Connect with us

Atualidade

Câmara de Barcelos assina protocolo de cooperação com Unidade Local de Saúde de Braga

Criada equipa comunitária de saúde mental para Barcelos e Esposende

Publicado

on

O Município de Barcelos e a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E., assinaram, ontem, um Protocolo de Cooperação no âmbito da prestação de cuidados de saúde mental. No ato, que decorreu esta manhã no Fórum Braga, participaram o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, o Vereador dos pelouros da Saúde e Ação Social, António Ribeiro, e dois representantes da Unidade Local de Saúde de Braga – E.P.E – Entidade Pública Empresarial, Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração, e Américo dos Santos Afonso, Vogal Executivo da Instituição.

A assinatura deste Acordo de Cooperação aconteceu no mesmo dia em que se celebrou o Dia da Saúde Mental. A assinatura do documento marca o início da primeira Equipa Comunitária de Saúde Mental para Barcelos e Esposende.

O protocolo assinado insere-se num esforço contínuo de educação e sensibilização da população para a importância da saúde mental, promovendo a formação de colaboradores, o combate ao estigma e a inclusão social das pessoas com doenças mentais. Este é um passo decisivo para a construção de um futuro onde os cuidados de saúde mental estão ao alcance de todos, com respostas ágeis e de qualidade na comunidade.

As partes signatárias deste Acordo comprometem-se, entre outros aspetos, a implementar programas de educação para a saúde, combater o estigma social e promover a integração das pessoas com doença mental na comunidade e no mercado de trabalho. De forma a prevenir e resolver problemas sociais, fica também a obrigação das partes em garantir a articulação com organismos públicos e entidades privadas que promovam a integração, a saúde mental e o acompanhamento junto da população ativa com doença mental.

Ressalta também, deste Acordo de Cooperação, a criação de respostas sociais cujo foco seja o desenvolvimento de competências sociais, em Centros de Atividades e de Capacitação.

Recorde-se que Barcelos é a 1ª Capital Mundial de Saúde Mental, e agora reforça o seu papel de liderança na promoção de políticas de saúde mental, contribuindo para a replicação deste modelo de cooperação a nível nacional.

A criação destas Equipas Comunitárias de Saúde Mental visa maximizar as respostas ao nível dos cuidados de proximidade, permitindo uma melhor articulação entre os serviços de saúde e as estruturas municipais. Estas equipas, formadas por profissionais especializados, atuarão diretamente junto da comunidade, promovendo a prestação de cuidados de saúde mental através de abordagens colaborativas e interdisciplinares, potenciando sinergias entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários. Através deste protocolo, será possível melhorar a resposta aos utentes nos concelhos de Barcelos e Esposende, facilitando o acesso a serviços de saúde mental de forma mais ágil e próxima da população.

Já este ano, Barcelos tinha dado um passo pioneiro ao criar a primeira Rede Municipal de Saúde Mental de Portugal. Esta rede, articulada com os serviços de saúde e infraestruturas municipais, tem como objetivo proporcionar um acompanhamento integrado às pessoas com doenças mentais, promovendo uma abordagem mais próxima e eficaz, tanto ao nível terapêutico como ao nível da reabilitação e integração psicossocial. A rede tem vindo a funcionar como um exemplo inovador e poderá servir de modelo para a criação de redes semelhantes em todo o país.

Foto: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas