Connect with us

Atualidade

Força Aérea Portuguesa apoia 799 pessoas em missões de interesse público em 2023

Publicado

on

Durante o ano de 2023, a Força Aérea Portuguesa apoiou, diretamente, 799 pessoas, entre transportes médicos aéreos, resgates e missões de busca e salvamento.

Nos 365 dias do ano, a Força Aérea manteve o dispositivo em alerta permanente, 24 horas por dia, em todo o país, transportando por via aérea 703 pessoas a necessitar de cuidados médicos essenciais à sobrevivência, maioritariamente entre ilhas de cada Arquipélago, mas também dos Arquipélagos para o Continente, representando uma média de duas pessoas por dia.

Destes transportes, destaque para o primeiro transporte médico aéreo realizado no novo avião KC-390 – um bebé de apenas quatro dias -, entre os Açores e o Continente, em 18 de dezembro.

O ano de 2023 representou, também, o resgate de 57 pessoas que se encontravam a bordo de embarcações em situações de emergência. Exemplo foi o complexo resgate de três pessoas, das quais uma criança de cinco anos, que se encontravam em plena tempestade em alto mar, em 17 de setembro.

A Força Aérea salvou, ainda, 39 vidas tanto em terra como no mar, em missões de busca e salvamento, com destaque para o salvamento de uma jovem que desapareceu durante uma prova de caiaque nos Açores, em 15 de abril.

Aproveitando a rapidez dos meios aéreos, a Força Aérea realizou, ao longo de ano, 26 transportes de órgãos para transplante, dos quais um transporte de órgãos cruzado, entre Portugal e Itália, transportando vida para duas pessoas em simultâneo.

Nas missões dedicadas à soberania do espaço aéreo, realizou mais de mil horas de voo, cobrindo todo o país. Neste âmbito, foi, também, responsável por garantir a segurança do espaço aéreo nos Bálticos durante quatro meses, numa missão ao abrigo da NATO.

O mar também não foi esquecido em 2023, tendo a Força Aérea realizado diversas missões de patrulhamento marítimo, muitas das quais se revelaram fundamentais para o esforço conjunto de diversas autoridades no combate à migração ilegal e ao narcotráfico. Tanto no mar, como em terra, a Força Aérea realizou perto de 1700 horas de voo de patrulhamento e vigilância, não só em Portugal, como também nas fronteiras da Europa, nomeadamente, no Mediterrâneo ao serviço da Agência Frontex.

No esforço contínuo de contribuir para um país mais seguro, a Força Aérea realizou 157 missões de reconhecimento e avaliação integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, totalizando 470 horas de voo.

Não só em Portugal, mas também como apoio às forças nacionais destacadas no estrangeiro, a Força Aérea realizou perto de 1300 horas de voo de transporte de pessoas e carga.

Ao longo de 2023, a Força Aérea garantiu, igualmente, a presença de militares em missões internacionais, algumas delas em teatros de operações sensíveis como é o caso da República Centro-Africana, procurando apoiar o esforço conjunto em garantir estabilidade e paz naquele país.

Este ano que agora findou, representou também novos meios aéreos, tendo a Força Aérea recebido o primeiro de cinco aviões KC-390 e os primeiros quatro meios aéreos dedicados ao apoio ao combate a incêndios rurais, mais concretamente dois helicópteros AW119 Koala e dois helicópteros UH-60 Black Hawk. Paralelamente, para além de a Força Aérea ter recebido um avião Falcon 900, deu-se continuidade à modernização dos aviões C-130H e iniciou-se o programa de modernização dos aviões P-3C CUP+ Orion, enquanto se adquiriram mais seis aviões P-3C.

Fruto dessas novas capacidades, e procurando criar condições de maior estabilidade aos seus militares, foi criada, de raiz, a Esquadra 506, em Beja, reativadas as Esquadras 752, nos Açores, e 551, em Ovar, e transformado o Aeródromo de Manobra Nº 1 em Base Aérea Nº 8, em Ovar.

“O ano de 2023 significou que, a voar, protegemos, mas também abriu portas para um futuro com mais capacidades para missões em prol do país, numa altura em que os conflitos mundiais ganham mais expressão”, conclui a Força Aérea.

Foto: FAP.

Atualidade

Viana do Castelo: Requalificação do Largo do Montinho melhora acessibilidades e segurança de Mujães

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na cerimónia de inauguração da requalificação do Largo do Montinho, em Mujães. A empreitada contou com o apoio do município vianense e permitiu melhorar as acessibilidades e dar mais segurança à população local.

No local, foi ainda descerrada uma placa de homenagem a Jorge Faria Torres, benemérito da freguesia, momento que contou com a presença da família.

Luís Nobre destacou a homenagem a Jorge Faria Torres (1890-1965), que se distinguiu “pela vontade de querer vencer” e por sintetizar “Portugal e os portugueses” ao ter sido um emigrante que se distinguiu nas mais diversas áreas, enquanto empreendedor de referência, mas sem nunca esquecer as origens.

“Regressou sempre a Mujães com vontade de partilhar o seu sucesso”, frisou o autarca.

O Presidente da Junta de Freguesia de Mujães, José Oliveira, considerou que o largo está agora “requalificado e digno”, após um investimento de praticamente 32 mil euros, agradecendo aos proprietários que cederam espaço para que esta empreitada fosse possível, “melhorando as condições de segurança para todos” e “desbloqueando uma situação que se arrastava há vários anos”.

“Este era um local que não correspondia às necessidades dos moradores da rua e do lugar”, assumiu o autarca local, realçando que a requalificação do Largo do Montinho permite “a melhoria de acessos, melhoria de mobilidade e de estacionamento” no espaço público.

José Oliveira explicou, ainda, que a homenagem a Jorge Faria Torres é um símbolo de “progresso e cuidado” pelo facto de o benemérito ter “passado a vida a pensar e a melhorar a freguesia”.

“Era um visionário que trabalhou sempre em prol de Mujães. Contribuiu quase na totalidade para o projeto de eletrificação da freguesia, entre muito mais”, explicou o Presidente da Junta.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Três detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na cidade de Viana do Castelo

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo, através do efetivo da 1ª Esquadra de Viana do Castelo, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, Esquadra de Trânsito e Esquadra de Investigação Criminal, durante o fim de semana, desenvolveu mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade assim como a fiscalização rodoviária e fiscalização em estabelecimentos de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na sua área de jurisdição.

Da operação desenvolvida resultaram duas detenções por tráfico de estupefacientes e uma por desobediência qualificada.

A PSP efetuou as seguintes apreensões: Ecstasy suficiente para cerca de 81 doses individuais; Haxixe suficiente para cerca de 41 doses individuais; quantidade diminuta de estupefaciente denominado Liamba; 01 arma branca (navalha); e 03 cartas de condução.

Quanto a viaturas controladas por radar (velocidade), das 7457 viaturas controladas, 64 encontravam-se a circular em excesso de velocidade.

Foram elaborados Autos de Notícia por contraordenação (ANCO), nomeadamente, 69 por infrações verificadas ao Código da Estrada e demais legislação rodoviária, de que se destacam 64 infrações por condução com excesso de velocidade; 01 ANCO no âmbito da legislação que regula o funcionamento da atividade de segurança privada; e 01 ANCO no âmbito da fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas

Publicado

on

A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.

Como funciona a iniciativa?

A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.

De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.

“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.

Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)

“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.

“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.

Foto: IW.

Continuar a ler

Mais lidas