Connect with us

Atualidade

Vila Franca de Xira: Dois detidos por furto em estabelecimento

Mais uma ocorrência

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 28 de fevereiro, procedeu à detenção de dois homens, de 17 e 20 anos, por serem suspeitos da prática do crime de furto em estabelecimento e furto de viatura automóvel.

Após o conhecimento de que uma viatura envolvida numa ocorrência de furto de uma máquina de tabaco em estabelecimento, perpetrado na zona de Benfica, estaria a circular a área de Vila Franca de Xira, os Polícias encetaram diligências para a intercetarem, incidindo num local onde, recentemente, foram já recuperadas máquinas similares. Chegados a esse local, os Polícias verificaram a viatura suspeita que arrancou de imediato quando se apercebeu da presença policial, levando a cabo um seguimento e recolhendo as informações necessárias para lograr a sua interceção.

Durante o seguimento, foi possível apurar que a viatura em fuga constava também para apreender, por furto ocorrido, no dia anterior, na zona de Algés, e que no interior estavam quatro ocupantes os quais, numa tentativa de se furtarem à intervenção policial, abriram a mala e arremessaram a máquina de tabaco para a via, só não atingindo qualquer uma das viaturas policiais pela rápida reação dos respetivos condutores. Parte do dispositivo assumiu a responsabilidade da salvaguarda da máquina e do seu conteúdo, promovendo a sua retirada da via e assim evitar que esta causasse perigo, enquanto o restante contingente policial, já alargado e com a colaboração da GNR, continuou no encalço da viatura.

Ao longo da fuga, o condutor da viatura, além de não acatar a ordem de paragem, conseguiu esquivar-se a uma tentativa de bloqueio da via, esta, efetuada inclusive com o apoio de vários motoristas de pesados que circulavam na via, efetuando sistematicamente manobras evasivas e perigosas que estavam a colocar em causa a segurança dos demais utentes da via.

Após terem sido percorridas várias dezenas de quilómetros, entre o local onde se deu a sua localização e a zona de Lavre – Vendas Novas, os ocupantes da viatura abandonaram a mesma em plena via, encetando fuga apeada, no entanto, pela rápida intervenção do dispositivo, foi possível intercetar dois dos quatro suspeitos. Da intervenção policial, além das detenções, foi possível proceder à recuperação da máquina de tabaco, recuperação da viatura automóvel, ambas furtadas, bem como, proceder à apreensão de diverso material associado à prática deste tipo de ilícitos.

Ambos os detidos, já com antecedentes criminais, recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, sendo hoje apresentados perante a Autoridade Judiciária, para primeiro interrogatório judicial, vindo a ser-lhes decretada as Medidas de Coação de Apresentações periódicas e a proibição de contactos entre ambos.

Ocorrência

A 1ª   Divisão Policial, no dia 28 de fevereiro, pelas 10h25, na freguesia do Santa Maria Maior, deteve um homem, de 26 anos, pela suspeita da prática do crime de furto.

O furto ocorreu quando o lesado, um homem com 57 anos, se deslocou à bagageira da sua viatura e o suspeito, de forma astuta, acedeu ao interior da viatura e retirou um telemóvel avaliado em 940 euros. Depois de ter sido alertado para o furto, o lesado, de imediato, moveu perseguição ao suspeito, conseguindo intercetá-lo. Nesse momento, surgiu um Polícia da Polícia Municipal de Lisboa que acabou por dar o apoio necessário e, uma vez que o lesado desejou procedimento criminal contra o autor do ilícito, o mesmo foi entregue sob detenção aos Polícias da PSP.

O detido foi presente a 1º interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Lisboa, tendo ficado agendado o seu julgamento para o dia 18 de março do presente ano.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas