Connect with us

Atualidade

Cristina Gouveia é a primeira diplomada do consórcio de universidades do Norte de Portugal/Galiza

Publicado

on

Cristina Gouveia é a primeira diplomada no âmbito do consórcio UNISF – Universidades sem Fronteiras, formado pelas seis universidades públicas do Norte de Portugal e da Galiza. A barcelense de 23 anos acaba de defender a sua dissertação no mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais, na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga, com o tema “Responsabilidade civil do produtor na inteligência artificial”.

“Licenciei-me em Direito na UMinho e, quando anunciaram esta formação fora da caixa, fez todo o sentido para mim”, disse. “Estou muito contente por acabar o mestrado e, também, pelo privilégio de estar nesta iniciativa inovadora, com um corpo docente amplo, aulas muito interativas e temas a olhar para bem longe, como inteligência artificial, blockchain e mercados em linha, de certeza vai abrir-me portas sem precedentes”, realçou.

Na sua dissertação, aprovada com 19 valores, mostrou que a legislação tem dificuldades em acompanhar a célere evolução e mutação da realidade digital, sendo urgente adequar e reforçar essa aposta a nível jurídico. No júri da sua prova estiveram os professores Anabela Gonçalves, Isa Meireles (ambas da UMinho) e Luís Miguez Macho (Universidade Santiago de Compostela).

Quatro pós-graduações pioneiras

O consórcio UNISF une as universidades do Minho (líder), Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo, a par da Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais. O projeto permitiu àquelas academias lançarem quatro pós-graduações pioneiras a nível cooperativo, transfronteiriço e multidisciplinar, envolvendo mais de uma centena de alunos.

Em concreto, foram criados os mestrados em Desafios das Cidades e em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais, além dos doutoramentos em Matemática e Aplicações e em Ciências Sociais e Envelhecimento. Foram também dinamizadas ações conjuntas e estreitadas ligações a nível formativo, pedagógico, científico e digital. O investimento global rondou os 1.99 milhões de euros, sendo 1.49 milhões dos programas comunitários Interreg, POCTEP e FEDER. O portal oficial é www.universidadesemfronteiras.eu.

Foto: UM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas