Connect with us

Atualidade

“Vidas Trans em Segurança, até mesmo na infância!” é o mote para a 2ª Marcha da Visibilidade Trans no Porto

Publicado

on

A Marcha da Visibilidade Trans volta a realizar-se na cidade do Porto, pela segunda vez consecutiva. Está marcada para as 15h00 do dia 30 de março e a concentração começa às 13h00 no Parque Paulo Vallada.

Sob o lema “Vidas Trans em Segurança, até mesmo na infância!”, a coligação de coletivos e associações LGBTQIA+ da cidade do Porto, Visibilidade Trans Porto, organiza a segunda marcha trans da cidade.

A organização refere que “a lei sobre proteção de estudantes trans nas escolas e a lei ‘dos nomes neutros’, como ficou conhecida, que foram vetadas pelo Presidente da República, representavam um avanço na defesa das pessoas trans, especialmente jovens e crianças. Após as eleições, é pouco provável que as mesmas sejam aprovadas novamente. Por isso, saímos à rua, nós sim, a defender as crianças e a combater uma ‘ideologia de género’ que impõe atitudes e comportamentos e categorizam as crianças sem lhes dar espaço para descoberta e autoconhecimento. Quem tenta doutrinar as crianças não somos nós, pelo contrário. E mais! Ignorar as necessidades destas pessoas, destes jovens e destas crianças, é um atentado aos seus direitos e é negligência, uma vez que põe em causa a integridade física e mental das mesmas”.

As leis referidas pela Visibilidade Trans Porto dizem respeito à autodeterminação de género e segurança nas escolas, e à escolha do nome no registo de nascimento não ter de pertencer à lista do género registado à nascença. Ou seja, deixaria de haver nomes “masculinos” ou “femininos”.

Na opinião da organização, Visibilidade Trans Porto, “não existe argumento que sustente essa posição política. Não existe nenhum motivo para limitar a escolha de nome, exceto motivações sexistas e/ou que pretendam continuar uma segregação de género. E em relação à autodeterminação de género nas escolas, o acesso a mecanismos de segurança nestes espaços é fundamental para as nossas vidas e para as vidas de quem é dissidente de género; é fundamental para qualquer jovem ou criança que demonstre qualquer divergência de género ou de orientação sexual. É fundamental para quem se encontra na fronteira entre o que é entendido como ‘normal’ e ‘anormal’. É fundamental para garantir dignidade, segurança, uma vida plena.”.

A organização conta com a presença de 300 pessoas no dia 30, esperando repetir os números de 2023.

Imagem: DR.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas