autarquia do Ano diz respeito à área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria Planeamento Urbanístico, à qual a Câmara Municipal candidatou o Programa “Novos Caminhos”. Trata-se de um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações, visando acabar com os caminhos em terra batida no concelho, nomeadamente as vias que servem habitações, comércios e indústrias. Este programa, em menos de dois anos, já financiou obras nas freguesias do território barcelense no valor de cerca de 10 milhões de euros. A execução do Programa “Novos Caminhos” está a ser feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.

Os ‘Prémios Autarquia do Ano’ são organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal económico ECO, e têm por objetivo distinguir municípios e freguesias que se destacam nas mais variadas áreas pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas