Connect with us

Atualidade

S. João da Pesqueira: VINDOURO está de regresso

Delfins, Matias Damásio, Putzgrilla na Praça do Marquês, de 30 de agosto a 1 de setembro, com a cartaz a incluir provas de vinhos com produtores da região, mercado e animação de época, feira de atividades económicas, concursos e concertos de música

Publicado

on

O último fim de semana de agosto terá celebração garantida. VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History celebra 22 anos, afirmando-se como dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro. De 30 de agosto a 1 de setembro, no concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO, será concretizado um cartaz de luxo, que contempla concertos com grandes nomes da música e um variado número diário de atividades.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar, novamente, presença no primeiro dia do evento (30 de agosto), presidindo à sessão de abertura agendada para as 17h30, na Praça do Marquês, onde também estará presente o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto apresentam novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores. Para ajudar ao entendimento generalizado do que pode ser provado, as sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, versam sobre diferentes temas: “Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa”, “Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”, “Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!”, “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência” e “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”.

Trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, uma equipa de figuração de rua promove o sempre aclamado Cortejo Pombalino. Sob a mesma inspiração, os protagonistas do Mercado Pombalino recriam a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos de território, que sabem verdadeiramente ao que são. O Jantar Pombalino no Palácio de Cidrô, com animação à época, contará nesta edição com a presença do Chef Chakall.

A Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History 2024 concretiza o V Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo (1 setembro), com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro.

Ainda no domingo, acontece o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”.

Grandes nomes no palco VINDOURO

 Os 22 anos da VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History são, igualmente, traduzidos num cartaz imperdível de excelentes concertos de música.

Delfins, aclamados por gerações de fãs incondicionais, abrem o palco principal sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 22h00. Os Delfins são uma banda pop-rock portuguesa que celebra 40 anos de êxitos e que leva a S. João da Pesqueira, hits que todos sabem entoar. Já pela madrugada, as batidas são garantidas pelos DJ Zé Avécalhos e DJ Boss.

Matias Damásio é um dos mais incontornáveis músicos e compositores angolanos popularmente conhecido pelo estilo romântico, caracterizado pelas letras emotivas. Tudo começou no ano 2000, com participações em vários concursos musicais, tendo arrecadado ao longo dos anos vários prémios e sucessos. “Por Amor”, “Loucos”, “Porque queramos vernos”, “O nosso beijo”, “Como Antes”, “Teu olhar” são alguns dos temas que serão ouvidos neste grande espetáculo, no sábado (31 agosto), pelas 22h00. A madrugada terá ritmos pelos DJ Smell Like 90´s e DJ Su.

Domingo, 1 de setembro, a partir das 22h30, vai decorrer na Praça do Marquês, a “Noite Branca”, com os Putzgrilla que têm no seu ADN, a vontade exclusiva de fazer música eletrónica (tatuada pelos mais diversos estilos, do dancehall ao trap, do funk brasileiro ao reggaeton) que veio a tornar-se num dos projetos nacionais com maior visibilidade online. No YouTube, têm mais de 10 milhões de visualizações; em streamings, ultrapassam os 3 milhões. Os Funk Boys e a DJ Fame asseguram a festa pela madrugada fora.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History é uma organização do Município de S. João da Pesqueira.

VINDOURO 2024 Horário do Evento (Salão de Vinhos)

Sexta-feira, 30 de agosto: 18h00-21h00

Sábado, 31 de agosto: 14h00-21h00

Domingo, 1 de setembro: 14h00-20h00

22ª Vindouro – Festa Pombalina Wine & History – PROGRAMA

Sexta-feira, 30 de agosto

10h00 – V Concurso de vinhos “Douro em Prova” (Museu do Vinho)

14h00-17h00 – Provas Livres com Produtores de Vinho- Exclusivas para Profissionais (Praça do Marquês)

17h30-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

17h30 – Abertura Oficial da 22ª edição da Vindouro | Wine and History | Festa Pombalina presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida (Palácio do Cabo)

18h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

18h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

19h30-20h00 – Conversas sobre o Vinho: “Vinho do Porto é muito mais que um vinho de sobremesa”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Delfins

00h00 – DJ Zé Avécalhos

01h30 – DJ Boss

Sábado, 31 de agosto

09h30-12h30 – Torneio de Veteranos (Futebol de 11) – Campo Municipal de Futebol (Lugar do Pombal)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Douro. Que futuro?”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

17h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”

18h30 – Jantar Pombalino (Palácio de Cidrô)

19h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho: “Os rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Matias Damásio

00h00 – DJ´s Smells like 90`s

01h30 – DJ Su

Domingo, 1 de setembro

07h30-13h00 – Feira da Sr.ª do Monte/Feira Anual (Ruas da Vila)

10h00 – Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Prova integrada no XVII Circuito Nacional de Águas Abertas da FPN) (Ferradosa)

12h00 – Missa das Vindimas (Igreja de S. João)

13h00 – Entrega de prémios do Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Soto Queimado)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-20h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

14h15-20h00 – Aqui Portugal, RTP

15h00 – Anúncio dos Vencedores do V Concurso de vinhos “Douro em Prova’’ (Tenda de Vinhos)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Acha que não sabe provar vinho? Não se acanhe e venha daí!”

17h00- XXXVI Grande Prémio Equestre (Nª Sr.ª do Vencimento)

17h00 – Conversas sobre o Vinho: “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

18h00 – Leilão de Vinhos Generosos (Palácio do Cabo)

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Noite Branca > DJ Putzgrilla

00h00 – Noite Branca > DJ Funk Boys

01h30 – Noite Branca > DJ Djane Fame

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Extensão da rede de saneamento em Vilar do Monte e Fornelos

Investimento de 750 mil euros

Publicado

on

São mais duas empreitadas, vão custar 750 mil euros, fazem parte do Plano de Investimentos da empresa Águas de Barcelos, e vão permitir ampliar significativamente a cobertura da rede de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos.

Presente no auto de consignação, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, vincou que “estas empreitadas, e as que se seguirão, vão permitir recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou um único metro de rede de saneamento ou de abastecimento de água”. O Presidente da Câmara sublinhou que “o avançar destas obras significa o cumprir de um dos nossos grandes objetivos: recuperar o tempo perdido e dotar, o mais rapidamente possível, o nosso concelho de condições de salubridade, das quais o saneamento é parte fundamental. Para atingirmos esses objetivos, contamos com a colaboração e o trabalho da empresa concessionária cujo trabalho já é visível no terreno.

Satisfeito com o arranque dos trabalhos, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Tamel St. ª Leocádia e Vilar do Monte, Manuel Martins, disse que “esta obra vem responder aos anseios da população e beneficiar dezenas de pessoas que esperavam pelo serviço de saneamento há muitos e muitos anos”.

Já para o Diretor-Geral da concessionária Águas de Barcelos, Hilário Seara, este “é mais um passo no compromisso de melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais do concelho”, vincando que se trata de um “investimento que reflete a dedicação contínua em proporcionar um serviço de excelência à população”.

Relativamente às obras que agora arrancam em Vilar do Monte, trata-se da execução de uma nova obra de saneamento, a qual permitirá colocar em funcionamento 6 km de rede e aumentar exponencialmente a cobertura de saneamento, num investimento que beneficiará diretamente cerca de 470 habitantes, assegurando uma melhoria substancial nas condições ambientais locais.

Na freguesia de Fornelos, o foco do projeto é a construção de uma estação elevatória de saneamento, que, após a sua entrada em funcionamento, vai potenciar a utilização de uma rede de 6 mil metros que, apesar de estar feita há cerca de 15 anos, só agora passará cumprir a sua finalidade. Este investimento proporcionará acesso ao serviço de saneamento a aproximadamente 420 habitantes.

Segundo a Câmara Municipal e a empresa Águas de Barcelos, estes investimentos demonstram o empenho no desenvolvimento das infraestruturas do concelho, apostando em projetos que não só aumentam a cobertura de saneamento, mas também promovem a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população.

Este avanço representa mais um marco na estratégia de expansão e melhoria da rede de abastecimento e saneamento, com o objetivo de assegurar que cada vez mais habitantes de Barcelos tenham acesso a um sistema de saneamento eficiente e moderno.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Seis detidos por roubo

Publicado

on

No dia 31 de outubro, na Praça da Liberdade, na cidade do Porto, pelas 02h15, polícias do efetivo das Equipas de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, procederam à detenção de quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos, residentes em diferentes concelhos do distrito do Porto.

Estas detenções ocorreram por momentos antes da hora referenciada, na Rua da Madeira, os suspeitos em comunhão de esforços, abordaram um homem de 28 anos, apontando uma arma branca à vítima e ameaçando-o com ofensas à integridade física, exigiram-lhe todos os seus pertences, conseguindo roubar e apoderarem-se de um telemóvel e 100 euros.

Esta ocorrência é transmitida via 112 e verificada através das Câmaras de Videovigilância da cidade do Porto, o que permitiu um acompanhamento permanente do percurso de fuga dos suspeitos e a alocação dos meios policiais para a sua interceção.

Foi possível recuperar todos os bens roubados e devolver ao seu legítimo proprietário.

Foi, ainda, possível apreender na posse dos suspeitos a arma utilizada no crime, uma faca borboleta (cuja simples posse é proibida), assim como cerca de 200 doses de produto estupefaciente (Cocaína, Haxixe e Ecstasy).

Os detidos recolheram às salas de detenção da PSP e foram presentes junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Três detidos por posse de arma proibida e tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 29 de outubro, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de três homens, com idades entre os 32 e os 42 anos, por serem suspeitos da prática dos crimes de Posse de Arma Proibida e Tráfico de Estupefaciente.

Pelas 11h20, foi detido um homem de 38 anos, pela posse de arma proibida, nomeadamente uma faca com 24 cm de comprimento, sendo 12,5cm de lâmina. Após diligências, veio-se apurar que sobre o mesmo estava pendente um Mandado de Detenção e Condução a Tribunal;

Pelas 18h00, foram detidos dois homens, 32 e 42 anos, pela prática do crime de tráfico de produto estupefaciente, tendo-lhes sido apreendidas: 216,78 doses de Haxixe; 76 doses de Ecstasy; 2,4 doses de Cocaína; 74,14 gr de Liamba; 1 balança de precisão; e 1 canivete com resíduos.

As três detenções foram efetuadas no âmbito do policiamento especialmente implementado para a freguesia de Santa Maria Maior, com o objetivo de dissuadir atividades ilícitas e a transmitir sentimento de segurança aos cidadãos.

Todos os arguidos foram transportados para as salas de detenção do COMETLIS. Após serem ouvidos em 1º interrogatório, foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas