Connect with us

Atualidade

Barcelos: Obra de reabilitação da EM 544-1, em Creixomil, já está em andamento

Publicado

on

Já estão a decorrer os trabalhos da empreitada de “Requalificação da EM – Estrada Municipal 544-1, em Creixomil – Rua Padre Gomes da Costa -, cujos trabalhos visam resolver o estado deficitário do pavimento da via, dotando-a de melhores condições de circulação. Nesta obra, a Câmara Municipal de Barcelos vai investir mais de 422 mil euros.

Consignada à empresa Martins & Filhos S.A., vencedora do concurso público lançado a meados no ano passado, a empreitada de “Requalificação da EM – Estrada Municipal 544-1, em Creixomil”, arrancou a meados de janeiro e tem um prazo de execução de 270 dias. Os trabalhos da empreitada incidem sobre uma extensão aproximada de um quilómetro. 

O troço da Estrada Municipal 544 inicia na EN 103-1, na freguesia de Perelhal (cerca de 320m), e desenvolve-se na União de Freguesias de Creixomil e Mariz do concelho de Barcelos. Trata-se de uma via que liga aglomerados locais e freguesias vizinhas (Vilar do Monte e Vila Cova) à EM 544 e, a partir desta, para a EN103. Estabelece, também, ligação ao centro cívico de Creixomil, em cuja periferia estão instaladas diversas indústrias e serviços.

O novo traçado terá um perfil composto por uma faixa de rodagem com duas vias e dois sentidos. A nova configuração geral do perfil terá a largura de 6 metros para a faixa de rodagem, com estrutura de pavimento betuminoso em toda a extensão da avenida, sendo as bermas compostas por uma estrutura discreta em calçada a cubo. Serão colocadas, ao longo do percurso, quatro passadeiras sobrelevadas.

Os novos passeios cumprirão com os requisitos técnicos previstos no Regime da Acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais.

Além do levantamento de todo o pavimento existente, os trabalhos incluem movimentação geral de terras, terraplenagem e nivelamento final da plataforma em toda a extensão da via.

O projeto contempla o traçado geométrico dos novos eixos, a definição das obras de demolições e terraplenagens, as soluções de pavimentação, as soluções de drenagem de águas pluviais e a sinalização a remover, alterar e instalar.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas