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Barcelos apresenta Estratégia de Mobilidade Integrada do Município

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“A estratégia para a mobilidade na cidade e no concelho de Barcelos assenta em três eixos fundamentais: transportes públicos; modos de mobilidade suave e amigos do ambiente; e estacionamento público e tem como objetivo conjugar e compatibilizar estes eixos de forma a melhorar significativamente a mobilidade no território”. Esta é a síntese apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, no decorrer da sessão pública de apresentação da Estratégia de Mobilidade Integrada do Concelho de Barcelos, que se realizou no Auditório da Biblioteca Municipal e contou com o contributo de diversos especialistas na matéria.

Mário Constantino Lopes aproveitou a ocasião para afirmar que a aposta nos Transportes Públicos é uma aposta ganha, pois devido ao aumento da oferta de linhas e autocarros e à diminuição do preço dos passes implementada pelo seu Executivo, verificou-se um aumento exponencial de passageiros, dados que foram confirmados por José Portelada, Diretor de Operações da TRANSDEV, que traçou o panorama da operação TUBA Transportes. 

Com uma frota de 68 viaturas e 69 motoristas só este ano, de janeiro a julho, já foram validadas 866.000 mil viagens, sendo a previsão de 1 milhão até ao final de 2024.

Antes, já o especialista em mobilidade, Batista da Costa, CEO da Sextante Motriz, tinha referido que a estratégia de mobilidade integrada que Barcelos está a implementar poderá contribuir ainda mais para o aumento do uso do Transporte Público, e potenciará, como complemento, o uso citadino da bicicleta.

É interessante verificar, segundo dados fornecidos por este especialista, que Barcelos tem predisposição para o uso de bicicleta, no desporto e lazer, pois 57% dos barcelenses têm uma bicicleta em casa.

Barcelos passa a ter sistema de bicicletas partilhadas

E é aqui que entra o projeto Tubabike – sistema de partilha de bicicletas, que a partir de amanhã colocará à disposição 200 bicicletas em 40 pontos de partilha, oferecendo uso gratuito até ao final do mês e depois passes que vão dos 5 euros mensais aos 30 euros anuais.

Este sistema e a sua operacionalização foi apresentado por Louis Salamay, Diretor-Geral Adjunto da TRANSDEV Portugal, que considerou que “este será um momento histórico para Barcelos”, que a partir de amanhã, “vai ser referência internacional”, pois sendo uma cidade de média dimensão, terá um sistema “equiparado a Barcelona, Estrasburgo e Berlim”, um sistema que permite que “no centro da cidade, 80% da população esteja, no máximo, a 4 minutos de distância de uma estação de bicicletas”.

Estando criados as infraestruturas e os equipamentos, a Câmara de Barcelos deseja que os mesmos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível.  Para que isso aconteça, vai ser implementado um plano de informação e promoção do uso de bicicletas, tendo Luísa Carvalho, da empresa RAZÃO, enumerado todas as ações previstas realizar ao longo de um período de um ano.

Barcelos é a cidade do país com o maior número de lugares de estacionamento gratuito

No encerramento da sessão de apresentação da Estratégia de Mobilidade Integrada de Barcelos, o Presidente da Câmara fez uma síntese do novo paradigma que se pretende implementar no Município.  Abordando a questão do estacionamento público, segundo eixo estratégico da mobilidade integrada de Barcelos, Mário Constantino Lopes recordou o novo Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho, que contempla 1600 lugares: mil de curta duração e os restantes 600 de média duração, constituindo a regulação do estacionamento pago  “um contributo para uma maior rotatividade nos lugares disponíveis, favorecendo o acesso ao comércio, restauração e serviços, beneficiando não só consumidores, mas também os moradores, estes últimos que, pelas novas regras, têm períodos de estacionamento gratuito”. No entanto, o autarca fez questão de sublinhar que apesar do estacionamento pago ter sido alargado, não existe nenhuma outra cidade que, como Barcelos, tenha tanta oferta de estacionamento e parqueamento gratuito. “Barcelos é mesmo, e continuará a ser, a cidade do país com mais oferta de estacionamento público gratuito”, dando como exemplos: o Campo da Feira, o Parque da zona do Vouga, o parque da Estação de Caminho de Ferro, e o Parque da Central de Camionagem. A estes locais, acrescem os parques periféricos, entre outros, dois no Estádio Cidade de Barcelos, o Parque de Casal de Nil, em Vila Frescainha São Martinho, e as zonas de estacionamento da nova urbanização de Barcelinhos em Santo André e da zona comercial da Quinta do Benfeito. 

Ciclovias Urbanas – o terceiro eixo da estratégia de Mobilidade integrada de Barcelos

Historiando a construção das ciclovias urbanas de Barcelos, o Presidente da Câmara Municipal explicou que houve necessidade de suprimir alguns troços, porque o projeto foi lançado a concurso pelo executivo anterior sem assegurar alternativas de estacionamento em locais muito sensíveis da cidade, casos da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, Avenida João Duarte e Rua da Olivença.

“Perante esse problema, tomamos a decisão política de suprimir os troços da ciclovia naquelas duas Avenidas, e no que respeita à Rua de Olivença optou-se, em alguns pontos, por troços partilhados em que as bicicletas coabitam com os automóveis”.

Explicando que a partilha da via entre automobilistas e ciclistas não é uma invenção do autor do projeto, nem inédito no nosso país, o autarca sublinhou que os especialistas asseguram que essa medida confere mais segurança aos ciclistas, que assim são muito mais avistados pelos automobilistas e também contribui para evitar acidentes, com o abrir de portas ou arranque dos automóveis estacionados à direita.

Evidenciando a convicção de que a mobilidade suave e sustentável será o caminho do futuro, o Presidente da Câmara recorreu a experiências similares: “As mentalidades mudam; embora lentamente, mas mudam. Muitos falam da Holanda dizendo que os portugueses não têm a mesma mentalidade, mas não sabem que até ao ano de 1970 as bicicletas também não eram massivamente usadas. Há até relatos de contestação, mas como se sabe, a mentalidade mudou e hoje a bicicleta é uma das marcas associadas aos Países Baixos”.

Vincando que a opção por meios de transporte suaves e sustentáveis faz caminho em toda a Europa, Constantino Lopes afirmou que Portugal, e Barcelos não podem ficar para trás. “Quando muito se fala de alterações climáticas, descarbonização, poupança energética e qualidade de vida, não podemos ficar para trás e não vamos ficar para trás” assegurou.

Foto: CMB.

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Santa Marta de Penaguião: Requalificação do Campo da Flávia inaugurada

Em Cumieira

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A requalificação do Campo da Flávia, na freguesia da Cumieira, foi oficialmente inaugurada no passado dia 10 de novembro, marcando um momento histórico para o Município de Santa Marta de Penaguião e para a Freguesia da Cumieira.

A cerimónia, que contou com a presença de todo o Executivo Municipal, celebrou a entrega de uma obra há muito aguardada pelos habitantes da freguesia e pelos adeptos do SC da Cumieira.

O novo relvado sintético é fruto de um esforço conjunto entre o clube e o município penaguiense, que investiu 145.000 euros na melhoria da infraestrutura e que permitiu disponibilizar ao SC Cumieira melhores condições para a prática desportiva. Para a intervenção foram ainda considerados os apoios da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Vila Real e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A inauguração foi acompanhada com entusiasmo por uma moldura humana que assistiu à estreia dos Seniores do SC Cumieira no novo piso, num jogo contra o FC Fontelas.

O SC Cumieira saiu vitorioso, vencendo por 3 a 0. Pedro Pereira (que marcou 2 golos) foi o autor do primeiro golo da história do novo relvado sintético do Campo da Flávia, cabendo a Pedro Matos a autoria do outro golo dos cumieirenses.

“O Município de Santa Marta de Penaguião felicita o SC Cumieira pela conquista e deseja os maiores sucessos a toda a direção, jogadores e técnicos, que tanto engrandecem o desporto do nosso Concelho”, sublinha em nota.

Foto: CMSMP.

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Barcelos promove fim de semana gastronómico do Arroz Pica no Chão

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Vão ser três dias de pecado da Gula: provar, comer e “chorar por mais”. Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, que decorre entre os dias 15 e 17 de novembro, em 32 restaurantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e visa dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.

Esta iniciativa está inserida no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, sendo que o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão já vai para a sua décima sexta edição. Este evento integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta, no concelho de Barcelos.

Participam nesta edição os seguintes restaurantes: Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Santa Eulália), Casa Eduardo (Milhazes), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Restaurante Atina (Várzea),  Restaurante Messias (Galegos S. Martinho), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Cândido (Rio Côvo Santa Eulália), Tasquinha O Telheiro (Viatodos) e Vera Cruz (Barcelos).

Iniciativa integra visita a quintas produtoras de vinho verde

Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 16, entre as 14h00 e as 18h30, a Rota do Vinho e da Vinha. Esta ação visa a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, e inclui visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nas unidades locais: a Quinta de Argemil, na freguesia de Perelhal, e a Agribar Wines, na freguesia de Gamil.

Foto: CMB.

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Barcelos: Canil e gatil triplica capacidade para 94 celas

Obras da segunda fase já arrancaram

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Arrancaram, na semana passada, as obras da empreitada da 2ª fase da construção do Canil e do Gatil Municipal. Os trabalhos de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, em Gamil, Barcelos, terão um custo aproximado de 634 mil euros e o prazo para a conclusão da obra é de 365 dias.

Esta empreitada, inscrita no Plano Plurianual de Investimentos, no âmbito do Bem-Estar e Saúde Animal – Canil e Gatil, contempla a ampliação do edifício com a construção de mais duas naves com 54 celas para cães e 12 celas para gatos. Ao todo, o equipamento ficará dotado de 92 celas. A empreitada contempla também a construção de armazém de rações, sala de arrumos, sala polivalente e sala de congelação.

Segundo a memória descritiva do projeto, o processo de construção do equipamento desenvolve-se de forma tradicional, a que se juntam estruturas metálicas (laterais e coberturas). A estrutura base/plataforma é executada em betão armado, tijolo cerâmico, com acabamento em reboco fino e pintado.

Nos acessos e passeios, será usada terra natural/vegetal do local, com pavimento drenante e guias pré-fabricadas. Serão garantidos espaços arborizados entre as construções.

Recorde-se que a primeira fase do CROA foi inaugurada em novembro do ano passado. O CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos está localizado na rua dos Lavadouros, em Gamil, Barcelos.

Foto: CMB.

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