Connect with us

Atualidade

Literatura, Música, Teatro e Animação marcam a Feira do Livro de Barcelos

Publicado

on

Da palavra do livro à palavra dos palcos, é assim que a literatura se vai cruzar com a música, ao longo de 10 dias da Feira do Livro de Barcelos.

O certame, que vai para a sua 41.ª edição, conta, entre outros nomes, com a presença de José Pacheco Pereira, Martim Sousa Tavares e Fátima Lopes.

Quem for ao centro de Barcelos entre os dias 5 e 14 de julho, vai encontrar uma minicidade de livros, composta por 21 stands e 94 editoras e pontuada por inúmeras ações, entre as quais o lançamento de novas obras, conversas com escritores, concertos, animação de rua, e grande destaque, no dia 6 de julho, às 5 da tarde, para a Recriação do 25 de Abril pelos Grupos de Teatro do Concelho.

A 41ª edição da Feira do Livro de Barcelos tem palco assente na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais. A par da venda de livros, estão presentes na Feira 21 stands representando 94 editoras – ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (8), conversas com escritores (7), dois concertos musicais e duas conversas-concerto, com Luísa Sobral, Vox Angelis, Nena e Capicua. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro e pel’ Associação D’Improviso.

A edição deste ano conta, também, com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de atividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.

No decorrer da Feira, a 6 de julho, haverá, ainda, espaço para a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com os Grupos de Teatro do Concelho e, no dia 9, para a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, pela Via 3 Companhia de Teatro. A noite termina com a já tradicional queimada galega.

Também de destacar a tertúlia sobre a Guerra Colonial (dia 8); a tertúlia sobre o Caminho Português de Santiago (dia 9); a tertúlia com jovens autores, no dia 11, moderada pelo escritor, José Ilídio Torres. E ainda as mesas-debate dos dias 12 e 13 de julho.

À semelhança de anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 17h00 às 00h00.

Lançamento de livros e conversas com escritores

Da vasta programação cultural preparada para esta edição, destaca-se, a abrir o certame, no dia 5, a apresentação de novas obras literárias. É o caso da “Viagem ao Mundo dos Silêncios”, de Luís Carvalhido, com apresentação de António Ferreira Afonso e participação de Xico Malheiro e Zeca Torres (Grupo Raízes); e do livro “Barcelos e o 25 de Abril de 1974: Administração Municipal e Sociedade (1974-1990)”, de Victor Pinho, cuja apresentação está a cargo de Armando Malheiro e que conta com a participação do grupo “Trevo de Cordas”.

No dia 6, à tarde (17h00), decorre a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com os Grupos de Teatro do Concelho; mais tarde, às 18h30, é apresentado o livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel (vencedor do National Book Award), que conta com a participação de Isabel Lucas (jornalista). E à noite, por volta das 21h30, tem lugar a entrevista com Fátima Lopes (escritora) e Victor Vidal (Prémio Leya).

Já no domingo, dia 7, pelas 17h00, é a vez de Joana Cordeiro moderar a apresentação dos livros “Amo-te…ao Ouvido de uma Criança”, de Célia Barbosa, e “A Viagem do Pestanudo”, de Reinaldo Sousa Santos. Às 18h, há entrevista com Anabela Mota Ribeiro sobre o livro “Quarto do Bebé”. E, às 21h30, Conversa-Concerto com Luísa Sobral.

No dia 8 de julho, destaque para a Tertúlia “Guerra Colonial”, com Carlos Matos Gomes, Augusto Freitas, Fernando Costa, às 21h30, mas antes, às 18h00, Victor Pinho apresenta o livro “O Pina d’Airó e Outras Histórias”, de António Carvalho.

Caminho Português de Santiago

O dia 10 de julho é dedicado ao Caminho Português de Santiago, a começar com “Literatura no Caminho – Experiências no Caminho Português de Santiago”, às 17h00; depois, por volta das 21h30, há lugar para uma tertúlia e lançamento dos livros “Descansa em Paz, Pai, ou O Segredo de Finisterra”, de José A. V. Carreto e “O Outro Lado do CamiñoCodex Calixtinus”, de Carlos Clemente, cuja moderação está a cargo de Lúcio Lourenço. No final, às 22h30, a VIA 3 Companhia de Teatro faz a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, que termina com uma queimada galega.

Luís de Camões, 500 anos

A Feira do Livro deste ano pretende celebrar os 500 anos do maior poeta português, Luís de Camões. Para celebrar a efeméride, no dia 10 de julho, é inaugurada a exposição de pintura “Luís Vaz de Camões, 500 anos”, da Universidade Sénior de Barcelos, na Biblioteca Municipal, por volta das 16h00; mais tarde, às 18h00, tem lugar a entrevista com Maria João Lopo de Carvalho, sobre o livro “Até que o Amor me Mate. As mulheres de Camões”; e a noite termina com o Concerto “Camões 500 anos – História, Música e Poesia”, pelo Vox Angelis. Ainda relembrando Camões, no dia 11, Isabel Rio Novo é entrevistada sobre o livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte. Biografia de Luís Vaz de Camões”.

No dia 11, são apresentados os livros “Filha Pródigo”, de Joana Maciel, “Silente”, de Sandra Santos e “Só Quando Te Perdes é que Te Podes Encontrar”, de Fábio Beato, ao mesmo tempo que tem lugar uma tertúlia com estes jovens escritores, cujo moderador é José Ilídio Torres.

No antepenúltimo dia da Feira, a não perder, a homenagem a Nuno Júdice por Raquel Marinho e Rita Taborda Duarte, às 18h00; e, às 21h30, a Mesa de debate: PREC – Processo Revolucionário em Curso, com José Pacheco Pereira, Carlos Magno, Luís Santos e José Santos Alves.

No dia 13 de julho, sábado, regressa a música com Nena, às 22h, e antes acontece a entrevista com Rui Couceiro, escritor e editor (às 17h00) e a Mesa de debate com João Nuno Coelho (escritor e comentador televisivo) e João Gobern (jornalista), às 18h00.

A fechar o evento, no dia 14 de julho, às 17h00, há entrevista com Martim Sousa Tavares, sobre o seu livro “Falar Piano e Tocar Francês”, seguindo-se a Conversa-Concerto com Capicua e, às 21h30, o Expresso das Letras 2024, pel’Associação D’Improviso.

Programa Infantil

A aposta na animação infantil já é um hábito, e este ano, além das atividades permanentes diárias, como a Ludoteca, Jogos de Tabuleiro, Caixa das Ideias “Faz tu mesmo!”, Cantinho da Leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura, destacam-se os espetáculos de magia, de teatro, ateliês de ciências, de barro, pinturas faciais e conversas com escritores.

Imagem: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Requalificação do Largo do Montinho melhora acessibilidades e segurança de Mujães

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na cerimónia de inauguração da requalificação do Largo do Montinho, em Mujães. A empreitada contou com o apoio do município vianense e permitiu melhorar as acessibilidades e dar mais segurança à população local.

No local, foi ainda descerrada uma placa de homenagem a Jorge Faria Torres, benemérito da freguesia, momento que contou com a presença da família.

Luís Nobre destacou a homenagem a Jorge Faria Torres (1890-1965), que se distinguiu “pela vontade de querer vencer” e por sintetizar “Portugal e os portugueses” ao ter sido um emigrante que se distinguiu nas mais diversas áreas, enquanto empreendedor de referência, mas sem nunca esquecer as origens.

“Regressou sempre a Mujães com vontade de partilhar o seu sucesso”, frisou o autarca.

O Presidente da Junta de Freguesia de Mujães, José Oliveira, considerou que o largo está agora “requalificado e digno”, após um investimento de praticamente 32 mil euros, agradecendo aos proprietários que cederam espaço para que esta empreitada fosse possível, “melhorando as condições de segurança para todos” e “desbloqueando uma situação que se arrastava há vários anos”.

“Este era um local que não correspondia às necessidades dos moradores da rua e do lugar”, assumiu o autarca local, realçando que a requalificação do Largo do Montinho permite “a melhoria de acessos, melhoria de mobilidade e de estacionamento” no espaço público.

José Oliveira explicou, ainda, que a homenagem a Jorge Faria Torres é um símbolo de “progresso e cuidado” pelo facto de o benemérito ter “passado a vida a pensar e a melhorar a freguesia”.

“Era um visionário que trabalhou sempre em prol de Mujães. Contribuiu quase na totalidade para o projeto de eletrificação da freguesia, entre muito mais”, explicou o Presidente da Junta.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Três detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na cidade de Viana do Castelo

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo, através do efetivo da 1ª Esquadra de Viana do Castelo, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, Esquadra de Trânsito e Esquadra de Investigação Criminal, durante o fim de semana, desenvolveu mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade assim como a fiscalização rodoviária e fiscalização em estabelecimentos de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na sua área de jurisdição.

Da operação desenvolvida resultaram duas detenções por tráfico de estupefacientes e uma por desobediência qualificada.

A PSP efetuou as seguintes apreensões: Ecstasy suficiente para cerca de 81 doses individuais; Haxixe suficiente para cerca de 41 doses individuais; quantidade diminuta de estupefaciente denominado Liamba; 01 arma branca (navalha); e 03 cartas de condução.

Quanto a viaturas controladas por radar (velocidade), das 7457 viaturas controladas, 64 encontravam-se a circular em excesso de velocidade.

Foram elaborados Autos de Notícia por contraordenação (ANCO), nomeadamente, 69 por infrações verificadas ao Código da Estrada e demais legislação rodoviária, de que se destacam 64 infrações por condução com excesso de velocidade; 01 ANCO no âmbito da legislação que regula o funcionamento da atividade de segurança privada; e 01 ANCO no âmbito da fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas

Publicado

on

A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.

Como funciona a iniciativa?

A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.

De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.

“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.

Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)

“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.

“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.

Foto: IW.

Continuar a ler

Mais lidas